Chiquititas (2013), Volume 2


Que Chiquititas é um sucesso não podemos negar. Seja as crianças felizes que cresceram na década de 1990 amando a versão original, seja as crianças de agora – tem tanta gente assistindo! E o SBT já lançou então o segundo volume com mais 17 músicas (e parece-me que eles pretendem chegar até o CD 5… isso te lembra alguma coisa?), TÃO diferente do primeiro que eu realmente fiquei um pouquinho assustado. Confesso que, antes de escutá-lo, a minha primeira reação em olhar a playlist foi: “Sério?”
Novamente tivemos algumas misturas de temporadas, e uma sobrevivente da nossa primeira temporada finalmente aparece nesse CD, enquanto segunda temporada também se mostra presente, nada além disso por enquanto. Mas parece estranho falar em temporada agora, visto que Chiquititas pretende ficar até 2015 com 445 capítulos… é muita coisa! E nem faz mais sentido, também, dividir as músicas do novo CD de acordo com os nossos padrões, crianças e adolescentes da década de 1990 que cresceram ouvindo Chiquititas.
Lembram-se da nossa capa do
Volume 2? LARANJA!
É isso mesmo galera, acabou. Embora várias músicas do primeiro volume não fizessem parte da minha época de chiquitito, elas não eram maioria, e a sensação ainda era de estar escutando Chiquititas – o mesmo não se repete nesse segundo volume, com apenas TRÊS músicas que fizeram parte de nossa infância. Infelizmente. Nada contra as músicas novas, mas me parece estranho escolhê-las em detrimento de tantas que conhecíamos… ainda me pergunto onde foi parar Cantinho de Luz nessa nova versão.
Quer dizer, era um clássico.
Não vou negar que tenho um sentimento muito estranho de ciúmes, e por vezes até me parece bom que Cantinho de Luz não esteja nessa nova versão da novela… parece um clássico intocado da nossa época, e parece que nada que seja feito agora fará jus, então melhor nem mexer. Não parece que talvez nem combine com as novas chiquititas?
E sem querer ser um puritano nem nada assim, mas vou dizer: se as crianças de 1997 se lembram de certas músicas de Chiquititas, que são exatamente as mesmas da versão original na Argentina (portanto as crianças de lá também têm essas mesmas recordações) – além das versões no resto do mundo, como México e Portugal (amo as músicas de Portugal!) – por que só agora as músicas serão diferentes? Quer dizer, Chiquititas tem um legado, não importa quando ou onde estejam sendo feitas, as músicas permanecem. Ou costumavam permanecer.
De qualquer modo, temos Era Uma Vez, que é uma música belíssima e triste da primeira temporada da nossa versão. Me Passam Coisas, que sempre foi uma das minhas músicas favoritas, porque eu amo esse lado romântico da Mili – embora seja estranho que agora seja com o Mosca… quer dizer, sei lá. E Crescer, que mostrava como o tempo estava passando para nossas chiquititas e chiquititos. Mudaram as outras músicas, mas dessas deixaram as mesmas traduções que nós conhecíamos de 1997 em diante – por pior que algumas delas fossem.
Só eu que acho estranho que Amigas seja uma completamente diferente daquela de 1998 que as meninas cantavam em cima de um prédio? “Foi com elas que eu ri e chorei”. Ok, mas o segundo CD embora repita a música não é a mesma gravação do Volume 1… prefiro a do CD 1, agora está inteiramente cantada pelo coro, antes era mais interessante. Entre as músicas novas temos coisas como Palavrinhas Mágicas que parece bem infantil, e algumas interessantes como Cara de Pau, mesmo que a letra e o ritmo pareçam não combinar. Ou talvez eu esteja ficando velho.
Me interessei bastante por duas grandes homenagens: “A Festa Ainda Pode Ser Bonita” é uma nova versão de um clássico de MAMOMAS ASSASSINAS! Isso mesmo, bacana, huh? Afinal as crianças que vêem Chiquititas agora não viveram essa época! Versão mais infantil, menos duplo sentido… e “Pirueta”, de Chico Buarque [que para mim, sim, é conhecida através de Xuxa. Mas também teve nos Trapalhões!].
Como um todo, o CD não é feito tanto por eles, parece uma série de músicas tiradas de outros lugares, como uma trilha sonora de novela mesmo. Inclusive uma mistura de línguas com português, espanhol e inglês – achei fofo que When Will You Come é na verdade a versão original de Te Gosto Tanto, que está no primeiro CD. E eu gosto daquela música. Nova versão de Depende de Nós, e não sei explicar o meu sentimento ao escutá-la… como se aquela música, ainda mais do que as outras, não pertencesse ao universo de Chiquititas. Mas ficou bonita.
Chiquititas, Volume 2 é um álbum bem interessante, mas chiquititos da década de 1990 não o ouvirão com nostalgia – não é um produto voltado para nós, mas sim para a nova geração de Chiquititas… que eles aproveitem então! Na verdade há ainda um pouco de nostalgia, mas de uma maneira diferente, e não é tão acentuado quanto no primeiro volume… mas eu gostei, é um bom CD. Me pergunto se o próximo volume virá apenas com músicas novas ou se começaremos a explorar outras temporadas das nossas Chiquititas. Cantinho de Luz, O Que Você Fez?, Apaixonada por Todos… enfim.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários