The Flash 3x09 – The Present


“Draco Malfoy e a Pedra Filosofal. Estilo Indiana Jones, é claro”
NATAL! Que época mais deliciosa do ano! E os cenários de The Flash estavam excessivamente decorados em temas natalinos, mas de uma boa maneira – tudo estava tão lindo, tão colorido, tão leve. Enquanto nós tínhamos coisas bem importantes acontecendo, mas chegamos à finalização do ano, 9 episódios, e eu ainda tenho as mesmas dúvidas que tive nos últimos 8 episódios: qual a trama da temporada? Flashpoint, Doctor Alchemy, Savitar… as coisas pareceram meio apressadas nesse último episódio do ano, algumas coisas que eu não esperava acontecer aconteceram depressa até demais, como no que se refere a Julian Albert e Savitar, mas a trama não termina aí. Porque tivemos uma breve viagem no tempo de Barry Allen, para o futuro dessa vez, e ele descobriu alguma coisa: que Iris West será morta por Savitar dentro de 5 meses. O que nos leva ao Season Finale, mais ou menos como Arrow também já fez com aquele túmulo no ano passado, deixando-nos ansiosos para saber quem morreria. Por ora, parece que Iris West morrerá, mas a linha temporal é muito mais maleável em The Flash do que em Arrow, então eu continuo sem entender qual é o intuito do roteiro, na verdade.
Mas isso não significa que eu não esteja adorando.
Porque foi um ÓTIMO EPISÓDIO!
Ganhamos algum tipo de background para tramas que vínhamos acompanhando, como o momento em que Julian Albert se torna o Doctor Alchemy – e, bem, é muito engraçado ouvir Tom Felton falando sobre uma “pedra filosofal”. Não aguentei no “Many years ago, I heard about the Brahmastra, or as it’s colloquially called, the Philosopher’s Stone”. E todas as demais vezes em que isso foi mencionado. Para completar a história e os possíveis esclarecimentos, Barry Allen vai buscar ajuda na Terra-3 com Jay Garrick (toda Terra Alternativa tem zepelins, né?), depois de ajudá-lo depressa contra o seu Trickster. Gostei da visão rápida à Terra-3, gostei de suas cores (melhores ainda que as da Terra-2, mais vivas), e ambos os Flashes retornam para a Terra-1 na qual Barry entende um pouco da história de Savitar e sua conexão com Alchemy: Savitar foi o primeiro humano a ganhar poderes, o primeiro velocista que, eventualmente, se tornou um “deus”, mais rápido que todos eles. E agora ele está atrás de Barry Allen.
E ele manda alguém antes, para preparar a Terra para sua chegada: ALCHEMY.
Muito bacana o rápido desenvolvimento, porque nos mostrou muito mais de Alchemy do que tínhamos visto na temporada inteira. Vemos seu plano de transformar todos os humanos com poderes no Flashpoint em meta-humanos devotos de Savitar, enquanto este bate em Jay Garrick de forma desastrosa, naqueles efeitos parecidos com videogame (dos quais eu gostei, vale a pena mencionar). Barry Allen consegue destruir todos os planos até depressa, e então descobre a identidade de Alchemy: JULIAN ALBERT. Foi surpreendente ver Julian Albert preso no STAR Labs, assim como foi surpreendente o Barry escolher revelar a sua identidade secreta para ele, mas tudo isso me deixou profundamente feliz. Especialmente notar que Julian não sabia de nada do que estava acontecendo, não entendia que era o Alchemy, porque sofria apagões recorrentes dos quais não se lembrava de nada, momentos em que seu corpo estava sendo usado por Savitar.
“It’s not you”
Assim, foi muito bacana como Barry atestou sua inocência, e percebemos que a relação dos dois ainda tem muito o que produzir, especialmente quando eles não estiverem competindo entre si. E com Julian fora do caminho, preso, Savitar tenta usar outra pessoa para canalizar seu poder: Cisco. Assim, ele aparece para ele na forma de Dante, e é desesperador. É a mesma premissa que transformou Julian em Doctor Alchemy anos atrás, tudo o que Cisco precisava fazer era abrir a caixa e pegar a “pedra filosofal”. E o Cisco ABRE a caixa. “It’s not Dante. It’s Savitar. Please, he’s using your memories against you!” Enquanto isso, Savitar aparece para espancar Barry, que é ajudado por Wally. Vale ressaltar que o Wally West está treinando com HR, está se saindo muito bem (o “You’re faster than Barry! You’re faster than Barry” e a dancinha foram impagáveis), mas ninguém acredita nele e isso é revoltante. Ele só quer ajudar, e eu entendo sua vontade e sinto sua dor também. Eles o tratam com tanta inferioridade que é revoltante. Pelo menos ele salvou a vida do Barry e vai poder dizer isso o quanto quiser.
Até Caitlin convencer Cisco a fechar a Caixa com a Pedra Filosofal.
“The more you deny someone their potential, the more they’ll look for it elsewhere”
Então corremos para alguma espécie de finalização. Parece evidente que, sem a caixa e a pedra, Savitar não pode aparecer nesse mundo. Portanto, eles usam Julian: “I think there’s no Alchemy. I think it’s Savitar speaking through you”. Tanto para ouvir Savitar quanto para que ele pudesse se livrar da identidade de Alchemy, se era esse o seu desejo. E Julian falando com Barry na voz de Savitar é arrepiante. Detalhe para a profecia (“I know your destinies. One shall betray you. One shall fall. One will suffer a fate far worse than death. This is the knowledge I have for you. About your everlasting damnation”) e eu só digo isso: QUE COMECEM AS TEORIAS. Para sabermos quem é quem. A Ira de Savitar é destinada ao Barry Allen do futuro, aquele que o prendeu “na eternidade”. Dali surge a ideia: jogar a caixa e a Pedra Filosofal na Força Temporal, a eternidade por si só, de onde Savitar não poderia escapar, teoricamente. Para isso, eles precisam da força de aceleração de dois velocistas combinados… Barry e Jay.
Achei que seria o momento de Wally, mas ainda não.
Detalhe para Cisco citando Jumanji! AMEI!
Seria mesmo uma “finalização” muito simplória para terminarmos a história de Savitar aqui, nesse episódio, mas eu não sei quais são as intenções do restante da temporada, como já disse. Jogar a pedra na Força Temporal levou o Barry, acidentalmente, a algum lugar do futuro onde ele viu outra versão de si mesmo falhando em salvar Iris de Savitar. Assisti-la morrer foi a última coisa que fez antes de ser resgatado por Jay Garrick. “I’ve never run to the future”. Lembramos que o futuro é ainda mais maleável que o passado, em construção, mas parece evidente que esse é o motivo pelo qual Barry West-Allen não escreveu mais o artigo do jornal de 2024, e Barry não vai conseguir tirar isso da cabeça. “I won’t let Iris die”. Mesmo com aquela festa linda de Natal. Decoração incrível, chuva, música, clima natalino. HR bêbado. Julian aparece todo fofo e arrumadinho, oferecendo o emprego de Barry de volta. Caitlin usa os poderes de Killer Frost para trazer neve, um “White Christmas”. Wally se junta oficialmente ao time como Kid Flash. E Barry dá o MELHOR presente de Natal possível para Wally.
Que ela recebe com um ótimo “I got you a wallet”.
Ansioso para entender essa temporada!

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários