Merlin 1x01 – The Dragon’s Call


“No young man, no matter how great, can know his destiny. He cannot glimpse his part in the great story that is about to unfold. Like everyone, he must live and learn. And so it will be for the young warlock arriving at the gates of Camelot. A boy that will in time father a legend. His name… Merlin”

 

EU ADORO ESSA SÉRIE DE TODO MEU CORAÇÃO! Assisti, completamente apaixonado por cada episódio, a “Merlin” durante sua exibição, entre 2008 e 2012, e há muito tempo que penso em revisitá-la – por isso, comecei essa jornada recentemente, e devo dizer: a paixão continua intacta. “Merlin” é uma série incrível em vários sentidos: a série é carismática, o elenco é talentoso e tem uma química fascinante, a trama é bem construída e eu adoro como a história cresce e constrói sua seriedade ao longo das temporadas. Com “The Dragon’s Call”, exibido em 20 de setembro de 2008, a série tem uma apresentação consistente e que nos prendia porque queríamos ver mais dessas pessoas – conhecendo o que vem a seguir, é tão gostoso poder revisitar essas primeiras “interações” entre Merlin e Arthur… estou pronto para reviver isso tudo com um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos.

A história do Rei Arthur sempre me fascinou, e a proposta de “Merlin” é uma interessante releitura desse clássico: aqui, Merlin é um jovem que chega a Camelot para ficar sob os cuidados de Gaius, e ele nem imagina o destino que terá que cumprir e como seu caminho se encontrará com o de Arthur, nesse momento um Príncipe com uma atitude arrogante. Uma das coisas que eu acho mais interessante ao assistir “Merlin” é pensar na história clássica como a conhecemos e imaginar como os personagens que estamos vendo aqui se tornarão aqueles sobre os quais já ouvimos tanto falar… nomes conhecidos aparecem por todo lado: Morgana, Guinevere, Arthur, Merlin… é um divertido quebra-cabeças que as cinco temporadas de “Merlin” construirá com maestria – para quem está começando agora, vale dizer: assistam a série, ela vale muito a pena, e acaba em seu ápice.

Por isso, ela sempre deixará saudade.

O episódio começa com uma narração na voz de John Hurt (o que eu sempre acho incrível), enquanto o jovem Merlin chega a Camelot: e descobre que esse pode não ser um lugar muito acolhedor para pessoas como ele. A primeira coisa que ele vê ao chegar ao reino é o Rei Uther, pai de Arthur, comandando a execução de um homem acusado de feitiçaria. Por causa do que quer que tenha acontecido no passado, o Rei Uther baniu a feitiçaria de Camelot há 20 anos e, desde então, qualquer tipo de envolvimento com magia é duramente punido com a morte. Por isso, Merlin precisará manter seus dons em segredo se não quiser um destino desse para si próprio – e é o que Gaius, seu novo guardião e companheiro, o adverte quando ele chega instintivamente usando magia para salvá-lo de uma queda que poderia ter sido fatal. Mas como pode Merlin conter seu dom?

Talvez o mais interessante em relação à magia de Merlin é o fato de que ela vem naturalmente para ele – é o que fascina e intriga Gaius desde o primeiro momento. Ele não recita nenhum encantamento, ele simplesmente faz com que as coisas acontecem. Normalmente, as pessoas precisam dizer palavras que passaram anos de suas vidas estudando para conseguirem fazer algo que Merlin fez em segundos ao ver Gaius em perigo. O seu incrível dom, no entanto, pode ser perigoso para ele, porque se ele age por instinto e com tanta facilidade, pode ser muito fácil para sua magia ser descoberta se ele for colocado em uma situação em que corre perigo, por exemplo… o ideal, é claro, é que Merlin fique longe de qualquer tipo de confusão – rapidamente, no entanto, percebemos que não é isso o que ele vai fazer, porque ele já começa seus dias em Camelot caçando encrenca com Arthur.

A primeira cena de Merlin e Arthur é impagável! Eu adoro como eles têm uma vibe “enemies to friends/lovers”, e esse primeiro episódio apresenta uma ótima dinâmica entre eles – e é apenas o começo de cenas incríveis que esses dois compartilharão durante as cinco temporadas que nos esperam! Merlin confronta Arthur em defesa de um coitado que está sendo usado como alvo ambulante, sem nem imaginar que se trata do filho do rei, mas eu adoro como Merlin é topetudo e nem hesita quando Arthur finalmente se apresenta… isso lhe coloca em confusões e o faz passar uma noite na cadeia e, no dia seguinte, ser atacado por tomates e legumes em praça pública? Sim… mas Merlin não abaixa a cabeça para Arthur e eu acho isso fascinante. Como quando ele volta a confrontá-lo e discretamente usa magia para tentar ter algum tipo de vantagem sobre o príncipe.

Merlin é simplesmente encantador… nós o amamos e torcemos por ele desde o primeiro momento. Arthur é marrento e arrogante, mas tem algo magnético que também meio que faz com que nos afeiçoemos a ele depressa. Outras duas personagens que fazem suas aparições são Morgana e Guinevere. Morgana é a protegida do Rei Uther, alguém que não necessariamente concorda com a maneira como ele lida com as acusações de bruxaria, por exemplo, e eu estou louco para rever o crescimento dessa personagem até algo que nos aproxime da história clássica do Rei Arthur. Guinevere, chamada de Gwen, por sua vez, é a criada de Morgana, e ela tem algumas ótimas cenas com Merlin durante esse episódio, com destaque, é claro, para a sua conversa com o mago no “intervalo” do ataque de legumes, ou, ainda, quando ela fala de Arthur na festa do fim do episódio.

Durante todo o episódio, Merlin ouve uma voz o chamando, e ele lida com algumas dúvidas em relação e si mesmo e seu dom: qual é o sentido de ter esses poderes se ele não pode usá-los? Ele tem uma cena poderosa com Gaius na qual fala sobre isso, e eu adoro como o Gaius é atencioso com ele, e como diz que “talvez exista outra pessoa que possa lhe responder as perguntas que ele tem”. É assim que Merlin acaba descendo até o lugar sob o castelo onde o Grande Dragão está preso pelo Rei Uther há todos esses anos. O dragão, com a imponente voz de John Hurt, é um conselheiro importante de Merlin, alguém que lhe fala sobre o propósito de seus dons e sobre como Arthur é quem unirá os reinos e trará paz, e como ele não poderá vencer se não for com a ajuda de Merlin. Inicialmente, Merlin quer refutar essa ideia, diz que Arthur “é um idiota”, mas ele logo descobre que esse pode ser mesmo seu destino.

A trama do episódio acompanha, também, a mãe do homem morto na primeira cena, uma bruxa que jura vingança, e que planeja levar de Uther o seu filho, como ele levou o dela. Assim, ela assume o lugar de Lady Helen, uma mulher que o Rei Uther chamou para cantar em um evento no reino – e Merlin vai ser o responsável por salvar a vida de Arthur pela primeira vez. Durante o episódio, enquanto “Lady Helen” planeja sua vingança, Merlin acaba vendo algumas coisas suspeitas a seu respeito, mas ele é o único que consegue se manter desperto enquanto ela canta para adormecer a todos e matar Arthur; então, Merlin usa sua magia para derrubar um lustre sobre a bruxa, e todos despertam a tempo de ver a bruxa arremessar uma faca contra Arthur e ver Merlin instintivamente pular para salvar a vida do príncipe… um segundo antes do pior acontecer.

Agora, Merlin é famoso… um herói. E o Rei Uther está agradecido por ele ter salvado a vida de seu filho e quer dar a ele algum tipo de recompensa – não que o Rei Uther entenda muito de recompensas, pelo jeito, porque sua “grande ideia” é colocar o Merlin para trabalhar para Arthur… mas é claro que Uther considera isso uma grande honra e acha que Merlin tem que estar agradecido por isso. Assim, agora poderemos ver muito mais de Merlin e Arthur juntos, e poderemos ver essa relação de “inimizade” se tornando algo muito mais importante e significativo para ambos. Merlin retorna para casa um pouco atordoado depois daquela noite, e Gaius volta a falar sobre o propósito de seu dom, em palavras que remetem ao que o Grande Dragão também lhe disse: talvez ajudar Arthur seja, de fato, o seu destino. Por mais irônico que isso pareça.

Adorei rever esse primeiro episódio, amo essa série. Vai ser uma viagem deliciosa!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários

  1. Eu estou encantado com Merlin. Acredito que vou adorar cada vez mais esse universo. E além de ter amado essa introdução, eu também já estou shippando Merlin e Arthur (rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merlin só melhora e acaba em seu ápice, deixando saudade. Por isso é amada e aclamada até hoje! <3

      Excluir

Postar um comentário