Zoey’s Extraordinary Christmas (2021)

“Time after time”

O NATAL DA ZOEY! Depois do cancelamento de “Zoey’s Extraordinary Playlist” no fim de sua segunda temporada, a série ganhou um especial em formato filme, chamado “Zoey’s Extraordinary Christmas” – um delicioso filme natalino no qual podemos reencontrar os personagens que amamos, ouvir deliciosas músicas de Natal e entender por que Max “ganhou os poderes” de Zoey no final do último episódio, e o que isso significa para o relacionamento deles. “Zoey’s Extraordinary Christmas” é um filme divertido e emocionante, mas embora comece com a Zoey contando um pouquinho sobre os seus poderes, como os conseguiu, o que virou da sua vida depois disso e outras coisas para um Papai Noel no shopping, o filme não funciona independente da série, porque está muito pautado nas relações que foram construídas nas duas temporadas.

Embora todo mundo ao seu redor esteja entrando em um clima festivo de Natal (Mo está cantando “It’s the Most Wonderful Time of the Year” pelos corredores e escadas rolantes do shopping, por exemplo, sempre maravilhosa!), Zoey não está “sentindo” todo esse espírito natalino e não sabe bem o que fará nesse ano: acontece que é o primeiro Natal desde a morte de Mitch, seu pai, e essa sempre foi uma data de que ele gostou bastante, e ele preparava uma grande ceia, comprava presentes perfeitos e fazia com que a data fosse especial ano após ano… ela não sabe como vai conseguir lidar com a data nesse ano – e as coisas se complicam quando ela resolve conversar com a família sobre isso e descobre que todos eles já fizeram planos e não estarão na cidade durante o Natal. Embora por fora ela esteja dizendo que “está tudo bem”, por dentro ela está cantando “Bad Blood”.

Eu adoraria acompanhar uma nova temporada de “Zoey’s Extraordinary Playlist” para poder ver o Max com poderes, porque isso muda um pouco a dinâmica original e podemos ver, por exemplo, os sentimentos de Zoey Clarke expresso em músicas – enquanto Max está apenas ouvindo, no entanto, também perdemos de ouvir o maravilhoso do Skylar Astin cantando… acho que não podemos ter tudo nessa vida. Mas Zoey e Max compartilham uma das minhas cenas favoritas do filme quando um está ouvindo a “heart song” do outro, e os dois estão pensando em coisas completamente diferentes: enquanto Max está cantando sobre eles fazerem algo diferente no Natal para que ela não precise ficar pensando nisso, com “Just the Two of Us”, Zoey está no ápice do seu clima natalino com “We Need a Little Christmas”, e é bizarro, divertido e GENIAL.

Quando Max percebe o que Zoey realmente quer, então ele a apoia e permite que ela comece a planejar o “Natal perfeito”, exatamente como o pai fazia, e eu preciso dizer: a Zoey é bastante egoísta, né? Não que isso seja uma grande novidade, porque embora eu ame a série, eu reclamei continuamente da Zoey e de suas atitudes inúmeras vezes. Em “Zoey’s Extraordinary Christmas”, a vemos mudar o plano de todo mundo, e ela de fato tem uma família bastante compreensiva, porque o irmão, a cunhada e a mãe não apenas mudam os planos para poder estar com ela no Natal, mas fazem parecer que os planos deles nem eram assim tão legais e podem esperar. Sempre tensa e controladora, Zoey pensa em todos os detalhes e quer que tudo seja exatamente como era quando o pai estava vivo, o que não sabemos se é realmente uma atitude muito saudável.

Mas Zoey tem tudo planejado. E está à beira de um surto.

Em paralelo, também acompanhamos um pouco dos outros personagens… David e Emily têm um plot bem interessante no qual lidam com um cara chato que conheceram há muitos anos e que anualmente envia um jornal com fotos da família e tudo de incrível que eles fizeram durante o ano, e então, seguindo uma sugestão de Max, eles acabam decidindo criar um jornal falso com fotos deles e do pequeno Miles, e enviar para provocar – e eu me diverti muito da preparação para as fotos e de todas as histórias que eles criam! No fim, mesmo com todo o restante que era para ser emocionante, David e Emily foram os que mais me emocionaram, porque aquela “carta” que o David escreve e dá para a Emily ler é tão profunda e tão cheia de sinceridade que eu acabei chorando com eles… e é incrível como eles conseguem partir disso para nos fazer rir logo em seguida.

Emily e David arrasaram!

Mo, por sua vez, está se aproximando dos filhos do namorado quando Perry pede que ela vá buscar Amirah em um ensaio de uma apresentação, dizendo que “ela entende dessas coisas e pode dar umas dicas”. É claro que Mo leva isso em uma direção totalmente equivocada e acaba se tornando uma carrasca cheia de broncas durante os ensaios seguintes, e quando o dia da apresentação das crianças finalmente chega, acaba não sendo um coral das crianças, mas um show da Mo… quer dizer, Mo estava maravilhosa, como sempre, cantando “Underneath the Tree”, mas Perry precisa ajudá-la a ver que nem tudo é sobre ela – e essa apresentação não era para ser. Gosto demais da Mo, e acho que ela tem um coração imenso, e é muito bonito vê-la receber essa “crítica” de coração bem aberto, com direito a dar o microfone a Amirah no evento do fim do filme e tudo!

Maggie, por sua vez, está, talvez, quase ficando pronta para seguir em frente… no seu plano original, antes de Zoey mudar tudo, ela ia para o Havaí com Deb, mas ela mudou todos os planos de viagem para poder participar do “Natal do Mitch” que a Zoey está organizando – o que a Zoey não esperava, é claro, era que Maggie ficasse toda encantada por Jack, o vendedor de árvores de Natal, com direito a uma interpretação de “Call Me Maybe” e tudo. Como Max também escuta a “heart song” de Maggie, ele acaba convidando Jack para a ceia de Natal, e é aí que os planos de Zoey começam a dar perigosamente errado… e ela está uma pilha de nervos e prestes a explodir, e ainda presencia um beijo inocente de Maggie e Jack sobre o visgo (depois de ela ter feito um rápido número de sapateado para ela). Naquele momento, Zoey sente que o Natal já era

Mas as coisas só pioram e ela torna a experiência terrível para todo mundo. Quando o Jack, em um acidente terrível, quebra um globo de neve que era a grande representação de Mitchell naquela mesa de Natal, a família Clarke canta “Wish You Were Here” e é a música mais triste que Max já ouviu alguém cantar… mas tudo aquilo é importante para Zoey, porque, durante aquela noite, ela “recebe uma visita do pai”, que a ajuda a entender algumas coisas: principalmente, que ele nunca deixará de estar ao lado deles… sempre estará nas suas memórias e nos seus corações, mas isso não quer dizer que eles não podem começar a criar novas memórias e a desenvolver novas tradições de Natal. Ao som da emocionante “Have Yourself a Merry Little Christmas”, Mitch consegue fazer com que a Zoey dê mais uma amadurecida, como ele sempre faz.

E, agora, Zoey precisa falar com Max… uma das coisas que mais me deixou feliz no fim de “Zoey’s Extraordinary Playlist” e no filme foi o fato de o namoro de Zoey e Max ser respeitado e estar fluindo lindamente – e, aqui, ele está arrasado depois de ter ouvido a família cantar “Wish You Were Here”, porque ele sente que a culpa de todo aquele sofrimento é dele, mas Zoey está ali para explicar que não é… a dor sempre esteve lá, é isso o que significa estar de luto. Mesmo assim, Max tem um momento bonito de clareza no qual fala sobre como eles tiveram problemas no relacionamento deles porque ele achava injusto que ela pudesse saber tudo o que ele estava pensando, e nunca parou para pensar no quanto era difícil para ela, e no quanto era difícil presenciar e carregar consigo todos os pensamentos e sofrimentos que as pessoas tentavam esconder.

E, em parte, foi por isso que Max também ganhou esses poderes: para que ele pudesse entender a Zoey e para que juntos eles pudessem tornar o relacionamento deles ainda mais forte. No mesmo cenário do maravilhoso fim da segunda temporada, Max e Zoey compartilham uma última música na qual os dois estão se ouvindo“Time After Time”, da Cyndi Lauper, é lindíssima e funcionou brilhantemente nessa sequência, e então Max deixa de escutá-la, porque ele já entendeu o que o universo queria que ele entendesse ao lhe dar aqueles poderes… foi um momento importante e muito bonito para os dois, mas eu não queria que o Max perdesse os poderes! QUE BOM QUE ELES CONTINUAM JUNTOS E FELIZES!!! No fim, então, Zoey quebra o ciclo e leva toda a família para um evento organizado por Mo no restaurante dela e do Max, seguindo o conselho do pai e construindo novas tradições. Lindo!

 

Para mais postagens de Zoey’s Extraordinary Playlist, clique aqui.

 

Comentários