Segunda Semana de “Carinha de Anjo” (2016)


“A Irmã Cecília tem estilo de mamãe”
A nova novela do SBT, Carinha de Anjo, acaba de completar 10 capítulos com sua segunda semana. Capítulos excelentes, com uma boa trama a ser desenvolvida, com personagens carismáticos, com muita coisa acontecendo até que bem depressa. Enxergamos muito potencial para a nova novela. A reconstrução da trama original ainda se dá de forma inteligente e delicada, enquanto as novas tramas se mesclam a ela de forma inteligente e envolvente – porque eu mesmo estava, ontem, muito interessado em toda a questão do show do Zeca e na sua interação com Juju Almeida. Ah, e a Rosana é um show à parte, não tem como não AMAR aquela mulher, sério! A Dulce Maria? Bem, a Dulce Maria é um AMOR. Que fofura de criança! A amamos mais a cada capítulo, e realmente é um sofrimento terrível vê-la sofrer daquela maneira, por isso eu acho que eu entendo a Irmã Fabiana e os deliciosos e questionáveis conselhos dela para a garota. Alguém tem culpa de verdade por querer ver aquele doce de menina sorrindo?
Não acho.
Começamos a semana com Dulce Maria no hospital – você lembra, porque ela começou doces demais depois de ter ficado presa na dispensa e tal. A felicidade fraquinha de Dulce Maria acordando e vendo seu papai ali ao seu lado é comovente, e ela conta que ficou com dor de rabiga, e diz coisas fofas como “Te amo, papi!”, “Não me dá bronca, papai” e “Eu não vou largar sua mão nunca, nunca!” Ah, para a Irmã Cecília ela ainda diz outras coisas, como “Sabia que sem um beijo do papi eu não ia sarar?” e “O beijo do meu papi faz milagre”. Wow. Gustavo começou a semana mais preocupado que severo. Queria saber o que tinha acontecido, e quando ele conversou com a Irmã Cecília, a química foi palpável e perfeita. Faíscas voaram em um clima tão intenso que podia ser sentido – ele enfatiza o carinho e o amor que a Irmã e a Dulce têm uma pela outra, e agradece por tudo. E aqueles sorrisos entre eles são mesmo de balançar qualquer um.
E balançam a Irmã Cecília.
E ela se preocupa com isso.
O clima está ali, isso é evidente. A Dulce Maria ainda está determinada a ajudá-lo a se consolidar. Começa a Operação Cupido. Ainda no hospital, a Dulce faz a Irmã Cecília e o Gustavo tocarem um a mão do outro, e dá um sorrisinho travesso. E como a Irmã Cecília acaba ficando no hospital (“Por favor, Madre Superiora! O meu coração não vai ficar tranquilo enquanto a Dulce Maria estiver no hospital”), não tem como não admirar aquela mulher e aquele amor que ela demonstra pela Dulce Maria – dá para culpar Gustavo por se apaixonar? Embora o Dr. André também esteja visivelmente interessado na Irmã Cecília, e quer saber? Não é que eu gostei? Não que eu queira que ele fique com ela nem nada assim, mas ele até que é uma gracinha, não é? E ele pareceu fofo quando apareceu na escola, quando falou com ela, trocou sorrisos. Foi fofo quando agradeceu e segurou sua mão. Não sei o que esperar, mas ele me pareceu uma boa pessoa.
Mas voltemos a Dulce Maria por um momento.
Ela teve encontros com Tereza enquanto ainda estava no hospital, dizendo coisas que são fofas e ao mesmo tempo dolorosas, como “Mãezinha, você gostou da camisola que o hospital me deu?” Mas ela se superou quando perguntou para a mamãe se as freiras podiam casar – e a Tereza prontamente explicou-lhe sobre a “vocação”, ao que ela respondeu: “Eu acho que eu tenho equivocação para fazer confusão”, o que foi fofo. Mas nada superou o “Eu acho que ela [a Irmã Cecília] não tem cara de freira, tem cara de mamãe”. Tem como não amar? Dulce Maria precisava insistir, porque o caminho estava preparado. Gustavo agradeceu novamente a Irmã Cecília por tudo, a alegria da Dulce Maria em ver a irmãzinha só acendeu algo a mais nele ainda, porque o amor e o carinho da Irmã Cecília é tão real e bonito… embora ela entre em uma angústia e confusão dilacerantes. Vai inclusive se confessar com o Padre Gabriel, com medo de estar perdendo a fé. “Eu senti que ela era minha filha. Eu senti que era mãe dela!”
Vem aí o desejo de formar família?
Embora tenha passado, porque ela sabe que não está em pecado agora.
Assim, Dulce Maria ainda está presa à ideia de Nicole – e quando ela manda uma boneca para a Dulce Maria, a menina não podia ter reagido melhor! Inteligente que só, ela pergunta para a Tia Perucas: “Titia, por que ela me mandou um presente se ela não gosta de mim?” Foi doloroso de ouvir, sério. Claro que a Estefânia estava, consequentemente, angustiada. Foi inclusive falar com a Nicole, disse para o Gustavo que não sabia se ela seria uma boa madrasta, e insiste que a atitude de Nicole foi MUITO errada. Mas o Gustavo é um grande palerma. Pelo menos ela é uma fofa sabendo alegrar a Dulce Maria, propondo aquele fofíssimo dia de beleza para as duas. As duas brincaram de chazinho (super infantil, inocente e fofo), brincaram de desfile de perucas (“Tô preocupada com você. Todo dia uma peruca. Você tem cabelo?”) e a Dulce disse coisas sérias como “A Irmã Cecília tem estilo de mamãe”, sonhando já com isso.
Até suspirou!
Vamos falar do vídeo… <3
Dulce Maria e Juju Almeida até que é uma dupla bem fofa. Emílio também é um máximo: “Eu ainda estou em dúvida. Você está doente mesmo ou só inventou isso para faltar dois dias na escola?” E enquanto Juju e Tia Perucas tiravam selfies, Emília e Dulce ficaram atrás imitando e aquilo foi um máximo… e com uma peruca laranja, a Dulce grava um vídeo para a Irmã Cecília, que ela entrega para o Zé Felipe quando ele vai visitá-la e pede que ela entregue para a Irmã Cecília. Deu tudo certo, foi fofo, e a Irmã Fabiana chega com o tablet escondido (“Assaltando a geladeira. O retorno. Que mistério é esse?”) no quarto das noviças… E QUE MENSAGEM MAIS LINDA. É simples e rápida, mas NÃO TEM COMO NÃO SE EMOCIONAR. Não tem como evitar uma lágrima que ameaça descer. É tão emocionante, tão lindo. E quando a Irmã Cecília reage: “Own. Minha Carinha de Anjo. […] Como não sentir que você é uma filha pra mim?” NÃO RESISTI! Me arrepiou todo ouvi-la chamar a Dulce Maria de “Minha Carinha de Anjo”.
Chegando o passeio ao parque… primeiro Dulce Maria diz coisas fofas para a Tia Perucas, como sobre quando o dia começa ao seu lado tem tudo para ser um dia lindo, mas ela murcha de um jeito doloroso quando a Tia Perucas dá a notícia de que ela vai ter que sair com o pai e a chata da Nicole – “Tá bom, titia, a minha vida é muito muito difícil”. Ela mostra o sofrimento de fato ali, e é horrível de assistir. Ela fala sobre como não está nada animada com o fim de semana, e sua carinha de desânimo é de matar. “Desculpa, irmã, é que eu estou com problemas pessoais”. Eu não culpo a Irmã Fabiana por pensar em algo para ajudá-la. E uma rápida cena da Estefânia com o Gustavo é bem explicativa. Ela diz: “Por favor, eu só te peço uma coisa: jamais magoa a Dulce Maria”. Mas infelizmente isso já aconteceu e a prova mais que perfeita está na dor que a garota está sentindo na escola, toda tristonha por causa do fim de semana que vai ter que sair com o pai e a sua “amiga feminina”. Não é doloroso assistir a isso?
“Nunca mais vou dar risada. Vou ser triste e pronto”
Irmã Fabiana deu seus conselhos. Dulce Maria dormiu pensando neles e contou à mamãe: “É aquela mulher feminina, mãezinha. Ela me tira do sério!”, e quando Tereza pede que ela obedeça o papai, ela é esperta demais em dizer algo como “Pai erra, mãe erra, filha pequena também pode errar, né?” A cena do parque é um máximo. Brinquedos, algodão doce, e a Dulce Maria se divertiu e estava super feliz com seu pai. Ainda provocou Nicole, mas quando ela jogou um cachorro quente inteiro na roupa dela, as coisas saíram do controle. Nicole interpretou, Gustavo ficou bravo com a filha e a colocou de castigo, e tudo virou um caos. Fiquei com dó da Dulce Maria, porque o Gustavo, novamente, não soube interpretar os sentimentos e sinais da filha, e assim ela só magoa a menina. E a confusão se espalha, porque a Irmã Cecília sofre e cobra da Irmã Fabiana uma confissão, a Dulce Maria fica no quarto, de castigo, chorando… tudo é muito forte! Até a Irmã Cecília ir falar com o Gustavo e dizer que a culpa foi toda dela.
Ela quem deu a ideia!
PRA QUÊ, IRMÃ CECÍLIA?!
O Gustavo, numa cena revoltante, ficou com raiva, mandou ela ir embora, foi falar com a Madre Superiora, causou toda uma extensa confusão terrível. Irmã Cecília foi punida, chorou com pesar, e o sofrimento todo foi bem desesperador. Não gostei de vê-la sofrer. Nem a Dulce. Dulce Maria levou um pouco de sermão da mãezinha (“Já sei, tem castigo no sonho também!”), mas é uma fofa dizendo que prometeu obedecer o papai, mas não prometeu se comportar, não – só tinha prometido ir ao passeio. Mas as coisas ficam ainda piores para a Dulce Maria quando Gustavo se deixa levar pela Nicole e decide contar para ela que está namorando a Nicole – eu gostei de como, antes disso, a Irmã Fabiana foi falar com ele e confessou tudo (eu ri bastante, a Irmã Fabiana é um MÁXIMO!) e o Gustavo pediu desculpas a Irmã Cecília. O sorriso de felicidade dela, a troca de olhares dos dois… foi bem intenso. A cena foi perfeita. Pena que ele estragou tudo dizendo para a Dulce que estava namorando a Nicole.
E ela desabou.
Foi triste.
Juju Almeida e Zeca convergem, finalmente. Tivemos cenas ótimas da Família Almeida (“Boca no Trombone. Significa denunciar, tornar algo público”), e as menores cenas e momentos deles são os mais fofos, e há muito amor naquela família, eu gosto disso. Tipo a Rosana abraçando e beijando a Juju e o Emílio. É fofo. Ah, e aquela cena da fã dela? Eu ri, mais da Rosana que de qualquer coisa. As histórias se fundem quando Zeca vai participar de um concurso de música e seu primeiro desafio, já para a inscrição, é se apresentar para uma plateia e gravar um vídeo de 3 minutos – foi a Dulce Maria quem deu a ideia de Juju Almeida fazer o vídeo para ele! E eu estava louco para vê-los juntos em cena! Amei, desde o começo, Inácio e Zeca na casa da Rosana, mas eu queria a Juju! “Ajudar? Impossível! Naquele colégio não tem wi-fi” – mas quando ela entende o que é, ela já puxa o Zeca para o seu lado, mostra o vlog, se prontifica a ajudar e até a estudar sobre as músicas que o Zeca canta.
Aquilo não é fofo?
Ah, ontem teve até sorrisinho e encarada intensa. AMEI. O capítulo quase todo foi um suspense para a chegada do “Show do Zeca”, e uma tensão porque quase que pareceu que a Madre Superiora não ia deixar que filmassem, e a roupa da Rosana estava um máximo, mas não sabíamos como a Madre reagiria àquilo. Enfim, tudo aconteceu. Emílio se sujou todo de barro, Zeca estava com uma dor de estômago ameaçando não conseguir cantar, a Rosana e a Juju meio que chocaram a Madre Superiora. MAS DEU TUDO CERTO! Foi um sucesso. A Juju estava uma fofa ajudando o Zeca, dando dicas de postura, de como falar… “Eu não quero ficar famoso. Eu só quero cantar minha música”. E o “show” de duas músicas foi bem bacana, as músicas lindas. Aquela que ele mesmo escreveu. Fora Majestade, o Sabiá, que é sempre um hino lindíssimo. Acho que é um trabalho até bacana o de colocar essas músicas clássicas na novela!
Bem, e por fim: O KARATÊ! Me diverti tanto no capítulo de ontem com essa história toda! Depois que a Dulce Maria reagiu mal à notícia com o pai (e disse coisas como “Não! Ela me olha feio e não gosta de mim!”), disse que não gostava e nunca ia gostar, demonstrou a raiva de uma garota de 5 anos, o pai se sentiu culpado com a decepção no rosto dela e seu sofrimento. Bom que sofra mesmo! Enquanto isso, Dulce é provocada, como sempre, por Barbara e Frida, e a Irmã Fabiana tem outra ideia “genial” porque a Dulce está muito tristinha (“Eu nunca mais vou sair desse quarto. Vocês ficam comigo?”): ensiná-la karatê. Não que ela saiba. Me diverti muito. “Não é luta, é esporte. E as meninas têm que aprender o que não sabem, e a Dulce Maria não sabe karatê. Vai aprender”. E até a Tia Perucas se envolve, porque é ela quem compra o manual de karatê – EU RI MUITO NA CENA DA LIVRARIA. “Eu sabia! Você tá com uma cara estranha. E você usa essa peruca quando vai aprontar”. Por fim, a Dulce dá a melhor definição da Irmã Fabiana: “Mas a Irmã Fabiana não é um adulto igual você. Ela é uma criança com roupa de adulto”.
Bem isso.
Vamos ver o que vem desse pequeno gafanhoto na semana que vem!

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.

P.S.: Inácio e a Madre Superiora são um show à parte, huh? “Com todo o respeito, Madre, a senhora dorme com o motor ligado, né?”

P.P.S.: “Curtida? Você quer ficar mais curta?”

Comentários

  1. Olá, Jefferson! Primeiro, queria dizer que o seu blog é uma das minhas leituras obrigatórios (e não menos prazerosas por isso) da semana! Acompanho desde os reviews de Cúmplices (a original) e acho admirável a sua produtividade - escreve muito, e muito bem, de forma clara, precisa e sem pedantismos - e mesmo com as paixões, é bastante crítico. Por conta disso, acho que não tem nada mais justo que, a partir de agora, comentar sempre que possível; é uam forma de retribuir toda a sua dedicação.

    Enfim, falemos sobre Carinha. A Dulce é encatadora e arrebatou todo mundo já. Mas o que são Tia perucas, Irmã Fabiana e Cecília? As personagens são encantadoras e estão sendo muito bem construídas: a Tia Perucas ainda não tem uma trama própria muito bem desenvolvida, mas a atriz está defendendo a personagem de uma maneira maravilhosa exuberante até; Karin Hils está me surpreendendo como atriz, que crescimento, que interpretação - Fabiana tinha tudo para ser caricata (o meu medo era o humor da personagem ser pastelão como o dos seguranças/capangas de Cúmplices, que eu detestava no geral...), mas ela consegue ser extremamente engraçada, sem soar infantil, boba ou forçada. E a química dela com a Cecília?! Incrível! Por falar em Cecília, ela é minha personagem favorita. Pra começar, tinha tudo pra ser uma mocinha songamonga... mas não, é uma personagem incrivelmente bem construída, profunda, de personalidade complexa e totalmente realista - combina doçura com firmeza, inocência com inteligência. Estou apaixonado! Só espero que a personagem, depois de largar o hábito e se casar com o Gustavo, não se torne plana e se mantenha coerente (porque o que é que Cúmplices fez com Regina, Manuela e alguns outros personagens? Credo). Concordo com você sobre Rosana e Juju - mas, pra mim, não era surpresa, porque Angela Dip e Maísa são atrizes incríveis e de um carisma gigantesco (aliás, a Angela Dip foi a "Tia Perucas" do Castelo Rá-Tim-Bum, haha). E o Zeca <3
    Quanto aos homens, o Gustavo, para além de todos os seus atributos (rs), também é muito bem defendido pelo ator - e muito melhor que todos os outros galãs das últimas novelas do SBT, que eu achava péssimos, embora o Otávio fosse esforçado, hehe -, mas ainda pode crescer. Entendo a sua revolta com o Gustavo, mas, ainda que eu desaprove o comportamento e as atitudes dele, acredito que faça parte da construção da personalidade do personagem e que tende a evoluir e mudar muito (pra melhor). Espero. Já o médico, eu discordo um pouco de você - a atuação é péssima, e fica pior ainda quando ele está contracenando com personagens tão bem defendidos. Até por isso eu implico muito com ele e não gosto quando ele aparece na tela. Pelo amor.
    Pra terminar, eu confesso que esperava muito mais espaço para Bárbara e Frida - eu tendo a gostar de vilãs, mas acho que elas ainda não mostraram todo o potencial das meninas (apesar de isso implicar mais sofrimento pra Dulce, hehe). Falando em vilã, Nicole é linda, detestável e tem uma atuação bem ok, mas nada que comprometa a trama ou me deixe com raiva como o Doutor André (é esse o nome dele?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você não sabe o quanto eu fiquei feliz em ler o seu comentário, de verdade! :D Muito bom saber que há pessoas lendo fielmente desse jeito (hehe) e eu devo dizer que nem sempre é fácil, mas eu tendo ao máximo respeitar o blog, trazer textos continuamente, e eu tenho uns planos mirabolantes haha O próprio Cantinho de Luz é um deles, mas que eu acredito que está dando super certo. Acabei de terminar 7 meses de postagem sobre um tema ainda a estrear no Cantinho de Luz, lá por Janeiro ;) Continue visitando, lendo, e eu ADORO ler comentários :P Você vai me deixar super contente comentando!

      Sobre Carinha de Anjo, acho que você disse tudo! Realmente a novela está incrível e promete. Minhas postagens serão diferentes para essa novela, e não manterei o padrão semanal que engloba tudo. Farei algo mais parecido com o que venho fazendo com Chiquititas, comentando eventos, trazendo para a postagem tudo o que me chamou a atenção ou quero muito comentar. Essa semana tem postagem extra, lá por quarta ou quinta, então fique atento! :D

      No mais, um grande abraço, e MUITO OBRIGADO!
      Jefferson

      Excluir
    2. Que fofo! Ficarei no aguardo das novidades! Eu gosto muito dos posts "inesperados". Eu entendo que não poderá acompanhar Carinha. Nem eu :( CTb não consegui acompanhar Cúmplices fielmente, mas eu sempre lia as suas postagens e procurava as cenas que você mencionava.

      E não sabe a minha ansiedade pra acompanhar com você Desventuras em Série.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Ah, e minha para ver Desventuras em Série? HAHA Vai ser um máximo!
      Vou tentar postar mais reviews dos livros antes da estreia da série, espero que consiga

      Até mais ;)

      Excluir
  2. Jefferson nem preciso comentar que de novo concordo com toda a sua publicação sobre a segunda semana de Carinha de Anjo. O sexto capítulo foi tão agradável de assistir, as cenas que aconteceram no hospital entre Gustavo e Dulce foram tão meigas <3, o Gustavo demonstrou em alguns diálogos e expressões todo o amor que sentia por ela, foi lindo o ver com os olhos marejados beijando a mão da filha e dizendo ‘‘Eu também te amo filha, eu não vou largar a sua mão nunca, nunca’’ uma declaração muito terna que derreteu o meu coração.
    Outra cena que também aconteceu no hospital e me deixou extremamente feliz foi entre Irmã Cecília e Gustavo, quando a Dulce pede que os dois segurem a sua mão para ela dormir, o olhar apaixonado que eles trocaram foi maravilhoso de se ver, e o sorrisinho da Dulce então, com aquela balançadinha de cabeça em sinal de aprovação, foi mais fofo ainda. Depois tivemos o sonho com a Mamãe Tereza, e a Dulce Maria diz a ela de uma forma tão verdadeira e inocente tudo o que ela sente por Cecília ‘‘Vou torcer pra ela desistir, se vestir de noiva e casar... Eu acho que ela não tem cara de freira, tem cara de mamãe’’ <3<3.
    Nos capítulos seguintes tivemos várias cenas divertidas, o desfile de perucas, o encontro do Cristovão e da Estefânia que não deu certo (quem mandou ele não avisar a ela que seria um encontro), a família Almeida e as gírias da Rosana, além da roupa usada por ela no mini show do Zeca, e a maneira dela se comportar com a Madre Superiora, por exemplo, mas infelizmente o que mais me marcou nessa semana foi a carinha triste da Dulce Maria por conta de algumas noticias que ela recebeu, primeiro a de que no fim de semana teria de ir a um parque de diversão na companhia de Nicole e posteriormente o momento em que o Gustavo conta que esta namorando, foram cenas que me doeram profundamente.
    A cada capítulo a raiva que sinto por Nicole aumenta um pouco mais, o teatro que ela fez quando a pequena jogou cachorro quente na blusa dela ‘‘Deixa e só uma blusa’’ me deixou indignada. Padre Gabriel definiu muito bem o meu sentimento em relação à seqüência anterior ‘‘Muito triste essa batalha sabe, a inteligência de uma menina versos a esperteza de uma mulher’’.
    PS: Acho que Rosana vai demorar e muito ainda para contar a Tia Perucas sobre os Escobar, principalmente porque eles cogitaram atrapalhar a adoção de Emílio. O medo deve paralisá-la por um tempo (espero que seja somente impressão minha), infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma semana incrível mesmo, né? Carinha de Anjo está se provando uma novela excelente, eu estou morrendo de felicidade! De agora em diante, as postagens mudam. Diferente de Cúmplices de um Resgate, não farei review toda semana, nem sobre todos os capítulos, cobrindo tudo. Como eu disse, diminuo agora para algo mais parecido com Chiquititas, talvez com mais frequência, especialmente agora no começo da novela, em que ainda tem MUITA coisa acontecendo o tempo todo. Essa semana (eu dei uma olhada em previews, não li o resumo todo) eu sei que já tenho uma postagem lá por terça ou quarta. Acho que vai ser um jeito novo e legal de escrever sobre a novela, espero que você goste haha

      Até mais! :D

      Excluir

Postar um comentário