Scorpion 3x01e02 – Civil War / More Civil War


“If we wanna stop America from attacking itself, we have to stop attacking each other”
Sinceramente, eu acho que eu esperava mais de Scorpion. É uma tristeza muito grande perceber que estamos na terceira temporada e ainda estamos exatamente no mesmo pé que estávamos lá na primeira temporada. Como uma primeira temporada, foi extremamente legal. A segunda temporada me incomodou por perceber que só tínhamos mais do mesmo. Insistir em um terceiro ano em que os episódios se baseiem em casos semanais aleatórios e independentes enquanto temos sempre esse drama de Walter e Paige, um “romance” que evidentemente não vai para a frente, parece prejudicial ao potencial do programa. Temos personagens interessantes e bem escritos, temos bons atores para interpretá-los, por que não investir em novidade? Vamos terminar logo essa coisa de Walter e Paige (que seja com eles namorando ou não, a essa altura eu já nem me importo!) e vamos seguir em frente, ganhar uma trama mais elaborada para a temporada como um todo, dar um upgrade em Scorpion. Porque eu estou com medo que a audiência vá se desligar da série eventualmente se o roteiro insistir na mesmice.
Mas então vamos lá.
O que temos no episódio é uma proposta interessante. Alguns hackers conseguiram tomar o controle de umas naves do exército americano e agora estão prestes a voltá-los e suas armas contra as próprias cidades dos Estados Unidos, deflagrando uma intensa Guerra Civil com a qual a Team Scorpion precisa lidar sem que a falta de proteção seja evidenciada, porque os demais países não podem saber de tal brecha na proteção do país. O problema é que a própria equipe está envolvida até o pescoço em uma espécie de Guerra Civil pessoal deles mesmos. As tensões estão a mil. Walter acabou de sabotar brutalmente o fim de semana de Paige e Tim (de uma forma imatura e vergonhosa) e as tensões entre ele e Tim não estão nada boas. Não vai ficar nada boa com Paige ao longo do episódio também. Por outro lado, também entre Toby e Happy as coisas não estão às mil maravilhas porque temos todo o lance do casamento dela…
COM QUEM ELA ESTÁ CASADA AFINAL?!
Enfim. Eu costumo dizer que o que ainda me prende a Scorpion, muito mais do que os casos, são as relações entre a equipe, mas eu queria novidade. Walter teve aquele final de temporada nos prometendo algo grandioso e o que ele fez? Agiu como uma criança e sabotou o hotel de Paige e Tim. Agora, nem coragem para dizer a verdade para ela ele tem, e fica só criando toda aquela tensão desnecessária entre ele, Paige e Tim. Tim também não está dos melhores, começando a assumir uma posição possessiva, mas eu o entendo – porque não é nada fácil estar em seu lugar e escutar a declaração de amor de Walter a Paige (“I went to Tahoe to tell you I love you”). Ainda bem que Paige não ouviu! Ainda acredito mais em Toby e Happy do que em Walter e Paige. Mas Toby está encucado com a questão do casamento mesmo quando Happy insiste que vai resolver isso. A situação é delicada. Para Walter, as coisas complicam excessivamente porque a Paige descobre tudo o que ele fez, a forma infantil como agiu.
E então ela sabe que ele foi longe demais.
“I can’t believe you sabotaged me”
E ELA TEM RAZÃO!
O caso da semana, então, colocou a Scorpion em situações deveras complicadas, aquelas situações mirabolantes nas quais nos acostumamos a ver a equipe, com uma sequência de cenas que se sucedem em um crescendo de tensão e suspense. Um míssil vindo na direção de Paige e Walter que os obriga a descer o elevador por suas cordas. Uma chuva de pedacinhos de uma bola gigante de alumínio. Um jogo de bacará que dá errado. Uma confusão pelos movimentos de cabeça que significam “sim” ou “não” na Bulgária. Um rádio de comunicação no meio do nada com uma mulher cujo marido é uma planta. Eu gostei do episódio, eu gostei da deliciosa participação de Sylvester, que nunca falha em ser o melhor, especialmente naquele final, quando ele trouxe comida para viagem no formato “família”, obrigando eles a interagirem e diminuir aquela incômoda tensão na qual estão trabalhando caso queiram comer.
Não que tenha sido um grande sucesso.
De todo modo, estou animado com nova temporada, MAS QUERO NOVIDADES. Please!

Para mais postagens de Scorpion, clique aqui.


Comentários