Supermax 1x08e09


“E alguém tem amigo aqui?”
Agora, cada vez mais próximo do fim da temporada, Supermax assume algumas posições que ainda me deixam confuso. Preciso continuar os episódios pare entender de fato aonde eles querem chegar, e se eu vou gostar quando chegarmos lá – no entanto, as coisas mudam drasticamente depois do desaparecimento de Bruna, e eu temo que a série esteja tentando abranger um número muito grande de temas em poucos episódios e, assim, acabe não chegando a lugar nenhum. De todo modo, algumas verdades sobre a produção começam a surgir, revelando uma parte da trama que realmente me empolga, enquanto o vírus que começou com Cecília se espalha perigosamente, me fazendo duvidar que alguém vá, no fim de tudo, sobreviver. Um drone de vigilância sobrevoa o pátio, e cada um reage de uma maneira diferente, mas não sabemos exatamente o que isso significa… de todo modo, parece que a teoria mais aceitável é aquela: “Isso aqui é uma experiência”.
Bizarra e macabra. Mas uma boa experiência.
No Oitavo Episódio, enquanto alguns ajudam o Timóteo a improvisar uma “cirurgia” de amputação para a perna de Sabrina (e as cenas são ANGUSTIANTES, repletas de sangue, de gritos e de um som úmido realmente apavorante), Sérgio encontra a sala da produção também e informações novas: uma mensagem no celular do cara da produção traz o anúncio de “REALITY CANCELADO” e uma instigante matéria de jornal fala sobre o cancelamento do programa pelo Estado do Acre por causa de suspeita de dengue na região, e mostra cenas em que os candidatos estão supostamente voltando para casa. Tentando, em seguida, ligar para o 190, Capitão Sérgio não consegue nada, já que a bateria acaba. De um jeito ou de outro, novos mistérios surgiram e levantaram a teoria de que isso tudo fosse uma experiência, quando Sérgio conta aos demais sobre o que viu.
Desconcertante.
“Por que tá todo mundo contra nós?”
Alguns personagens se tornam, subitamente, MUITO mais desprezíveis. É o caso de José Augusto, que para se vingar daquele “Ou ele é maluco ou é o maior idiota desse grupo” estuprou Diana em uma cena REVOLTANTE! Ele ganha o troféu de maior f*p do programa, e eu não sei se isso significa que Diana também está contaminada com o vírus de zumbi que está rondando a Supermax – de todo modo, eu RI com a cena em que José Augusto descobre que Diana tinha HIV – ué, ele não queria brincar de infectar as pessoas? No restante do episódio, tivemos o Padre Nando começando a ter sintomas também do vírus que assola o lugar (“Tarde demais. Todo mundo aqui tá condenado”) e o episódio termina apresentando uma misteriosa passagem, quem sabe para fora da prisão, e nos mostra que Bruna foi capturada e está presa em algum lugar, toda amarrada…
O Nono Episódio desenvolve a maioria dessas tramas. Enquanto perguntas como “Você acha que Deus me perdoa? Se eu me matar?” surgem, o Padre Nando está cada vez mais sintomático e DESESPERADO, consequentemente. Além dele, Dante também apresenta suas primeiras marcas, e José Augusto, cuja vida foi há pouco poupada, chega a um nível de infecção que já não pode mais ser controlado, dominado pela boca espumante e os sons mais animalescos possíveis. O desespero da recente infecção de Fernando o leva a flashbacks nos quais entendemos um pouco melhor sua história, nos mostra que ele foi acusado do abuso sexual e o garoto acabou se matando no fim de toda aquela história, trama deveras traumatizante. No presente, o Padre é tentado pelo próprio Diabo (que pede que ele o adore e jure por seu nome para que possa ser curado), exatamente como aconteceu com Jesus no deserto – mas pode ser uma alucinação causada pelo vírus, talvez?
Enquanto na Supermax as coisas saem terrivelmente de controle, uma vez que José Augusto já foi totalmente contaminado, e Fernando segue de perto seus passos (e ainda esperamos possíveis sinais de Diana), as investigações de Sérgio, Luís e Dante levam a algumas coisas desesperadoras. Bruna está sendo mantida prisioneira de seres assustadores (aqueles dentes!), possivelmente alguma espécie de seita satânica que parece tê-la engravidado – e mortes começam a acontecer, e estamos rapidamente perdendo membros do elenco. Primeiro Dante descobre algumas coisas meio enterradas, absolutamente macabras, bizarras, assustadoras – e logo em seguida, aparentemente, MORREU. Pareceu, por uns segundos, que Luisão tinha sido a vítima seguinte, mas ele não morreu, como o final do episódio nos mostrou, com seu retorno à Supermax, embora seja questionável que, talvez, a morte tivesse sido preferível.
As coisas aumentaram, o HORROR aumentou, e a trama se expande.
Temos a Supermax, o reality, o vírus, as mortes e a seita com a Bruna…
…aonde de fato eles querem chegar com isso tudo?!

Para mais postagens de Supermax, clique aqui.


Comentários