Chiquititas (2013) – As crianças vão ao cinema… e sofrem as consequências!


“Mosca… obrigada”
Algumas coisas que quero comentar sobre os últimos capítulos. Depois que acabou a história sobre a “Mili ter virado mocinha”, que eu acho que foi uma trama que foi trazida com toda a sensibilidade necessária para tratar o tema, que é muito pertinente para a faixa etária a quem a novela se dirige, tivemos a entrada de um personagem novo que movimenta as coisas no orfanato: DUDA. Primeiro, eu gostaria de dizer que fiquei bastante confuso, porque se o Duda é a adaptação de nosso Júlio (futuro namorado de Mili, um personagem que foi amado demais na versão original, nem tanto na nova), qual é o significado de trazê-lo para a novela se a versão de 2013 de Chiquititas investiu, também, em um romance entre Mili e Mosca? No fim, eu comecei a gostar e até a curtir… além disso, com a impressão de que a história está andando em círculos, Vivi e Cris começam de novo sua disputa pela atenção de Mosca, o que parece um retrocesso.
Mas vamos lá.
Duda apareceu para ficar hospedado na casa do Dr. José Ricardo por uma semana, a princípio, e ele é completamente IRRITANTE. Embora esteja lentamente melhorando. Bem lentamente. Ele fez uma confusão desnecessária dançando com a Gabi naquela festa que o Dr. José Ricardo deu para comemorar os 7 anos consecutivos em que o Café Boutique ganhou um prêmio importante – duas coisas sobre isso: 1) que não acredito que os funcionários tiveram que trabalhar na festa; e 2) que crítica MAIS LINDO era aquele, hein? Letícia tem sorte! De todo modo, voltando ao Duda, o Júnior era quem, talvez, estivesse melhor sabendo lidar com ele, embora no início eu tenha tido dúvidas, e quando ele conversou com a Mili sobre como, no fundo, o Duda só é uma criança triste, ela se solidarizou… um laço começou a se formar em uma das visitas de Mili a Gabi, quando ela acabou ficando um pouco e jogando videogame com ele…
Depois ela o convidou para ir ao orfanato com ela.
Então já viu, né? CIÚME.
Acontece que, com toda a razão, o pessoal do orfanato não gostava NADA de Duda. Mas a Mili trazê-lo e meio que defendê-lo começa a mudar isso… e quando eles jogam futebol juntos, é interessante ver o Duda começando a se enturmar e se divertir, mas os abraços dele e de Mili foram exagerados – e o Mosca ficou se mordendo de ciúmes, naturalmente. A última do Duda foi chamar a Mili para ir ao cinema, dizendo que já tinha conversado com a Carmen e que ela tinha autorizado… o pessoal achou um absurdo quando ele foi buscar a garota, e fizeram o quê? Reclamaram. A Cíntia, interesseira, se propôs, então, a levar TODO MUNDO, e a Carol acabou envolvida no meio porque insistiram que ela também fosse… e ela definitivamente não devia ter ido. Assim, enquanto a Pata dizia coisas fofas como “Essa é a primeira vez que nós vamos no cinema!”, o Binho contava novas mentiras sobre como já tinha ido ao cinema milhares de vezes e o Rafa só pensava em comida, se solidifica o triângulo amoroso.
Se eu contar Vivi e Cris vira um pentágono?
Enfim.
Digo que não sabia direito qual o intuito de trazer Júlio se nessa versão apostaram em um romance entre Mili e Mosca – mas até que fez sentido. O Duda é uma adaptação, não é exatamente o que o nosso Júlio era, e acho que sua principal função nessa nova versão é causar um ciúme mesmo entre Mili e Mosca, talvez até acelerando o processo para que eles fiquem juntos, não sei. O Duda compra pipoca para a Mili, balas, diz que ela pode dividir o seu refrigerante, então ela precisa se sentar ao seu lado. Só para se sentarem naquele cinema já foi uma tremenda confusão. Porque o Duda chamou a Mili para o seu lado. O Mosca deu um jeito de se sentar ao lado da Mili. A Cris e a Vivi ficaram disputando um lugar do lado do Mosca. E assim por diante. Então, tudo acontece, as provocações se intensificam, até que foi bem divertido. Tipo o Mosca vendo a mão do Duda na poltrona da Mili e a distraindo para empurrar a mão dele para fora…
Mas o cinema em si foi uma CONFUSÃO.
No fim, as consequências precisam ser enfrentadas, e foi difícil. Porque primeiro que Carmen não tinha autorizado NINGUÉM a sair, nem a Mili, então ela não está nada feliz com o Duda por ter mentido sobre isso. Fora isso, a Carmen está IRRITADÍSSIMA com a Carol, como já vem ficando há tempos, e a expulsou do orfanato em uma cena revoltante e terrível de se assistir. Fora isso, ainda deu um castigo ao estilo Dolores Umbridge em Ordem da Fênix para as crianças, com intensificação para Mili e Mosca que foram os únicos que a enfrentaram. Tudo foi bem angustiante, um dos capítulos de Chiquititas que mais me deixaram triste. Pelo menos Mili e Mosca tiveram diálogos sobre o Duda como “Eu já disse que não é bem assim. No fundo ele é só triste” “Triste onde? Vem cá, por acaso você tá gostando dele, Mili?” e ele foi um fofo se voluntariando para escrever um pouco com a letra dela, mesmo que doa mais, para que ela possa descansar das câimbras e calos. As mãos se tocam. Os olhares se encontram. Os sorrisos vêm.
O angustiante mesmo é a despedida da Carol.
QUE RAIVA dela recebendo a carta de demissão da Carmen! ARGH!

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários