[Season Finale] Class 1x08 – The Lost


“Do you ever feel like it’s so dark that there will never be light again?”
O que eu tenho a dizer depois desse episódio, me perguntam. VAI TER QUE RENOVAR, NÉ, BBC? Basicamente, é isso. Claro que desde a estreia eu já estou torcendo e apostando nessa renovação, mas depois desse episódio. WOW! Que roteiro sensacional! Todo o potencial bem explorado no primeiro ano se expande nesse Season Finale de forma assombrosa, mostrando que o que Class ainda tem a mostrar é MUITA COISA e a trama vai crescer significativamente para a possível segunda temporada. E com o quê? WEEPING ANGELS QUE EU ADORO! Minha nossa! A última cena desse episódio, só para citar um exemplo, foi tão absurdamente BOA que eu desatei a rir. Simples assim. Devia ser toda a tensão e nervosismo de durante o episódio achando uma maneira de sair. Eu estou encantado. O episódio apostou num suspense bacana, construindo-se lentamente até chegar no melhor clímax possível. Efeitos incríveis e um roteiro bem escrito, tivemos muito sentimento nesse episódio. E todo tipo de sentimento. Emoção, sofrimento, alegria, alívio. Mas o maior foi a dúvida, a confusão. Não acho que tenha sido o único a terminar o episódio com uma gostosa expressão de ponto de interrogação no rosto.
Ah, porque eu gosto desse sentimento!
E me faz esperar ardentemente por MAIS. Muito mais!
Começamos o episódio provocantemente. Depois dos eventos do sexto episódio, os ânimos entre o grupo de jovens que estudam na Coal Hill Academy não estão dos melhores. Alguns estão ausentes das aulas. Telefonemas não são atendidos. Charlie e April tentam cuidar um do outro, de alguma maneira. Dias se passam. E toda a tensão aumenta quando as mortes começam a acontecer. Com o retorno dos Shadow Kin por minúsculas rupturas no contínuo de espaço-tempo, pelo qual apenas sombras podem passar, a primeira morte é a do pai de Ram. ONE. E é desesperador. Depois, a mãe de Tanya. TWO. E Matteusz já fica marcado como o quinto. FIVE. Falta descobrir quem são o três e o quatro. A intensidade das perdas, rápidas e traumatizantes, transforma os personagens e, de certa maneira, os reúne novamente. Tanya vai atrás de Quill: “The Cabinet. I want to use the Cabinet”. E parece claro que a melhor maneira de prosseguir é justamente usando o Cabinet of Souls como uma arma, de uma vez por todas, e derrubar isso tudo.
Embora as consequências pareçam assustadoras.
Chegamos a isso no fim do episódio.
Tudo foi crescendo, quase timidamente. Gostei da construção do episódio. Nos levou bem aonde queriam nos levar. E nos instigou, com notícias dos Governors como “In preparation. For the Arrival, que não nos permitia entender a CHEGADA de quem? “We manage time in here. You won’t even know I’m gone”. Fica claro, e depressa, que eles vão ter que ir até o fim para destruir os Shadow Kin. Como for necessário. April tenta chamar Ram de volta para a escola: “I’m not afraid anymore. I love you, Ram. I just wanted you to know that”. Charlie escolhe pegar uma arma, sabendo que está chegando a hora: “This… this is the me you are afraid of”. As cenas dele com Matteusz foram repletas de sentimento e de angústia! Mas o amor é mútuo, é verdadeiro, eu confio nele! Matteus dizendo como o ama é perfeito: “Please don’t go where I can’t follow”. E Tanya, decidida, é categórica: “I’m not speaking to anyone until Shadow Kin are dead. All of them. Every single one”. O clímax se prepara assustadoramente, e você não sabe quais vão ser os resultados disso tudo.
“If they die, April dies”
“And Charlie”
Eu confesso que fiquei apreensivo – o suspense foi muito bem construído. Eu não estava preparado para perder nem April nem Charlie, mas eu também não duvidava da capacidade de Class de matá-los. Admirei a intensidade do discurso de Tanya sobre usar o Cabinet of Souls como arma. Como Charlie pareceu perder todo o controle quando o Shadow King ameaçou a vida de Matteusz: “I will no longer care”. E ele parecia mesmo disposto a entregar sua própria vida por Matteusz. Assim como April estava determinada a entregar a sua existência para “salvar o mundo”. Se não fosse tudo mentira. Se os Shadow Kin não fossem, de todo modo, matar a todos. Foi angustiante. Quando Charlie atirou em April e nós não sabíamos quem tinha morrido. Quando Charlie se despediu de Matteusz (“I love you. And I’ve lost you. Goodbye”) e decidiu usar o Cabinet como arma. QUE TENSÃO! Foi terrível ver Tanya e Quill lutando enquanto Charlie preparava a arma, enquanto Matteusz assistia a Charlie entregando a própria vida com lágrimas desesperadoras nos olhos. Foi devastador ver Matteusz se preparar para perder o homem que amava.
Então o Cabinet foi usado como arma.
E QUE PODER!
A cena foi intensamente bem construída, em um instantâneo clássico para Class, uma série que eu espero que perdure pelo menos uns 3 ou 4 anos. Inteligente e repleto de força, a cena com bons efeitos destruiu os Shadow Kin espalhados pela Terra. A dor de Charlie era palpável nas lágrimas escorrendo, nos gritos, no suor. Então todo o mundo dos Shadow Kin foi igualmente destruído. E com Charlie fraco e preparado para morrer, Quill o salvou uma última vez – e alguma coisa aconteceu com Ram. Os Governors nos provocam, por fim, para a segunda temporada. A morte da mulher, POR UM WEEPING ANGEL. A Chegada. Aquele lugar, aqueles Weeping Angels, aquela estátua faltando a cabeça. Acho que vamos ter a oportunidade de conhecer melhor e aproveitar MUITO os Weeping Angels na próxima temporada de Class. E isso me eletriza! Por fim, a definição de WTF: “Why is everyone looking at me like that?” April acordando no corpo do Shadow King, com aquela voz de garota dela. Bem, foi um final surpreendente e incrível.
Mas que nos deixa querendo mais. PRECISANDO de mais.
Class fez uma bela estreia!

Para mais postagens de Class, clique aqui.


Comentários