Round 6 1x04 – Fiquem Juntos

Equipes.

QUE EPISÓDIO FOI ESSE?! “Fiquem Juntos”, o quarto episódio de “Round 6”, é certamente um dos melhores até aqui, porque além de desenvolver alguns personagens – e colocar uma pulga atrás da orelha em relação a outros –, também teve um dos melhores jogos da série… a verdade é que o resultado daquele tenso cabo de guerra é previsível, o que torna o fato de a série conseguir passar toda a tensão e o suspense da cena ainda mais memorável, porque eu estava roendo as unhas de nervoso! Que cena, que cena!!! “Round 6” continua chocando e contando muito bem sua história, e continua se saindo muito bem dentro e fora dos jogos. Há tanta coisa a se explorar, tantas questões sendo levantadas por diferentes personagens e formas de agir de cada um deles, e eu estou começando a fazer teorias que estão me deixando bastante empolgado.

Por um momento, achei que esse episódio novamente não traria um jogo – afinal de contas, são apenas 6 jogos para 9 episódios. E é muito bacana como “Round 6” não tem muitos cenários além dos jogos e, mesmo assim, consegue nos prender durante seus episódios longos porque os personagens são interessantes de se acompanhar… saindo do jogo anterior depois do 218 ter escondido dos seus “companheiros de equipe” algo que poderia ter salvo a vida deles (apesar de que, de um jeito ou de outro, todos conseguiram sobreviver afinal, felizmente), parece, por um momento, que Gi-hun pensa nas atitudes de Sang-woo, mas é impossível ter certeza… até porque Gi-hun parece bastante inclinado a confiar nas pessoas e formar alianças lá dentro, acreditando que essa é a melhor maneira de sobreviver – e, agora, ter uma equipe vai ser mais importante que nunca.

A comida dada pelos mascarados depois da prova é vergonhosa: um ovo cozido e uma garrafa de refrigerante. É proposital, é claro, sabendo o quanto isso vai acentuar a tensão entre os jogadores, e alguns, liderados pelo mau-caráter 101, entram na fila duas vezes para pegar o ovo cozido e o refrigerante, mas como as porções são contadas, cinco pessoas acabam ficando sem comer. E é exatamente o que as pessoas por trás desse jogo perverso queriam, porque um dos jogadores que ficou sem comer encrenca com Deok-su, que o espanca até a morte – uma atitude que parece revoltar Gi-hun, embora não seja lá muito diferente do que acontece durante os jogos. De qualquer maneira, nada acontece a Deok-su, o corpo do homem que ele acabou de matar é simplesmente levado dali, enquanto a contagem no telão diminui um jogador e aumenta o valor do prêmio final.

Então, Deok-su sabe o que precisa fazer naquela noite

No fundo, todos sabem que aquela noite terá MATANÇA. Fora dos jogos oficiais, os jogadores tentarão matar uns aos outros assim que as luzes se apagarem, num estilo meio “Battle Royale”, e eles terão que pensar em maneiras de sobreviver… Gi-hun, Sang-woo e Ali Abdul decidem não dormir quando as luzes se apagarem, e instruem Il-nam a fazer o mesmo; Gi-hun também convida Sae-byeok, a Jogadora 067, a se juntar a eles se alguma coisa acontecer durante a noite. Toda a sequência da matança da madrugada é desesperadora, com efeitos estetoscópicos que nos deixam tontos e, ao final, estamos horrorizados como o Jogador 001 – que é quem, de alguma maneira, coloca um fim naquilo tudo. Ele faz uma escalada perigosa até o topo de beliches para pedir que todos parem, o que parece ter colocado muitos dos espectadores duvidando dele.

Não tenho uma opinião ainda… enquanto assistia ao episódio, fiquei com dó do 001 em estado de choque, sem lembrar o próprio nome ou passando a noite toda acordado porque está assustado e tudo o mais.

Agora, já começo a pensar que talvez seja suspeito mesmo… não queria que fosse, eu gosto dele!

O episódio traz pouco de Hwang Jun-ho nesse episódio, e continuamos acompanhando sua busca pelo irmão enquanto ele corre riscos (como quando pergunta ao Jogador 456, o Gi-hun, sobre o irmão!) e parece sempre muito próximo de ser descoberto… até acho que ele está durando bastante sem que desconfiem de verdade dele. De qualquer maneira, existem grupos e grupos dentro dessa organização toda, e alguns dos mascarados também têm seus próprios interesses e segredos – entendemos, finalmente, como o Jogador 111, Byeong-gi, consegue informações sobre os jogos vindouros, por exemplo: ele é um médico que ajuda a retirar órgãos dos corpos depois do fim de cada jogo. Gosto de como “Round 6” está crescendo e mostrando diferentes facetas dentro de uma mesma história. De fato, o sucesso é justificável: a série é bem rica.

A formação de grupos, depois da matança da madrugada, acaba se tornando inevitável – no grupo liderado por Gi-hun e Sang-woo, também temos, agora, Abdul, Il-nam e Sae-byeok… 456, 218, 199, 001 e 067. Quando o terceiro jogo é anunciado como “um jogo em equipe”, eles precisam formar times de 10 pessoas sem saber o que jogarão nos próximos minutos… eu queria muito gostar de Sang-woo (talvez só porque ele seja bonito, mas também porque eu simpatizei com ele lá no início), mas depois de ele ter traído o grupo no episódio anterior e de agora ficar com aquele discurso de que “não aceitariam mais mulheres na equipe porque já têm uma equipe fraca”, é praticamente impossível. Cada jogador fica responsável por conseguir mais uma pessoa para a equipe, e é assim que eles terminam em uma equipe com três mulheres e um idoso para jogar cabo de guerra.

A TENSÃO É PALPÁVEL!

Como eu comentei, é muito interessante pensar que todos os personagens principais estão nesse mesmo time, jogando um cabo de guerra mortal (no topo de uma torre, da qual a equipe perdedora despenca para a morte) contra um time de figurantes, então é impossível que a vitória não seja da equipe de Gi-hun… mesmo assim, “Round 6” constrói a tensão e nos prende ao sofá enquanto assistimos angustiados à elaboração de estratégias para a vitória – afinal de contas, cabo de guerra não é apenas sobre força e eles sabem que, com força, eles não ganharão. Então, 001 lhes orienta uma série de estratégias que eles colocam em prática fielmente, conseguindo desestabilizar a outra equipe no início e começar ganhando, mas a vitória não é assim tão simples… eles começam a perder e a derrota parece certa, até que 218 dê uma solução arriscada, mas eficaz: eles darão 3 passos para a frente, deixarão o outro time se desequilibrar, e então puxarão.

O melhor cabo de guerra que eu já assisti na vida. QUE SEQUÊNCIA BRILHANTE.

Foi maldade da série terminar o episódio quando eles dão os passos para frente, sem nos mostrar o resultado do cabo de guerra, ainda que já o conheçamos… felizmente, nesse caso, não é uma série semanal e podemos já dar play no próximo episódio para ver a conclusão do jogo. Acho que minha ansiedade não me deixaria esperar uma semana aqui!

 

Para mais postagens de Round 6, clique aqui.

 

Comentários