The Book of Mormon – A trilha sonora, por UNIRIO


O que eu mais gosto em The Book of Mormon é a irreverência com a qual a história é contada. É muito bom-humor, é muita piada inteligentíssima brotando do nada em qualquer momento – então ver The Book of Mormon é garantia de diversão pura, de risadas e de uma leveza incrível ao sair do teatro. Embora quando eu deixei o local me bateu uma tristeza grande demais por ter acabado – é tudo tão perfeito! A UNIRIO trouxe para nós uma apresentação impecável com belas traduções e um elenco talentosíssimo que eu acho que vocês deviam realmente conferir!
Está acabando.
Triste.
Como eu já falei sobre a produção geral de The Book of Mormon UNIRIO aqui e sobre O elenco aqui, hoje eu foco em algumas partes mais marcantes sobre as quais ainda não falei (o suficiente). Como um todo, eu amei esse elenco e essas vozes. São todos tão talentosos, com vozes tão perfeitas que eles entregam ótimas cenas e músicas em todos os momentos – emocionam quando precisam, nos fazem rir se for necessário, nos entusiasmam com elaboradas e complicadas coreografias que nos deixam de boca aberta. E eu tenho uma queda por coreografias – muito idênticas às originais da Broadway, o elenco se sai muito bem.
Sou apaixonado por cenas em grupo, então eu amo cenas como O Profeta Americano (All American Prophet), que é engraçadíssima, muito zoada, e é um ritmo tão contagiante e tão bacana! A coreografia, as roupas antigas, tudo é muito PERFEITO. Olá (Hello), super engraçada, uma ótima inteligente maneira de começar um musical sobre mórmons. De Par em Par (Two by Two) que eu achei simplesmente inteligentíssima! Desligar (Turn it Off), que é uma cena muito boa para apresentar os demais mórmons em Uganda, na missão junto com Price e Cunningham… e eu amo o sapateado desse momento, os coletes cor-de-rosa, o Elder McKingley…
The Book of Mormon é um musical repleto de cenas em grupo, é seu grande forte e diferencial, mas para mim uma das mais inteligentes e bem-feitas é Machão (Man Up), o fim do primeiro ato… Cunningham está se tornando forte, assumindo a liderança, eu amo a dança daqueles rapazes tão lindos, em calças jeans e camisa mais despojada, que fica bem sensual e precisa – amo a mistura dessa cena com Elder Price cantando que “fará algo incrível”, Orlando, Hasa Diga Eebowai e, claro, Sal Tlay Ka Ceti. Fica realmente impressionante!
Mas como nem só desses números em grupo vive o musical, temos ótimas cenas em pares, por exemplo, que vem ou de Price e Cunningham – como a ótima Mas Eu Bem Mais (You and Me But Mostly Me) que é muito engraçada e a cara do Elder Price, ou Pode Contar Comigo (I Am Here for You) – ou então Vou te Batizar (Baptize Me), do Elder Cunningham com Nabulungi. QUE CENA PERFEITA! Nossa, eu já estava surtado a essa altura, gritando mesmo durante a cena, coisa mais linda, mais incrível… eu sempre amei aquela música! Só para constar já: Cunningham o musical todo tentando acertar o nome de Nabulungi é demais, mas o ápice foi: “Oh, Jabulani…”
E cenas individuais como Sal Tlay Ka Ceti (Sal Tlay Ka Siti) de Nabulungi, Tenho Fé (I Believe) do Elder Price e a reprise de Pode Contar Comigo (I Am Here for You) do Cunningham. E algumas “individuais” que se tornam de grupo e são fascinantes, como Você Está Inventando de Novo (Making Thinks Up Again), que conta até com alguns hobbits e o Yoda, que é uma das partes que mais nos diverte – as histórias de Cunningham? E Pesadelo Mórmon (Spooky Mormon Hell Dream), na qual Price se sente culpado por ter abandonado o amigo e a missão… ótima cena!
Não sei se era porque eu estava tão vidrado, se é porque o elenco é tão bom como é, mas eu amei as traduções – achei-as ao mesmo tempo fiéis mas sem perder sonoridade, um trabalho muito difícil! Estão de parabéns em todos os sentidos! Aproveite para conferir agora que estamos acabando, apenas até esse domingo! NÃO PERCA, The Book of Mormon é fenomenal! As senhas são distribuídas uma hora antes do espetáculo, mas a fila se forma bem antes, umas três horas antes pelo menos, mas vale a pena – o musical é gratuito e eles ainda te dão um Programa muito bonito e bem elaborado, mas você tem a chance de doar algum dinheiro no fim. Acredite em mim, tudo o que você vai querer fazer é colocar dinheiro lá, porque vale muito a pena! Vá, conte aos outros, mande mensagens de texto…
Né Nabulungi?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários