Cúmplices de um Resgate (2016) – Capítulos 311 a 315


“Você tá saindo com outro homem, Rebeca?”
A novela está tentando nos vender a ideia de que a única pessoa inteligente nesse negócio todo é a Regina? Quer dizer, porque ela vê um vídeo do André, todo fantasiado, de cabeça baixa, e o reconhece, mas ninguém consegue reconhecer que a “Paola” é ela? Enfim, deixando isso de lado, acredito que tivemos uma semana boa em Cúmplices de um Resgate. Ainda meio arrastada, as coisas ainda pareceram lentas, mas nós tivemos uns momentos muito gostosos, como a Meire toda apaixonada pelo Raul Gil invadindo o palco e coisas assim… e sobre o Maurício, definitivamente não dá para suportá-lo, mas talvez vocês discordem de mim em relação à minha posição com a Rebeca. Eu não acho que ela esteja sendo muito sensata ou no mínimo suportável. Mas enfim, voltarei a isso mais tarde. Voltando à questão toda de reconhecimento e possível desmascaramento, eu espero mesmo que essas descobertas recentes da Alícia levem a alguma coisa e que seja esse o intuito final de tê-la tornado governanta de “Paola”: quer dizer, ela já encontrou uma peruca da Regina e as roupas do Geraldo no quarto da Isabela.
Porque o Téo, infelizmente, acabou não descobrindo nada.
Sim, ele ficou todo incomodado com a situação, mas ele e a Isabela passaram a assumir algo completamente diferente da verdade e isso ficou por isso mesmo. Também tivemos mais informações sobre a Isabela buscando algum tipo de tratamento para o Téo, e eu reforço a minha ideia de que não sou contra ele voltar a enxergar (o Ramonzinho também voltou a enxergar!), eu só quero que eles conduzam isso direito para não passar a mensagem errada. Achei extremamente forte quando ele disse para a Isa: “Eu me aceito como eu sou e eu não quero mudar. Desculpa”, e eu já me pergunto quem é que está sofrendo mais com toda essa história, porque a Isabela está sentindo tudo muito intensamente, e a sua frustração é palpável. Achei que quando ela foi confidenciar com o Mateus (o que gerou toda aquela paranoia na Sabrina, que entristeceu também o Téo) fosse algo referente a isso, mas era apenas um plano para o Mateus se passar por “Andrez” e despistar a “Paola”. Deu tudo certo, gostei de ver Mateus e Dóris em um novo cenário.
E a história do totem mágico que “transformou” o Nico em galinha?
Quem está tentando roubar é o Maurício, não? Parece bem óbvio!
Então vamos falar de Maurício e tirar isso do caminho de uma vez. Eu achei ele bastante atrevido, de um jeito profundamente irritante. É muita cara-de-pau chegar para a Rebeca falando as coisas que ele disse, sobre como as abandonou porque teve um motivo, mas agora está de volta e quer retomar sua “família”, que ela só precisa terminar com o Otávio e pronto. Como se as coisas fossem simples assim. Sinceramente, foi ridículo e absurdo. Ele acha que sumir por 12 anos pode ser apagado assim de existência de uma hora para outra. Meu sentimento em relação ao imbecil do Maurício foi nojo. E é isso. Mas sinceramente, a Rebeca não fez nada do que eu queria que ela fizesse, então me deu uma preguiça de acompanhar a trama. Ela devia ter sido forte, dado um basta e fim. Não acho que a Rosa jamais seria fraca dessa maneira. Foi burrice, todas as ações da Rebeca. Não vi emoção (como quando ela lia a carta), vi doença. Assim, ela deixa de comprar um terreno com o Otávio e é claro que os dois brigam novamente…
Não que isso seja uma novidade, como disse a Isabela.
Mas dessa vez pode ser mais sério.
Isso vai apenas postergar o casamento do casal, é uma jogada inteligente do roteiro, mas eu achei um pouco vergonhoso. Inclusive eu estou com medo de como será a tentativa de aproximação de Maurício com as meninas na próxima semana. Otávio perdeu a paciência com a Rebeca, eles brigaram sério dessa vez. “Você tá saindo com outro homem, Rebeca?” E quando ele disse aquele “Não tem o que entender. Sinceramente, Rebeca, eu tô cansado disso tudo”, eu concordei com ele. Não que ele nunca tenha errado, porque ele também é um pamonha e vive errando, mas eu cansei. Sinceramente cansei. Deu foi é dó da Manuela indo até a cidade para conversar com ela, achando que ela e a irmã podiam ter alguma culpa na briga. Mas pior ainda foi quando a Manuela viu a Rebeca conversando com o Maurício, viu os dois segurarem as mãos, e então tudo ameaçou desandar de um modo grosseiro… Isabela não deu atenção às preocupações da Manu, mas quando ela foi conversar com a Rebeca, EU sofri. Foi bem forte ver a Manu magoada daquele jeito com a mãe e com toda a situação, pra baixo, quase indiferente.
Olha, Rebeca, você conseguiu magoar a Manuela.
Quer dizer, podia ser a reação da Isabela, mas a Manu triste daquele jeito com a mãe…
E agora vamos falar de bandas. Na principal trama da semana para as bandas, eles foram se apresentar no programa do Raul Gil, e foi um máximo, especialmente pela Meire (ela gritando “LINDO!” da plateia, a Lola fofa tentando fazê-la se sentar novamente, ela invadindo o palco, os seguranças entrando para tirá-la). Apenas Os Insanos cantaram, no fim das contas (“Envelheço na Cidade”), porque a C1R não pôde cantar pela ausência de Andrez. Sorte da Isabela. E foi comovente ver a humanidade de Isabela quando ela demonstra fraqueza e nervosismo. Se mostra vulnerável. Ela estava apavorada antes de subir ao palco, dizendo coisas como “Tem um milhão de coisas passando na minha cabeça, e todas elas são horríveis” e “Tá tudo me irritando no momento!” A Manuela tentou ajudá-la, dizendo que ela precisava confiar mais nela mesma e que era a sua grande chance… não que isso fosse particularmente um incentivo. E aquele devaneio da Isa em que ela desafinava no palco foi bastante humilhante, foi um pouco angustiante perceber como aquilo estava sendo quase torturante para a garota.
Mas finalmente ela cantou. E cantou bem.
Foi simples, foi tudo bastante rápido, não foi a melhor maneira de fazer isso. Mas não quer dizer que não tenha sido bom. Eu até gostei. Talvez eu preferisse uma ajuda da Manuela, ou da banda do Vilarejo, ou mesmo do pessoal da C1R que são péssimos amigos para a Isa e não a ajudam em nada… de todo modo, eu gostei muito da determinação da Isabela, ficando no estúdio para ensaiar sozinha (baixou a Sharpay naquele aquecimento!), e aos poucos ela foi melhorando. E Safira ajudou muito nesse processo (que foi mesmo bem rápido). Falou de confiança, de tensão, de relaxar os músculos. Por fim, Isabela finalmente cantou muito bem, afinada, linda. E então desafinou novamente, porque nem tudo é instantâneo, ainda que seja novela. Então Safira fala de tom – sobre como ela não precisa imitar o tom da Manuela, que ela tem que respeitar seu próprio tom. E então melhorou de vez. Isabela e Safira cantaram juntas Superstar. Estou agora esperando ver a Isabela cantar bem na frente de toda a banda, para poder esfregar um pouquinho na cara deles.
Francamente, eles merecem.

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.

P.S.: Geraldo está mesmo tentando se redimir ou o quê? Ele parece ter se emocionado com a voz da Safira cantando, e ele cumpriu a promessa de ir se encontrar com a Priscila, a abraçou, a chamou de filha e seus olhos se encheram de lágrimas… mas ainda me parece forçado, não consigo confiar nisso não.

P.P.S.: Virou uma confusão de triângulo-quadrado-pentágono amoroso infinito n’Os Insanos, não? O Benjamin gosta da Priscila, a Priscila gosta do Omar, o Omar gosta da Chloé e eu achei que a Chloé gostasse do Benjamin, já não sei mais. Fiquei feliz pelo Omar quando ele deu a revista de arquitetura para a Chloé e pareceu ter sido algo positivo. Também fiquei muito contente pelo fora que a Priscila deu no Benjamin (“Eu gosto do Omar, não de você! Se toca!”), mas Pri vai sofrer de novo por amor? Ai ai!



Comentários