As Visões da Raven – Teach Your Children Well


“Ele ama ela. Ela ama ele. Os dois morrem. Choro choro choro. Fim”
Não acho que alguém ainda precisa ler Romeu e Julieta na íntegra depois do mais fabuloso e completo resumo de Raven Baxter! É muito bacana pensar em como as memórias emocionais funcionam (e eu tenho costume de pensar nesse tipo de coisa constantemente), porque eu mesmo não me lembra exatamente das palavras de Raven para resumir Romeu e Julieta quando sua mãe lhe pede para fazê-lo em uma aula na escola, mas eu me lembro claramente do sentimento de quando eu era muito novinho e assistia As Visões da Raven. Eu ri tanto na época, muito mais do que eu rio agora enquanto assisto, e lembro-me de ter repetido isso algumas vezes para a minha mãe. De todo modo, lembro-me muito bem de toda a sensação, e isso é fantástico. E, ao mesmo tempo, é esse tipo de emoção que eu busco ao re-assistir essas coisas todas para o Cantinho de Luz, desde séries como Raven até novelas da minha infância como Alegrifes e Rabujos. De todo modo, vamos pensar nesse episódio com calma, que é um dos meus episódios favoritos na primeira temporada, mesmo que seja a audiência mais baixa.
Pensando filosoficamente: como seria para a Raven ter a mãe como sua professora na escola? Bem, eu comecei a assistir Raven ainda como uma criança, e depois assisti várias vezes novamente como um adolescente. E REALMENTE NÃO TEM COMO SER FÁCIL! Por isso, por mais crueldade que pareça em alguns momentos, eu entendo perfeitamente a Raven por todo seu sentimento contraditório em relação à sua mãe. Ela a adora, claro. Mas ela não quer que ela seja sua professora na escola. Compreensível. A adolescência é aquele momento em que estamos achando que estamos nos libertando dos pais (oh, ilusão!), mas a escola é mesmo um lugar muito “particular”, uma experiência à parte da família. E acho que isso é parte do que a torna tão interessante. Hipoteticamente. Porque eu sinceramente não sou daqueles aficionados pela escola que ficam nostálgicos sobre ela nem nada disso. Apenas do meu terceiro ano, porque eu tinha um grupinho que jogava UNO a aula inteira, às vezes até com a nossa adorada professora de português… enfim. No mais, eu me achei muito mais feliz na faculdade que na escola.
E nada disso importa.
Depois que Tanya aceita um emprego como professora substituta na escola de Raven, ela tem resistência a ir para a aula (“Eu não quero ir! Não quero ir!”), e conta os minutos até que isso chegue ao fim! E embora ela ache isso tudo muito ruim, quase traumatizante (embora quando a Raven perdeu o Eric Seaton por ser filha da professora nova eu fiquei com muita pena mesmo!), ela está numa situação delicadíssima: como dizer isso para a mãe sem magoá-la? Ainda teve aquela visão! “Chelsea, você não teve a minha visão! Primeiro, ela adora esse emprego e a turma toda adora ela. Eu não posso tirar esse emprego dela!” E então ela fica na escola permanentemente, porque a Ray não se abre para ela. E SURGE O BILHETE! O bilhete é fortíssimo, com uma linguagem pesada, feita para magoar. Mas eu vou dizer o que eu penso: o bilhete jamais foi pensado para ser lido pela Tanya. Pelo contrário, ele era apenas um desabafo da Raven com os amigos, Eddie e Chelsea. Então por mais que soe cruel (e sim, soa), era apenas um desabafo e a Ray precisava mesmo colocar aquilo para fora de alguma maneira, porque a estava consumindo…
E então a Chelsea entrega o bilhete para a Tanya junto com a tarefa de casa!
“Operação Resgata Bilhete. Atacaremos ao amanhecer”
Ali, por causa de toda essa confusão do bilhete, temos algumas das minhas cenas FAVORITAS na temporada toda! O negócio se torna uma comédia que só! Raven, Chelsea e Eddie são um MÁXIMO em todas as cenas, seja rondando a Tanya para tentar pegar o bilhete, seja invadindo a sala dela ao chegar na escola mais cedo, com a Raven pendurada na janela. Ou então andando pela escola com aquela mesa para cima e para baixo, na esperança de que a Tanya nunca chegue a ler o bilhete! A mesa sobre aquela plataforma com rodinhas e a Raven em cima da mesa rolando, lá fora, gritando, com a Chelsea e o Eddie correndo atrás é SENSACIONAL. Uma das cenas mais divertidas e mais lembradas de toda a caminhada de As Visões da Raven! E então, finalmente, eles conseguem colocar a mão no bilhete. Mas ao invés de a Tanya não lê-lo, eles o leem no corredor e a mãe da Raven escuta. Mas Tanya entende a teoria de não querer magoá-la, só precisar colocar para fora o que sente… e assim, ambas têm uma conversa sincera e MUITO BONITA na cozinha de casa, no qual tudo fica acertado. Ela ama ser mãe da Raven, e se for para voltar a lecionar, será em outra escola!
Justo.

Para mais postagens de As Visões da Raven, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários