Música da Semana – Heaven on Their Minds


Listen Jesus I don’t like what I see
All I ask is that you listen to me.
And remember, I’ve been your right hand man all along.
You have set them on fire.
They think they’ve found the new Messiah.
And they’ll hurt you when they find they’re wrong.

Dificílimo escolher.
Com Jesus Christ Superstar eu realmente passei por uma dificuldade que há muito não passava para escolher que música deveria representá-lo. Pensei em What’s the Buzz?, afinal as músicas em grupo merecem destaque, e essa como Hosanna me chamaram muito atenção. Ou I Don’t Know How to Love Him, porque é linda, e é cantada tanto por Maria Madalena como por Judas. Ou ainda Gethsemane (I Only Want to Say), que é a melhor música de Jesus e retrata muito bem o lado mais bíblico do musical, com mensagens lindíssimas e uma intensidade emocionante.
Por fim escolhi Heaven on Their Minds por dois motivos: primeiro por ser a abertura do musical, que tende a ter um impacto diferente sobre nós, e segundo por ser a primeira música de Judas, e eu escolhi representá-lo aqui, porque grande parte de Jesus Christ Superstar é ele. Achei muito interessante a participação dele no musical, como um dos Apóstolos mais amados de Jesus, aquele que o questionou, que o traiu, que se arrependeu e que se enforcou… mas que fez tudo o quanto lhe foi pedido, o que lhe foi planejado. Alguém precisaria entregar Jesus às autoridades, ele foi o escolhido para isso.
Gosto muito do personagem de Judas por sua intensidade. Acho que deve ser um personagem difícil de interpretar, porque as músicas são fortes, e ele sustenta grande parte do musical, nos convencendo e fazendo com que simpatizemos com ele – enquanto questiona Jesus, como nessa música, por estar se sentindo Deus e por começar a acreditar nas coisas que dizem sobre ele; e o risco de quando descobrirem que isso é mentira. O receio de ele estar se tornando mais do que as coisas que ensina. O personagem é o antagonista político de Jesus, com discussões pertinentes sobre como ajudar os pobres, sobre manter o foco, sobre ser quem ele realmente é…

I remember when this whole thing began.
No talk of God then, we called you a man.
And believe me, my admiration for you hasn’t died.
But every word you say today
Gets twisted ‘round some other way.
And they’ll hurt you if they think you’ve lied.

O musical é lindo e emocionante demais, grande parte por Judas. E parece que todos se encantam com o personagem, vide a vibração quando ele retorna para Superstar, pouco antes da Crucificação. E uma das cenas mais bonitas é justamente o momento de sua morte… ou então ele entregando Jesus no fim do Primeiro Ato, ou dando-lhe o fatídico beijo que lhe mandou para a prisão. Heaven on Their Minds é uma música belíssima, com ótima letra e ótima melodia, e foi o que me apresentou Jesus Christ Superstar. Foi o que me fez ter certeza de que eu gostaria do estilo… abaixo apenas o áudio com Tim Minchin no papel de Judas:


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários