Star Trek: Discovery 4x02 – Anomaly

Luto.

“Star Trek: Discovery” está definindo os rumos de sua quarta temporada depois da tragédia vivenciada no fim do episódio anterior: inesperadamente, Kwejian, o planeta natal de Book, foi destruído, “devorado” por uma anomalia que a USS Discovery precisa investigar e entender antes que destrua outros planetas inteiros em seu caminho. “Anomaly” é bastante emotivo e intenso – um excelente episódio de “Star Trek: Discovery”, e que ainda traz de volta à nave um personagem importantíssimo: Saru. Eu gostei bastante de ver Saru com Su’Kal, e é interessante vê-lo de volta em seu planeta (inclusive, começo a temer pelo seu planeta agora que ele deixou para trás uma família, como Book deixara), mas a verdade é que temos a sensação de que o Saru precisa estar na USS Discovery… é só vê-lo em seu uniforme da Federação, interagindo com Michael que sabemos disso.

Saru é sempre sábio, calmo e eu não sei como Michael poderia ser uma boa capitã sem ele – a Federação chega a oferecer a Saru o posto de capitão de uma outra nave, mas, naquele momento, ele sente que o seu lugar é ao lado de Michael Burnham… e a USS Discovery tem uma missão importantíssima. O tema da anomalia é assustador e parece chamar a atenção de todo mundo, tanto é que presenciamos uma rápida reunião na qual a Federação tenta tomar decisões em relação a seus próximos passos, e chegamos a ver a Presidente T’Rina, de Ni’Var (pensar em Ni’Var/Vulcano me faz ansiar tanto pela estreia de “Star Trek: Strange New Worlds”), oferecendo todo o apoio à Federação, mesmo que o planeta não seja oficialmente um membro. E eles precisam lidar com o caos e o pânico que virão quando todos começarem a descobrir o que aconteceu a Kwejian.

Book, por sua vez, está em choque. Há dias ele está trancado em seu quarto, vivendo e revivendo toda a experiência traumática, assistindo a memórias em busca de qualquer informação que tenha deixado passar, e Michael não sabe bem como ajudá-lo: ela está ali por ele, mas ele se fechou de uma maneira alarmante e nem conseguiu chorar ainda… quando a Federação decide enviar a USS Discovery em uma missão até a anomalia que causou a destruição de Kwejian em busca de dados que possam interpretar e ajudar a prever para onde a anomalia vai a seguir, Book se voluntaria imediatamente para a missão: ele é o melhor piloto que eles têm e não precisa necessariamente da autorização da Federação, porque não é parte dela, mas será que ele está emocionalmente preparado para lidar com isso tudo? Michael decide enviar Paul Stamets com ele.

Já disse que eu adoro o Stamets?

A missão de Stamets e Book é interessante, e eu gosto muito de como “Star Trek: Discovery” consegue colocar os personagens no meio da ação, tentando descobrir informações importantes e, ainda assim, os desenvolve em diálogos tocantes e inteligentes. A anomalia, por sua vez, não cansa de surpreender… durante toda a missão, a USS Discovery inexplicavelmente sofre com alterações no seu campo gravitacional, por exemplo, mas essa não é a maior surpresa da anomalia no episódio: a surpresa é a análise dos dados que Tilly comenta com Saru ao fim do episódio… aparentemente, a coleta de dados de Stamets pode não entregar nenhuma resposta porque a anomalia se comporta como um ser senciente, e mudou totalmente de direção depois da “visita” da USS Discovery. Assim, eles não podem prever o que acontecerá a seguir, para onde a anomalia está rumando, o que causará…

Que mundos destruirá…

É uma trama interessante! Estou curioso!

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários