MacGyver 1x03 – Awl


“I guess that’s life, isn’t it?”
Ah, eu não entendo e não sei se um dia vou entender do que as pessoas insistem em reclamar. MacGyver está uma série bem gostosa de assistir! Tem um senso de humor muito bacana e as interpretações são boas, são convincentes. E não podemos deixar de mencionar as engenhocas do MacGyver, que são deveras divertidas e proporcionam ótimos modelos para aquilo que mais caracteriza a série. Mas não me venham reclamar que é muito fora da casinha, que não é possível na vida real… ninguém disse que era pra ser. Assim, esse episódio ganha um bom tom de humor, em várias partes, enquanto começa a tratar assuntos sérios que valorizam a profundidade dos personagens. Daddy issues. Jack tem conversas contínuas com o túmulo de seu pai cada vez em que ele é quase morto junto com o Mac (como naquela cena do começo, com o prédio pegando fogo, Disco Inferno ironicamente tocando e Jack e Mac pulando do prédio com um “paraquedas” improvisado com um saco e um extintor), enquanto MacGyver precisa falar com seu próprio pai.
Mas os eventos do episódio o ajudarão a pensar nisso.
Qual a missão do episódio, então? A princípio, salvar o babaca do Ralph Kastrati e levá-lo sob custódia para que ele possa ajudar a averiguar a localização da D-77 (um grupo de terroristas) e seu próximo ataque, uma vez que ele é o responsável por cuidar de suas finanças. Mas acontece que conseguir levá-lo vivo é difícil, porque a vontade de matá-lo é grande. Adorei o Jack incomodado com o fato de Mac dar um soco na cara de Ralph, logo no começo. Quer dizer, essa é a missão dele! As cenas com Ralph são leves, e tem um humor por causa da maneira como ele age, extremamente mala, e, principalmente, como Jack reage. No entanto, também temos algumas cenas bem sérias e angustiantes, como quando Ralph é baleado e ele precisa passar por uma cirurgia naquele exato momento. O que quer dizer que todo o procedimento cirúrgico deve ser feito por ninguém menos que o próprio Mac e o Jack. E é angustiante. Quer dizer, aquela abertura das costelas com o macaco e aquele cano do limpador de para-brisas para puxar o líquido e o sangue dos pulmões.
Wow.
Gostei do lance da fumaça para despistar a D-77.
Não sei o quanto é possível e o quanto não é, mas eu gosto da construção do personagem de MacGyver, e Ralph veio fazendo as perguntas certas. Ele é um médico? Ele é, pelo menos, um cientista? Não, apenas um cara que lê bastante. É assim que ele acaba bolando um plano estilo Romeu e Julieta para tirar a D-77 da cola deles, “matando” o Ralph. Acho que o Mac estava tão absurdamente fofo respondendo essas perguntas, falando que ainda não tinha o “antídoto” e mandando ele ir morrer… “Now, go die!” A tranquilidade com que ele fala com Patti também! “Ralph? Well, he’s fine. I mean, he’s dead, but he will get better”. Por fim, o grande climax envolve salvar o Ralph da D-77, e MacGyver é o MacGyver improvisando através das coisas encontradas em uma grande lata de lixo, conseguindo fabricar até uma boa máscara de gás improvisada, usando um gás de ar condicionado para nocautear a D-77! É eletrizante, sério. E o caso é resolvido, o ataque da D-77 a Miami Beach é impedido e tudo fica bem.
Passou depressa, foi bem conduzido, gostei do episódio.
“You know what’s weird? I’m glad he’s alive. But I still wanna kill him”
Vamos ver agora como se desenvolve a história de MacGyver com o seu pai!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários