A 5ª Onda (Rick Yancey)


FASCINANTE!
Agora que eu cheguei ao fim eu posso fazer uma análise mais geral do livro, mas o mais importante é: o livro é ótimo! A 5ª Onda é a história de alguns sobreviventes após os ataques dos Outros, extra-terrestres que parecem determinados a exterminar a raça humana – tais ataques vieram na forma de 4 ondas: a 1ª Onda, apagam-se as luzes; a 2ª Onda, começa a arrebentação; a 3ª Onda, Pestilência e a 4ª Onda, Silenciador. Agora é aguardar o terror da 5ª Onda enquanto a população foi drasticamente reduzida…
E Casssie acredita que é a única humana restante no Planeta. É claro que isso é um eufemismo, e aos poucos vamos conhecendo mais personagens – uma das coisas mais fascinantes da narrativa: que nos surpreendeu! Achando que teríamos apenas Cassie pelo livro todo como protagonista, a atenção se divide entre ela, Ben Parish (Zumbi), Sammy (Nugget) e Evan Walker, além de outros personagens tão queridos que pontuam a história – impressionante como o autor consegue transformar todos eles em pessoas reais nas quais acreditamos, de quem gostamos.
Por quem torcemos.
Um ponto muito positivo na narrativa de Rick Yancey é o fato de que ele conseguiu narrar a história tanto do ponto de vista feminino quanto do ponto de vista masculino de maneira convincente, com divergências características de seu sexo e da maneira de pensar de cada um. E me pergunto como ele fez isso com tamanha perfeição. Mas parabéns! Ele ligou elementos da maneira de pensar de cada um, ainda mesclando a ironia e acidez de Cassie, com a determinação e medo paradoxais de Ben Parish, e a inocência de Sammy. Tudo com muita emoção, ação e veracidade.
A leitura de A 5ª Onda é deliciosa e surpreendente. Você começa imaginando uma coisa e vai fazendo projeções como vocês viram ao longo desse meu Diário de Leitura, mas o livro continua nos chocando e nos levando a interessantes reflexões… a narrativa cresce, o universo se expande, as informações vêm de diferentes lados e vão se encaixando em nossas cabeças enquanto queremos gritar nossas opiniões aos personagens. Também é muito interessante ver o mesmo acontecimento sob diferentes pontos de observação – como Cassie chegando ao Campo Abrigo e enfrentando o mesmo “ritual” de entrada pelo qual Sammy passou tanto tempo atrás.
Uma narrativa muito rica.
No começo me lembrou bastante A Hospedeira, depois a sensação foi passando com alguns lapsos, mas ainda acho que a Intrusão apresentada em A 5ª Onda é bem mais interessante e um processo por si só muito mais complexo daquele que vimos no livro de Stephenie Meyer – mas por motivos que não parei realmente para estruturar até agora, ainda gosto mais de A Hospedeira. A história me envolveu de tal maneira, as mudanças no enredo, a narrativa… A 5ª Onda é ótimo e incrível à sua própria maneira, uma experiência totalmente nova e diferente. Não dá para comparar.
Também é incrível como a 4ª Onda é evidente e essa coisa toda de “não sabemos em quem podemos confiar” permeia todo o livro – então as próprias ações dos personagens são guiadas por essas filosofia, e nós constantemente estamos com o mesmo tipo de dúvidas deles, mesmo quando parecemos ter mais informações para processar do que eles. O que, muitas vezes, garante a 5ª Onda um caráter meio paranóico e duvidoso, daqueles que nos fazem questionar o que nós mesmos estamos sentindo em relação aos personagens, e o que esperamos deles… algumas reflexões bem bacanas, boas discussões de confiança e traição, e um suspense crescente delicioso.
Sem contar que eu sou apaixonado por alienígenas. Qualquer história desse porte me interessa – e o autor tentou ao máximo fugir dos clichês, por vezes até brincando com eles ao longo de sua narrativa, e abusando de referências a filmes como Star Wars ou Guerra dos Mundos que faziam meus olhos brilharem! O livro é audacioso e preciso, aquele tipo de história que vai agradar quase todo tipo de leitor – também pelo seu estilo de escrita que é tão envolvente… recomendo o livro a todos os fãs de ficção científica, ou amantes de livros em geral. Uma leitura que vale a pena, vocês não devem perder!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários