Merlin 1x02 – Valiant

O Cavaleiro Valente.

COMO EU ADORO ARTHUR E MERLIN! “Merlin” é uma das minhas séries favoritas na vida: tem o ritmo que eu adoro da BBC, fotografia incrível, história cativante e um elenco competente – e acho que ela funciona, em grande parte, por causa da inegável química que Merlin (Colin Morgan) e Arthur (Bradley James) compartilham, e esse episódio é uma grande prova dessa incrível dinâmica que deu tão certo! Sinto que “Valiant”, muito mais do que sobre um cavaleiro trapaceiro que chega a Camelot usando magia para tentar vencer um duelo e matar o príncipe herdeiro do trono, é sobre a relação de Merlin e Arthur: é um episódio para que eles comecem a aprender a se respeitar e a trabalhar em equipe. Quer dizer, eles claramente ainda têm um longo caminho pela frente, e Arthur terá que crescer muito para deixar sua arrogância de lado, mas eles estão começando.

No episódio passado, Merlin salvou a vida de Arthur de uma feiticeira vingativa que queria tirar de Uther seu filho porque ele tirara o dela, e como “recompensa” (?), ele se tornou um servo do Príncipe Arthur – para ser constantemente explorado e humilhado, aparentemente. Eu gosto muito da energia caótica que a dupla transborda, porque mesmo nos momentos em que eles estão se provocando, eles são divertidos demais! E, durante todo o episódio, vemos Merlin passar a aceitar melhor seu posto… quer dizer, pode ser trabalhoso e cansativo às vezes, mas ele acaba dizendo ao Gaius que “não é sempre tão ruim”, o que já é um grande avanço. E ele parece bastante feliz enquanto assiste às batalhas de Arthur em um evento de Camelot, torcendo por ele! É uma amizade importante e bela que está lentamente se anunciando para o futuro.

Os problemas de “Merlin” parecem sempre envolver magia – afinal de contas, Uther baniu a magia do reino há 20 anos por causa de eventos ainda nebulosos, mas o fantasma da magia sempre retorna para assombrá-lo. Dessa vez, um dos cavaleiros que está competindo no campeonato de Camelot é um feiticeiro traiçoeiro cujo único objetivo é acabar com a vida de Arthur. Para isso, ele está equipado com um escudo com um desenho de três cobras, cobras essas que ganham vida a seu comando e matam o adversário antes que ele possa perder qualquer batalha… felizmente, Merlin acaba descobrindo sobre isso a tempo de fazer alguma coisa. Ele vê algo estranho quando vai guardar as coisas de Arthur junto com as dos demais cavaleiros, e depois Ewan, que competiu contra o feiticeiro, o Cavaleiro Valente, é levado por Gaius com duas marcas no pescoço e sintomas de envenenamento.

Merlin sabe depressa o que está acontecendo… mas o que ele vai fazer a respeito disso? Quer dizer, seu impulso é ir imediatamente conversar com Arthur e contar tudo o que sabe, mas Gaius o adverte dos problemas de seu plano: ele não tem provas contra o Cavaleiro Valente, e Uther pouco se importará com a palavra de um servo sobre a de um cavaleiro. Então, Merlin terá que cuidar das coisas por conta própria ou então encontrar provas de que está dizendo a verdade se quiser salvar a vida de Arthur – afinal de contas, o Cavaleiro Valente está fazendo seu caminho até a final contra o Príncipe a qualquer custo. Corajosamente, Merlin invade a câmara do Cavaleiro Valente, então, e quando é quase atacado por uma das cobras do escudo, ele se defende cortando a cabeça dela fora: assim, Gaius pode preparar um antídoto a Ewan, e ele pode servir de testemunha.

Infelizmente, Merlin acaba indo falar com Arthur meio cedo demais… enquanto Gaius está preparando o antídoto e ajudando Ewan a melhorar, Merlin já procura o príncipe e conta tudo o que sabe, e eu acho extremamente fofo que Arthur não demora quase nada para acreditar nele – é TÃO BOM ver Arthur tomando a palavra de Merlin como verdade, independente de como isso vai parecer aos olhos do pai. Porque, é claro, Uther é insuportável e toda a sequência é humilhante, porque o Cavaleiro nega qualquer acusação e, como uma das cobras ataca Ewan antes que ele possa se recuperar e servir como testemunha (a palavra de outro Cavaleiro talvez convencesse o rei), Arthur não tem nenhuma prova, fica parecendo apenas que ele está sendo covarde e que está com medo de lutar contra o tal “Cavaleiro Valente” na final daquela competição.

Agora, ele precisa retirar as acusações e seguir adiante.

Merlin está arrasado, se perguntando o que ele pode fazer (e se ele tem mesmo que fazer alguma coisa), e muita gente parece esperar que ele faça algo – mas ele não sabe como ajudar Arthur. Ele tem duas conversas importantes sobre isso: primeiro com o Grande Dragão, para tentar dizer que “ele está errado sobre o seu destino”, que “não pode proteger alguém que o odeia”, mas o Dragão responde perguntando “como uma metade pode odiar aquilo que o faz inteiro” (uma fala de arrepiar!); depois, Merlin também tem uma conversa com Gwen, que acredita que Merlin precisa fazer alguma coisa… até Gaius o apoia no fim das contas, então Merlin decide estudar: se ninguém acreditou nele sobre as cobras no escudo do Cavaleiro Valente, ele só precisa forçá-las a vir à vida na frente de todo mundo durante o duelo – então, será o fim do Cavaleiro.

Antes da fatídica batalha, Merlin e Arthur compartilham uma cena importantíssima para a amizade deles. Mesmo depois de eles terem brigado e de Arthur ter dito que ele “o fez parecer um idiota na frente de todos”, Merlin vai falar com Arthur na noite anterior ao duelo, e a cena é emocionalmente carregada de muito sentimento: a maneira como Merlin, contra todas as possibilidades, se preocupa com ele e não quer que ele arrisque a sua vida, ou a maneira como Arthur sabe que não tem escolha a não ser ir para o duelo, mas confiando plenamente em Merlin, sabendo que ele está dizendo a verdade. É uma cena intensa, e não é difícil entender por que as pessoas “shippavam” Merlin e Arthur durante todo esse tempo. O sentimento deles um pelo outro, mesmo que não romântico, é fortíssimo – mesmo agora, em um estágio tão inicial da série.

Como é bom reassistir a “Merlin” e perceber isso plantado desde sempre.

Merlin pode até esbravejar que “não quer proteger o Arthur” ou qualquer coisa assim, mas a verdade é que ele se importa demais para não fazer nada. Então, ele aprende um feitiço para forçar as cobras a se mostrarem durante o duelo, uma sequência tensa na qual o próprio Arthur precisa provar toda sua coragem, e Merlin fica nos bastidores, como ficará durante muito tempo, fazendo grande parte do trabalho, salvando a vida do seu (futuro) melhor amigo e não sendo reconhecido por isso… de qualquer maneira, a satisfação de ter salvado o Arthur é alegria o suficiente para ele, e ver o sorriso de Merlin quando, ao fim de tudo, Arthur diz que “lhe deve umas desculpas” é muito recompensador. Arthur readmite Merlin como seu servo, e ainda temos muitas histórias para acompanhar de Merlin e Arthur. Essa série é sempre uma delícia de se acompanhar!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários