Carinha de Anjo (2016) – Dulce Maria foge de casa!


“Papaizinho, que saudades de você!”
Foi uma tristeza muito grande, não?! Eu não me canso de dizer o quanto eu estou encantado por essa garotinha, e é maravilhoso acompanhá-la – mas, graças a isso, ao mesmo tempo em que sorrimos e nos divertimos com suas travessuras, nós também sofremos de verdade quando ela está sofrendo. Foi assim essa semana. Bem, tudo começou de forma bem divertida. Quer dizer, eles estavam treinando karatê, e a Tia Perucas, a Irmã Cecília e a Irmã Fabiana eram cúmplices! Aqueles golpezinhos curtos eram tão fofos de se ver, mas eles até que renderam muito bem… quer dizer, a Dulce Maria conseguiu bater na Frida e ela bem que mereceu – não vou dizer que não gostei de ver a expressão na cara da Frida quando ela estava lá, caída no chão. Mas claro que não ficou por isso mesmo, e ela foi correndo contar para os pais, criando toda uma intensa confusão para a Dulce Maria, que teve família chamada na escola pela Madre Superiora e tudo o mais…
E então já viu!
Dulce Maria acabou suspensa, e voltando para casa, ficou de castigo porque o Gustavo não conseguiu entender nada. Eu não entendi qual era a mensagem intencionada aqui – porque eu entendo que a violência não é o caminho, e não queremos ensinar nossas crianças a bater nas coleguinhas que as incomodam, mas ainda assim foi tão reconfortante! E eu fiquei foi é muito contente de ver as pessoas tentando defender a Dulce Maria. Como a Tia Perucas e a Irmã Cecília, eu só desejava que elas tivessem mais espaço, porque tudo foi muito podado, tanto por Gustavo quanto pela Madre Superiora. Mas pelo menos eles entenderam a Dulce Maria. Enquanto o Gustavo ficou dando broncas, deixando a garota de castigo e ainda saiu para jantar com a chata da Nicole. É claro que a Dulce não gostou nada disso, e seu sentimento, tão doloroso, era de que ninguém gostava dela e ela só estava incomodando na casa.
Por isso foi embora.
E meu coração se partiu!
Quando o capítulo acabou na terça-feira eu estava todo tristonho aqui. A Dulce Maria estava ADORÁVEL, com aquela capinha de chuva, o guarda-chuva e a Bubu, mas sua expressão tristinha era de partir o coração! E aquele bilhete de “ADEUS, PAPI” que ela deixou para o Gustavo? Pelo Gustavo eu não senti, ele me irritou no processo INTEIRO e eu queria que ele sofresse mesmo e que isso o ajudasse a entender algumas coisas. Não ajudou, é claro. As cenas de Dulce Maria na rua foram bem angustiantes. Porque eu sentia que nada muito ruim ia acontecer, mas era um perigo tão grande uma garotinha daquele tamanho andando sozinha pelas ruas que eu fiquei apreensivo, durante a passagem inteira. Duvidei de quase todo mundo, queria proteger a Dulce a qualquer custo. E era triste como ela estava tão visivelmente assustada e perdida, mas conversava com Bubu como se estivesse ali para protegê-la, talvez dizendo as coisas que esperava que alguém dissesse para ela.
E tudo isso só foi ajudando a crescer a minha angústia e dor pela Dulce.
Felizmente ela encontrou o Pascoal. Enquanto todo mundo (família, amigos, freiras) estavam preocupadíssimos com Dulce, ela encontrou alguém que pudesse ajudá-la um pouco, dentro do possível. Pelo menos a colocá-la para dormir em um lugar quentinho e seguro. Foi tão bonitinha a relação dela com o Pascoal – e como ela insistiu que se ele tentasse devolvê-la para sua família, ela fugiria de novo! Mas ele tentou, enquanto ela dormia. E ela fugiu de novo, como prometera. Dali em diante foi meio que uma confusão. Porque o Pascoal estava na casa dos Lários, e o Gustavo estava sendo um tremendo babaca (eu entendo, até, a desconfiança, ainda mais quando a garota não estava lá, mas Gustavo não agiu bem, e a sua falta de iniciativa de ir ele mesmo atrás da Dulce foi meio ridícula), e a Dulce estava andando sozinha por lugares visivelmente perigosos, sendo observada, e acabou caindo no sono no meio da rua, tendo pesadelos e tudo…
Claro que o maior pesadelo foi quando ela acordou: CASA DA NICOLE?
Me poupe!
De todo modo, foi toda uma narrativa muito bonita e muito angustiante. Porque ela simboliza o quanto Dulce Maria está sofrendo e está DECEPCIONADA. Ser posta de castigo o tempo todo e ser abandonada pelo pai enquanto ele sai com a namorada está lhe dando a impressão de que ninguém a quer na sua casa, e isso é DOLOROSO DEMAIS. Eu agradeço o tempo todo por ela ter a Tia Perucas e a Irmã Cecília – a Irmã Cecília estava uma fofa preocupada, ou então indo com a Irmã Fabiana e o Inácio até a cidade para ver a Dulce, mas voltando sem vê-la de fato… enfim. A dor embargada na voz de Dulce quando ela abraçou o pai foi de MATAR: “Por fora eu estou bem, papi, mas não quero ser problema pra ninguém”. Ah, e fico muito feliz que a Dulce dê uma lição no papai sobre o Pascoal (quando ela falou tão animadamente sobre o Pascoal já foi um grande tapa na cara) e sobre “julgar as pessoas por suas roupas”, e mais contente ainda que o Pascoal vá trabalhar na escola. Vai ser um bom e fofo personagem. Enquanto isso, lamento profundamente que o plano da Nicole tenha dado certo.
Mas será que ninguém vai se dar conta de que isso tudo está MUITO estranho?
Whatever.

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.

P.S.: Eu amo a Rosana MAIS a cada capítulo! Ela é fenomenal em qualquer núcleo! Ela rindo do quase tombo da Madre Superiora foi impagável. Ela com seus filhos é admirável, porque ela é uma mãezona excelente!
P.P.S.: Que bom que o Zeca passou na primeira fase do concurso! Bem animado com a dinâmica dele e de Juju Almeida, ansioso para que eles tenham mais cenas juntos, por favor.

P.P.P.S.: Eu achei que estava atrapalhando e resolvi correr o mundo…” Aquilo me matou de fofura!

Comentários