MacGyver 1x04 – Wire Cutter


“Did you just Donkey Kong these two guys?”
Esse é, até o momento, o meu episódio favorito em MacGyver. Agora que já temos bem estabelecidos os personagens e as relações entre eles, é bacana podermos brincar com representações mais velhas deles, quando conhecemos as cópias russas e enrugadas de Angus MacGyver e Jack Dalton, nas formas de Alexander Orlov e Viktor Levkin, respectivamente. O episódio, como é de costume, trouxe algumas das invenções mais mirabolantes de MacGyver para fugir de determinadas situações, além de um senso de humor peculiar que está me fazendo gostar cada vez mais da série. Ah, e é claro, umas sequências eletrizantes de ação que dão um tom especial à série. No total, foi um excelente episódio! Começamos com uma intervenção (amigos precisam fazer intervenções, não precisam?) quando descobrem que MacGyver anda pesquisando Nikki insistentemente mesmo depois de ter prometido para o Jack que não estava mais fazendo isso e mesmo depois de todo mundo acreditar que ela já estava morta. Mas ali está MacGyver, obcecado desde que descobriu aquela tomada falsa na casa de Nikki.
Com razão, é claro.
Mas Jack vai precisar lidar com o fato de estar levemente chateado com MacGyver ter mentido para ele sobre Nikki mais tarde, uma vez que eles recebem uma missão importante que envolve impedir que a Guerra Fria seja novamente instalada e, dessa vez, vencida pelos russos. Zhar-ptitsa. Mas como impedir o detonamento de uma bomba nuclear quando as coisas estão muito fora do seu alcance e até das habilidades, tanto de MacGyver quanto de Riley? Por isso, eles vão atrás das pessoas que podem ajudá-los a desvendar os códigos antigos e pessoais demais, a bomba particular que nem esmo MacGyver conhece por sua unicidade. E é assim que eles encontram Alexander Orlov em uma casa de repouso, que foge deles loucamente, os atrasando com uns fios amarrados na porta para impedi-la de se abrir e tudo o mais… parecido mesmo com um velho Angus MacGyver, com essas suas invenções e improvisos, como aquela tentativa de mexer com o controle remoto para aumentar o volume quando estava na casa de repouso ainda.
“Not bad”
“Oh my God, he’s an old you”
Assim, MacGyver consegue, por fim, chegar a Alexander Orlov. “I need your help or a lot of people are going to die”. Alguém com as habilidades parecidas com as dele, mas com conhecimento de outra época. Mas é claro que isso não é o suficiente? Como ficaríamos se tivéssemos apenas Angus MacGyver, mas nada de Jack Dalton? Por isso, conhecemos Viktor Levkin e, bem, tudo fica uma graça. Eles brigam, se desentendem, mas é notável o quanto eles se gostam e se importam um com o outro. Bem ao estilo Mac e Jack. E estes sabem que, em 50 anos, eles serão Orlov e Levkin. Há uma excelente dinâmica entre o elenco, há uma boa representação dos personagens novos (em participação especial) e o episódio fala de sentimento e de relações entre eles. Além de toda uma resolução maluca e gostosa que transforma 2016 em 1916 e eles ganham 100 anos antes que a bomba exploda, numa sequência que eu não conseguiria fazer, mas que fez todo o sentido e eu adorei. Foi só uma pena que Viktor tivesse que morrer no final do episódio, mas ainda foi compreensível e foi um final digno.
Especialmente pelas cenas fofas de Jack e Mac que vieram disso.
Aqueles dois são uma dupla e tanto, não?

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários