Sense8 – A Christmas Special


“This is probably the best Christmas that I’ve ever had”
Completamente comovido por esse episódio especial de Sense8. Depois de quase DOIS ANOS de espera, nós tivemos um grande episódio de 2 horas de duração com tudo o que amamos na série – o episódio, maravilhoso, nos divertiu, nos emocionou, nos excitou e nos ensinou. Foi fantástico. E me ajudou um pouco a matar a saudade dos personagens que AMO. Mas é aquilo que eu comentava nas minhas reviews da Primeira Temporada: em primeiro lugar, Sense8 foi feita para ser sentida. Nós nos conectamos lindamente com os sensates como um nono membro. E isso pode ser intensamente sentido já naquela primeira sequência, da água. Música linda, os oito se conectando através da água, seja nadando no mar, seja lavando roupa, ou qualquer coisa assim. E estavam todos juntos, unidos, sentindo as mesmas coisas e nos emocionando. Estamos quase completando o sentido de esses 8 serem uma só pessoa. I am also we.
E isso fascina.
Nomi está escondida, conversando com Amanita enquanto é perseguida por um agente misterioso. Sun está na solitária, chutando a parede e se exercitando, e é maravilhosa. Wolfie está no hospital, visitando Felix, Kala está na sua vida de recém-casada. Capheus, o novo Capheus, nos é apresentado com um bom humor excelente e uma piadinha que diz “Faces change, you know that? But not the heart”, o que foi excelente. E Hernando está de volta, lindíssimo como sempre, um pouco mais atraente que o normal quando o vemos na sala de aula, lecionando sobre arte. Envolvido, inteligente, interessante. E QUE DISCURSO FOI AQUELE? Porque vem à tona, como era de se esperar, a foto dele e de Lito transando. Sua postura é FENOMENAL, porque ele mantém a calma e faz um discurso lindíssimo e bem escrito que deixa o responsável pela “brincadeira” com a cara no chão. Admiro sua força e sua inteligência.
“Ar tis love made public”
Então Lito aparece, e os momentos de Lito e Hernando são sempre tão lindos. Porque o amor que eles sentem um pelo outro é tão real que pode ser sentido do lado de cá (embora adoraríamos sentir do lado de lá, se é que você me entende), e o apoio mútuo é essencial ali. Will é apresentado, no Especial, ao lado de Nazaré – quero dizer, de Angélica. É uma cena bastante forte, porque estão ambos no colchão onde ela deu à luz seus novos filhos e onde se matou, e percebemos que há muito em comum entre eles, embora não nos passe pela cabeça que o Will possa, de fato, fazer uma loucura como se matar. De todo modo, a aparência dele, a forma como ele está destruído, aquela lágrima escorrendo de seu rosto enquanto ele leva a arma à boca… aquilo é desestabilizador. Fiquei comovido, angustiado – e quando o tiro vem, Will acorda.
Ao lado de Riley.
Acho que Lito é o pivô de uma das melhores cenas nesse começo de episódio. Primeiro ele aparece no quarto de Nomi, quem ele sempre vê quando está com medo (“I know I might be a little… dramatic”), e a conversa deles ali, remontando à do museu de arte, é maravilhosa. Depois Nomi aparece no carro de Lito, vendo a pichação no muro: FAGGOT. Kala também aparece no carro, conectando toda a trama à sua conversa com Rajan, sobre sexo, sobre o seu corpo, e é outro discurso magnífico. Lito e Kala estão PERFEITOS juntos! “Who gives a fuck who I fuck?” Foi a melhor junção de Kala e Lito! Então cada um dos 8 sensates experimentaram estar no carro no lugar de Lito, vendo a pichação de FAGGOT mudar para cada um deles (FREAK, VIRGIN, PIG, SLUT, NAZI, BITCH, NIGGER), e foi uma intensa e comovente crítica que mexeu com todos nós – e eu digo: até aquele momento, essa tinha sido a melhor cena DA SÉRIE TODA. Mas o Especial de Natal foi tão repleto de “melhores cenas” que é até difícil comentar.
Me apaixonei novamente e sempre por Sense8 pelo cuidado com que o roteiro foi apresentado, com a maneira como tudo parecia poético, emocionante, como uma cena seguia a anterior e a engrandecia – momentos tão doces como Capheus contando ao amigo sobre o “espírito” que o ajudou, e ela toda fofa ali, sorrindo e balançando a cabeça, ambos agradecidos pelo que lhes aconteceu. Momentos como Lito, Hernando e Dani se divertindo juntos na casa dela, vendo filme, e Nomi observando sem ser vista, dizendo que eles estavam bem e em um lugar seguro agora. Tudo era importante porque as coisas se tornariam muito mais sombrias. Quando Will encontra Jonas, por exemplo, em uma memória escondida de Whispers na qual ele está em um parque com sua filha. “It’s the block disolving the connection”. É angustiante ver a perspectiva de Will, tão dopado de heroína, enfraquecido, escondendo-se na mente de Whispers tentando conseguir alguma coisa útil.
O perigo é grande demais.
A cena de Jonas e Will foi enigmática, um pouco confusa – mas é bacana ver a complexidade do roteiro se sugerindo, e nós estamos prestes a engrandecer um pouco da ficção científica de Sense8 na próxima temporada. Aquelas leituras de Amanita e Nomi, por exemplo, e aquela explicação para os avanços e descobertas surgirem simultaneamente no mundo todo… FAZ TODO O SENTIDO! E nós esperamos ansiosamente pelo momento em que isso possa ser trabalhado, ao lado dessa conexão perceptível e esmagadora entre os 8 personagens que adoramos que, por si só, já trazem as melhores discussões, os melhores momentos, e diálogos geniais que se alternam de cenários, mas sempre são alvo de uma edição perfeita que torna todas as cenas incríveis. Queremos entender mais de Whispers, dessa coisa de eles não serem o 1º grupo de Angélica… ainda há muito o que ser explorado pela frente.
Mas largamos isso brevemente para UMA DAS MELHORES CENAS POSSÍVEIS! Que é o aniversário deles. Aquilo me arrepiou completamente! Lito é deliciosa e provocantemente acordado por Hernando (inveja de ambos, convenhamos), a cena profundamente EMOCIONANTE se constrói lentamente enquanto acompanhamos os preparativos de cada um para a celebração desse dia. E É PERFEITO. Capheus ganha um novo ônibus, e é lindo. Lito está sendo provocado mesmo por Hernando. Nomi está se preparando para sair de sua “prisão” para um sexy-nic. Sun, na prisão, ganha de presente um desenho de seu cachorro para fazer-lhe companhia. Riley e Will compartilham um momento fofo na banheira enquanto ela faz a barba do namorado e ele deixa a heroína por um dia para que possa celebrar. Porque é uma ocasião especial. “We shared our first breath. And now it’s time to celebrate that breath. Together”. Will e Riley escutam, à distância, uma mistura de várias músicas que os OUTROS estão escutando…
E se liberam.
A JUNÇÃO É PERFEITA! <3
Porque Lito está comemorando seu aniversário com Hernando e Dani na casa dela, e quando chega o momento de assoprar a velinha, TODOS aparecem para soprar a velinha juntos, e aquilo já me deu um arrepio e juntou lágrimas nos meus olhos. Tudo dali em diante foi perfeito. Absolutamente PERFEITO. O melhor aniversário que eu poderia ter esperado. Aquele balanço que foi compartilhado por todos, e Sun sorrindo tanto quando estava ali, aquilo me fez um bem danado! Teve a cena de todos na prisão, aquela que vimos no trailer. Tivemos todos dançando no bar, ou dançando e se provocando na praia. E a leveza do momento, ainda que um pouco provocante, e a diversão tão verdadeira a que cada um estava literalmente entregue. FOI PERFEITO. A MELHOR CENA DE ANIVERSÁRIO POSSÍVEL. Minha vontade era de estar ali. Sorrisos, alegria, festa, dança. Poderíamos resumir a cena em duas palavras: AMOR e CONEXÃO.
Então Kala, com medo, aparece na prisão… para conversar com Sun sobre SEXO.
Gente, e que CENA DE SEXO foi aquela? Absolutamente linda, excitante – dessa vez, tivemos um número muito maior de participantes, novamente quebrando tabus, barreiras entre hétero/gay, com ousadia e beleza. Todos os sensates e seus companheiros. Nomi e Amanita estão fazendo sexo no parque. Will e Riley na cama. Lito e Hernando em uma cabine de banheiro na balada. E cada uma das cenas já é lindíssima! Mas você se envolve e se empolga mais a cada segundo, a cada frame. Tudo é tão MARAVILHOSO. Em alguns momentos, a mistura de corpos e sensações é tão grande que você só sente, mas com um desejo tremendo de poder pausar e observar cada mínimo detalhe, cada momento. Em outros momentos, os demais sensates estão em torno do casal principal de cada cenário… eu acho que escolho dois momentos particularmente marcantes: o primeiro quando Capheus está lentamente se encaminhando para um beijo com Lito e um com Wolfgang (e o Wolfie coloca aquela língua para fora, de forma excitante).
E outra quando, naquela encaixada, explode TODOS dentro do boxe de banheiro!
Sinceramente, a cena de Lito e Hernando teria sido arrebatadora de qualquer maneira, mas eu adoro o casal, então o que eu posso dizer? Você se lembra, na cena da primeira temporada, que eles também tiveram uma introdução brilhante, dançando provocantemente daquele jeito. Nessa, adoro como Hernando coloca Lito contra a pia (e ele recebe com aquele sorriso lindo e divertido). Como, dentro do boxe, Hernando abraça Lito por trás enquanto beija seu pescoço, tira sua camisa, pega naquele peito com aquela vontade… depois como o segura naquele sexo oral. Ou Lito, contra a parede, evidentemente sentindo prazer, colocando a mão para trás para tocar em Hernando… eles estão perfeitos, envolvidíssimos. Assim como os demais… Will está absolutamente tesudo (desculpe-me, é isso!) nu beijando e satisfazendo a Riley. E aquela bundinha… e mais do que isso: aquelas reações do Will de PURO PRAZER, aquilo excita mais do que qualquer coisa.
Depois, é aquilo que nós conhecemos e, não sejamos hipócritas, ADORAMOS. Sense8 é uma série brilhante e tem uma história complexa e perfeita – mas também adoramos as cenas de sexo, e não podemos negar. Ali, com o ápice da música, temos mãos para todo lado, várias segurando uma cabeça, bundas, muita diversão, muito prazer acima de tudo… o prazer que Wolfgang parece estar sentindo, às vezes, você nem sabe de onde vem, mas você ADORA em todo o momento. A entrega é real. E eu devo dizer, o Capheus estava OUSADO, não? Mas sim, morremos de inveja dele… indo em busca daquele beijo do Lito e recebendo aquele olhar. Vendo que Wolfgang está indo com a língua para o beijo com ele. E aquela lambida que ele deu no pescoço do Will! WOW! E essas expressões quando acabam são perfeitas… a cara de Will. O abraço de Lito e Hernando. O prazer, a satisfação de quem seguiu claramente o conselho de Sun: “We exist because of sex. It’s not something to be afraid of. It’s something to be honored. To enjoy”.
They did enjoy.
And so did we.
Logo em seguida, não satisfeitos ainda com o nível de ousadia do episódio, enquanto Kala se prepara para a sua primeira vez com Rajan (o que acaba desastrosamente, devo dizer, e eu sinto por Rajan, sinceramente), ela vê Wolfie transando com uma mulher, e é uma coisa louca. Intensa. Selvagem. [Wolfie é absolutamente excitante, minha nossa!] A cena em geral fica HILÁRIA, com as perfeitas reações de Kala e as brigas dos dois durante o sexo. Depois, percebemos Lito assumindo uma nova posição em relação à toda a história vazada, e ele afirma: “This is who I am. And I don’t wanna hide. I’m gay. I’m gay”, o que é uma atitude corajosa e digna de ORGULHO! “Fuck consequences”. Infelizmente, embora todo o orgulho que senti dele, as consequências começam a vir, e aparecem primeiramente no despejo que o trancou para fora de sua própria casa… devo dizer que ali, por sinal, foi uma maravilhosa conexão entre Lito e Wolfgang, que ajudou-os a entrar, tendo ou não chave, funcionando ou não a senha.
“Good to see you”
“You too”
Em meio ao ódio do despejo de Lito, a angústia de ter Nomi e Amanita intensamente perseguidas e a felicidade de ver Wolfie feliz porque Felix finalmente deixou o hospital, nós temos uma EXCELENTE cena de ação protagonizada por Sun que é absolutamente incrível. Ela está ameaçada de morrer quando algumas pessoas vão “visitá-la” na prisão, e acho que ela teria morrido se não fosse uma sensate. Porque todos aparecem para defendê-la e é um daqueles momentos que vimos com mais intensidade no fim da primeira temporada e que adoramos. Lito toma seu lugar para enrolar um pouco e ganhar tempo. Will toma seu lugar para falar algumas coisas e soltar as algemas. Wolfie aparece para ajudá-la a bater nos caras, não que Sun precise de muita ajuda na questão de bater. Mas é absolutamente fabuloso. E ver aquela equipe toda reunida no hospital é de fazer nossos corações sensates se acelerarem e vibrarem.
“You’re allright?”
“Thanks to you”
“That’s what families are for”
Falando em famílias, ali temos algumas das cenas mais fortes do episódio. O telefonema de Will e do pai, que foi incrivelmente triste. Sun com Nomi vendo o vídeo do seu irmão (e aquele paralelo de Sun/Nomi socando a comida). E Lito se preparando para encontrar sua mãe no Natal, com medo (devo pausar e dizer que aquela cena dele deitado de barriga pra cima na cama me deixou sem fôlego, sério; QUE CORPO ERA AQUELE?! E ainda sugestivamente sem cueca). Então, temos um terno e doce momento entre Kala e Wolfie. Kala encontra a NEVE ao visitá-lo, e sua alegria quase infantil é belíssima, bem como o momento e a conversa que eles tiveram. Disse muito. “What if I don’t wanna change?” “I know you do”. A guerra de bola de neve foi perfeita. Divertida, leve e muito fofa. Fiquei feliz por ter, ao menos, um momento tão absolutamente fofo entre Wolfgang e Kala, porque eles certamente merecem isso e muito mais.
“Wolfgang? What the fuck are you on? And where can I get some?”
ENTÃO VEM OS PREPARATIVOS DE NATAL \o/
E tudo aquilo não poderia ser mais perfeito, ao estilo dos preparativos para o aniversário. Nomi estava uma graça. A casa da mãe do Lito era linda. Will e Riley estavam em um parque LINDÍSSIMO, decorado de Natal e branco de neve, para patinar juntos no gelo… o Natal foi o momento para Lito. “Hey, whatever happens, I want you to know that I’m here”. E mesmo com o apoio e o amor de Hernando e Dani, foi com certo receio que adentramos a casa e vimos os jornais espalhados… MAS QUE CENA LINDA. Lito tem a mãe perfeita, e eu chorei de emoção. Ela fez um discurso lindíssimo, sobre como o ama, como sempre será sua mãe e, principalmente, como ele poderia ter negado aquilo tudo, como tantas pessoas fazem, mas ele não o fez, e por isso ela não poderia estar mais orgulhosa dele. AQUILO FOI PERFEITO. Ah, fora a piadinha de que ele dançava bem demais para ser hétero, que eu adorei – embora eu seja gay e não dance. As risadinhas de Hernando e Dani foram perfeitas.
Amamos MESMO essa família.
O Natal se comemora em muitos lugares, e é lindo vê-los se alternando. Nomi e seus amigos. Lito e a família. Riley e Will. Capheus e a mãe. Kala e Rajan. Wolfgang. Sun e o seu docinho foi de partir o coração, embora tenha sido lindíssimo. Ali, com o coral, toca Hallelujah, e aquilo comove mais que tudo. É ARREPIANTE. A cena não poderia ter ficado mais linda. O coral cantando, todas as vestes natalinas, Angélica no topo da escada, os 8 reunidos vendo e cantando. O já adorado “Hello, woman in my head” e “Hello, man in my head”, que subitamente e tristemente é destruído por um “Merry Christmas, Will”. Então vem o desespero e a angústia. Whispers aparece, e enquanto Will tenta se dopar e apagar, ele descobre que Whispers está lá com o pai dele, e é uma cena angustiante, porque o pai dele parece tão querido – ele está acabado, bêbado, mas tudo o que ele quer é ver o filho, e não acredita em nada que dizem dele.
“I don’t care what my son did. I just want him to come home”
Não dá para não derramar aquela mesma lágrima que Will derrubou. E é muito triste quando ele se vira para Riley, antes de apagar novamente, e diz que não sabe se vai conseguir continuar, se vai poder derrubar Whispers – porque ver aquilo o destruiu. Will está enfraquecido. Em contrapartida, Dani passa um de seus melhores Natais e comenta “This is probably the best Christmas that I’ve ever had”, com tanta emoção nos olhos que me comoveu, e tudo o que eu conseguia pensar: ESSA É SUA FAMÍLIA AGORA! Eu amo a Dani. E foi lindo a mãe do Lito dizendo para ela que ela sempre foi tão boa com ele, portanto ela sempre seria bem-vinda ali. MÃES. Parece a minha! [Te amo, mãe, te amo muito!] Sun sai da solitária e é recebida com abraços pelas outras mulheres, e aquela cena é verdadeiramente emocionante.
Então caminhamos para o ANO NOVO.
Foi comovente a cena de Hernando levando o Lito ao túmulo de seus pais, que morreram em um Ano Novo, e dizendo para os pais que desde que eles morreram, ele nunca mais tinha se sentido tão amado por alguém como se sente amado por Lito, e adicionando: “You would love him too”. Adoramos cada momento desse casal, e o amor tão real que existe entre eles. O Ano Novo do Wolfgang, como não poderia ser diferente, é uma confusão, evidentemente. Tiroteio em meio aos fogos de artifício, muita tensão – e então vem aquele eletrizante momento do trailer. O “Be calm” da Sun. Então vem o Will, e os três juntos acabam com todos em uma eletrizante e perfeita cena de ação que não poderia estar mais perfeita. Então todos aparecem. E Wolfie olha para cada um deles. Kala. Sun. Will. Riley. Nomi. Capheus. Lito. Todo mundo junto.
“Happy fuckin’ New Year”.
E infelizmente, FIM. Só em maio agora.

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários

  1. Divulga meu blog na proxima postagem de Carinha? E comenta lá! novelasinfantisdosbt.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário