Lost in Space 3x01 – Three Little Birds

“I’m not a kid anymore”

ÚLTIMA TEMPORADA DE “LOST IN SPACE”. Sou apaixonado pela história da Família Robinson e tudo o que eles vivem nessa constante busca por Alpha Centauri – a mais recente versão da história estreou em 2018 e chega, agora, à sua última temporada, e eu vou sentir falta desses cenários e efeitos belíssimos! No fim da temporada anterior, todas as crianças e adolescentes foram separados dos adultos em uma tentativa de chegarem em segurança a Alpha Centauri, mas eles acabam em um planeta praticamente morto e com os dias contados, onde também encontram a Fortuna, a nave de Grant Kelly, o pai biológico de Judy. A terceira temporada faz um pequeno salto no tempo para justificar o crescimento dos personagens, especialmente de Will, e nos leva a 349 dias depois dessa chegada – quando os jovens continuam presos sozinhos nesse planeta morto.

A ideia era de que eles fossem ficar poucos dias ou semanas ali, mas o conserto da nave está levando mais tempo do que o necessário e em breve o planeta morrerá – assim, os Robinson e os aliados precisam enfrentar uma missão perigosa que evitaram até o momento, mas que pode acelerar os trabalhos de Will: eles precisam de mais titânio e eles sabem onde conseguir: no topo de um penhasco no qual o Robô não pôde chegar, porque as pedras não sustentavam o seu peso… o grande problema, é claro, é que eles sabem pouco sobre o planeta e a escalada de duas milhas vai durar horas… é, no entanto, a única alternativa, ou então eles podem se esquecer de um dia sair daquele planeta, reencontrar os pais ou chegar a Alpha Centauri. Assim, os três Robinson mais jovens mais Vijay e Liam começam uma escalada perigosa, emocionante e com uma vista belíssima.

Gosto muito de como “Lost in Space” consegue trazer toda essa tensão de missões como a desse episódio, colocar um pouco de ação e, ainda assim, desenvolver seus personagens. Temos, aqui, um foco importante em Penny – desde que chegaram àquele planeta, ela está difícil (para não dizer insuportável). Achei que parte do episódio seria sobre ela estar namorando o Liam, mas ainda gostar de Vijay, e de certa maneira isso fica implícito, mas será algo que será trabalhado com mais detalhes nos próximos episódios, eu acredito. O episódio foca, realmente, na relação dela e de Judy como irmãs, porque Penny está cheia de cobranças e colocando a culpa em Judy pelo fato de eles estarem naquela situação e sozinhos, e toda a jornada de escalada faz com que ela comece a prestar atenção e reconhecer as coisas que Judy faz por ela: ninguém cuida da irmã como ela.

O episódio é bem interessante e o grupo de escaladores enfrentam uma série de problemas, como quedas e insetos comendo os pilares de sustentação durante o acampamento da noite, e os Robinson precisam escapar daquilo em uma cena eletrizante na qual precisam usar uma correnteza de ar para voar cada vez mais para cima… no fim, depois da reconciliação de Judy e Penny, o grupo se separa: Judy continuará escalando, sozinha, em busca de um sinal para que possa tentar contatar Grant Kelly, porque nunca esteve tão perto, enquanto Will e Penny descem para fazer o conserto da nave… e Will precisa enfrentar uma descoberta da Dra. Smith: aparentemente, ele não é tão herói quanto se pensa, porque ele mesmo desviou titânio, sabotando a saída do planeta… Will confirma a história, diz que é “porque os Robôs estão atrás dele”, mas não é verdade.

Estava achando tudo bastante estranho mesmo, mas “Lost in Space” não nos deixa terminar o episódio pensando que Will estava sabotando a saída daquele planeta: na verdade, quem fez isso foi o Robô, e Will percebeu isso depressa e assumiu essa culpa para a Dra. Smith. Tudo o que o Robô sempre faz é tentar proteger Will Robinson, e sabendo que todos os outros Robôs estão atrás dele e, consequentemente, ele está em perigo, ele prefere manter o Will naquele planeta. Os dois têm uma conversa interessante como normalmente são as cenas deles, e Will diz que não é mais uma criança e que o Robô precisa confiar nele: eles vão sair daquele planeta, mas ele sabe que está em perigo, como todas as pessoas ao seu redor… por isso, quando eles ajudarem todos a chegarem a Alpha Centauri em segurança, eles vão se separar de todo o grupo…

Por fim, acompanhamos um pouquinho de John e Maureen Robinson, bem como todos os pais cujos filhos foram separados deles. A missão deles também é reencontrar os filhos e chegar a Alpha Centauri, mas eles também têm problemas a enfrentar, como o fato de que os Robôs estão atrás deles e a única alternativa que eles parecem ter é se manter escondidos – afinal de contas, que chances eles têm em um combate direto com os Robôs? Também é interessante notar como cada um está lidando com o sofrimento e a frustração, e como isso se reflete no casamento de Maureen e John, que já enfrentou vários problemas em “Lost in Space”: todos estão no limite, irritadiços, e isso faz com que Maureen meio que se afaste de John, que está ali tentando falar para ela justamente que “está ali”. A terceira temporada tem tudo para encerrar bem essa história!

Curioso!

 

Para mais postagens de Lost in Space, clique aqui.

 

Comentários