“A 5ª Onda” Parte VIII – O Espírito de Vingança


Mate todos ou se arrisque a ser morto por qualquer um.
Eu estou realmente fascinado pela narrativa de Ben Parish, porque acredito que é a que mais faz a história andar – é a que mais nos proporciona informações, as coisas acontecem depressa, e você quer ler sem parar. Essa oitava parte do livro começa com muita ação após a formatura, quando o Esquadrão do Sargento Parish sai em sua primeira missão para matar alienígenas, ou Teds, como eles os estão chamando. Com um dispositivo bacana que os faz brilhar com uma estranha luz verde.
O que, por si só, levanta uma série de questões. Mas a narrativa é inteligentíssima, e muitas vezes eu parei para minhas próprias reflexões antes de seguir na leitura e ver os personagens chegando a conclusões parecidas… embora as minhas ainda vão um pouco mais longes das deles, e lembrei-me de um ponto importantíssimo agora: Megan. Ben Parish está retornando para o Campo Abrigo para resgatar Nugget, mas não sabemos como o encontraremos por lá, e eu ainda acho que há a possibilidade de revermos Megan ou então [porque é muito mais provável que ele esteja morta] que ela e sua luz verde vão significar alguma coisa.
Ainda.
Sabe a história de “dar uma de Dorothy” ou então o rastreador que Sammy ganhou quando chegou ao Campo? Todos retornam para amarrar algumas pontas de forma inteligente e pertinente. Ben é o “inocente” que acredita no “sistema” enquanto Esp começa a questionar o que realmente está acontecendo… é confuso entender quem eles estão matando, ou mesmo a razão de estarem fazendo isso – e a revelação de que estávamos sendo enganados o tempo todo. É surpreendente ver a cena de Esp e Ben (eu defendi ELA o tempo todo) e é chocante o momento em que o “rastreador” é tirado de sua nuca e, através do ocular de Zumbi, ela começa a brilhar com a característica luz verde dos Teds. Ou não.
Agora eu vou dar uma de Dorothy e vou surtar, mas preciso anotar minhas impressões paranóicas para posteriores re-avaliações, e acho que será interessante ter isso guardado quando o segundo livro for lançado, o que ainda leva alguns meses: o que isso significa? Pareceu muito claro e muito definido que o fato de Esp e Zumbi brilharem com a luz verde sem os dispositivos significa que a luz verde significa humanos, ao contrários do que eles imaginavam – mas mais do que isso, eles na verdade são humanos não rotulados. Mas e se, na verdade, luz verde ainda forem Teds e eles mesmos serem infestados (ainda não sabemos porque essas pessoas sobreviveram às 4 primeiras ondas) e o dispositivo inibia essa característica.
“Ben, nós somos a 5ª Onda”
Genial, mas questionamentos em todo lugar. Estou comprando a história do livro, e portanto achei muito inteligente colocarem Ben Parish para retornar ao Campo Abrigo para resgatar Nugget, afinal houve uma promessa ali – foi muito bem pensado em detalhes a cena de Zumbi planejando tudo o que precisava ser planejado para resgatar Nugget, armando com o Esquadrão o que fariam, retornando e vendendo aquela sua história tão complexa e bem bolada por tempo suficiente apenas para agir, correndo os riscos que vá correr… e amei a narrativa que mistura o presente dele com Vosch com o passado de armar as coisas com Esp. Genial.
Amei a definição de 5ª Onda, que era justamente o que mais tínhamos curiosidade de saber quando começamos a ler o livro – foi surpreendente e muito mais cruel do que qualquer uma das anteriores, por incrível que pareça. E provavelmente a mais eficaz. Depois da Morte Vermelha, porque não vou negar que aquilo tenha sido eficiente. Mas só eu estou angustiado com a luz verde de Megan? Por que se, lá no começo, os Outros estavam pegando humanos (luz vermelha) para transformá-los na 5ª Onda, o que eram os de luz verde? Teds? E onde estão agora?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários