Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A decisão de João da Luz

“Não me procure mais!”

Parecia que as coisas estavam finalmente indo muito bem para Cléo e João da Luz – eles estão cada vez mais apaixonados um pelo outro, e cada vez mais incapazes de esconder isso, especialmente desde que o João foi transformado em pedra pela Iara e a Cléo o salvou com um “beijo de amor verdadeiro”. As cenas dos dois são incrivelmente fofas (João da Luz vai procurar a Cléo no Sítio de Dona Benta durante a noite, por exemplo, para conversar com ela e perguntar se ela o beijou no fundo do riacho), mas os mal-entendidos precisam vir, e temos uma estratégia bem típica de telenovelas clássicas: quando um personagem escuta uma conversa pela metade e tira conclusões precipitadas sem ter todas as informações. Mas sei lá, parece que até esses desentendimentos de João da Luz e Cléo funcionam incrivelmente bem, e eu adoro acompanhá-los.

O Zequinha compôs uma música para a Cléo – “Descobrindo o Que é o Amor” –, mas o Angico é quem vai mostrar para ela, como se tivesse sido ele quem a escreveu. Para isso, ele convida Cléo para ir até o Arraial dos Tucanos, e Cléo acaba encontrando o João no meio do caminho, que também estava indo para o Arraial para devolver uma cachorrinha que ele encontrou perdida na mata… é impressionante a química entre eles e a maneira como o rosto de João se ilumina quando ele encontra a Cléo, e ela também fica extremamente feliz ao vê-lo, e chega a oferecê-lo uma “carona” até o Arraial na bicicleta que ela estava usando, e confesso que toda a parte dos dois juntos na bicicleta é bem romântica, mas precisamos curtir esses últimos momentos de “romance”, porque, no Arraial, Angico chega até a Cléo a cobrando: “Cléo, e o nosso encontro? Você esqueceu, é?”

Um golpe para o João, é claro.

Angico já está começando a nos encher – sua insistência com Cléo é nojenta, mas o seu desrespeito com o próprio irmão ainda é o que mais me enerva. Nesse momento, no entanto, odiei o tom que ele usou com Cléo, de cobrança, mas ela o acompanha até a rádio para ver a sua “surpresa”, e fica admirada ao ouvir a música, que é mesmo muito bonita… mas que não tem nada a ver com ele. Além de ele não ter aquela voz e não saber tocar o violão, ele nunca seria sensível o suficiente para escrever uma música como aquela, e quando ela pede que ele cante a música ao vivo para ela, ele joga a carta da timidez e fica por isso mesmo. Mas essa “fama de compositor” ainda vai se tornar maior, e então ele terá que contar a verdade ou ser exposto de uma vez por todas… começa com a Cléo colocando a música na rádio para todo mundo ouvir, e a única parte fofa disso foi a Dona Benta rasgando elogios à música e ao compositor, e o Zequinha do lado.

O Zequinha é muito fofo, tadinho! Fiquei triste por ele.

Quem não gosta de ouvir a música, é claro, é o João da Luz – e ele acredita que Cléo e Angico têm alguma coisa; afinal de contas, aquela é evidentemente uma música de amor, e se ele escreveu para ela, é porque ele está apaixonado, e se ela colocou no rádio para todos ouvirem, deve ser porque ela corresponde. Pedrinho até comenta com Cléo, mais tarde, que o João ficou com ciúmes por causa da música, e ela fica toda sorridente e feliz (“Será que…? Ai meu Deus, é bom demais para ser verdade. Será que você tá gostando de mim igual eu de você?”, ela conversa sozinha). É uma pena que, com os sentimentos tão próximos de serem públicos, os dois acabem se afastando por causa de uma confusão… Pedrinho conversa com Cléo sobre o Angico, diz que o João da Luz parece acreditar que ela e Angico estão namorando, e ela nega tudo, é claro.

A conversa é praticamente uma declaração de amor ao João, mas o João escuta a parte errada da conversa e entende tudo errado. João chega um pouco depois de Cléo falar o nome de Angico, e só a escuta dizer que “não sente nada por ele”, que “é como se eles fossem de mundos diferentes”, que “sente no máximo carinho”, e coisas desse tipo… como sempre acontece, ele também sai no momento exato em que ela vai voltar a deixar claro que está falando do Angico. Ele chega à conclusão, então, de que ela estava falando sobre ele, e fica arrasado. É uma estratégica clichê (e ainda muito boa) de telenovelas, que causou muita confusão parecida durante anos de “Malhação”, por exemplo. João poderia ter ouvido qualquer outra parte da conversa, podia ter ouvido até o final e entendido melhor e ficar radiante de felicidade, mas não…

“O Angico e eu? Que ideia! Eu gosto mesmo é daquele grosseirão. Daquele bicho-do-mato de cabelo vermelho que mora na casa da árvore”

Com o coração machucado, João decide ir falar pessoalmente com Cléo, e ela fica toda feliz em vê-lo ali, ainda mais quando ele diz que “veio fazer um pedido”, mas o que ele pede é que eles não se encontrem mais e que ela não vá mais à casinha – “Eu não quero mais te ver, Cléo”. Ela está quase chorando quanto pergunta por que ele está fazendo isso agora, e ele diz que é porque ele é um fugitivo e tem medo que o descubram se ela ficar atrás dele, e ela tenta argumentar (“Peraí, João, mas não tá certo isso”), mas ele já tomou sua decisão… “Cléo, me esquece. Me esquece para sempre”. É TÃO TRISTE. Os dois estão machucados, os dois estão sofrendo e chorando, quando tudo o que queriam era estar juntos. Triste, Cléo comenta consigo mesma: “Tá bem, João. Eu não vou mais procurar você, eu prometo. Agora te esquecer… isso eu já não posso prometer".

Típico casal sofredor de telenovela clássica.

Não demora muito para que o João da Luz volte ao Sítio do Picapau Amarelo, assobie para chamar a atenção de alguém, e Cléo sai toda feliz, achando que ele mudou de ideia, que ele quer falar com ela, mas ele só diz que veio até ali para falar com o Pedrinho, e pede que ela o chame, por favor. Parece cruel e triste, mas a verdade é que eu também o entendo: eu teria chegado à mesma conclusão que ele, tendo ouvido só uma parte da conversa e, nesse caso, o melhor seria se afastar mesmo. João estava ali para contar para o Pedrinho que a Cuca roubara a carapuça do Saci e agora ele tinha se tornado “seu novo ajudante”, desde a demissão do Pesadelo, e os dois precisam ajudar o amigo… enquanto isso, Cléo fica no Sítio triste, se perguntando por que o João a está tratando assim, e se ele percebeu que ela gosta dele, mas como não gosta dela, preferiu se afastar…

Como esses dois sofrem.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

Postar um comentário