Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 30) – Além de Jurerê

A obsessão de Titi…

QUANDO A AMIZADE DE JEREMIAS E TITI É COLOCADA À PROVA. Novamente, Jeremias assume uma posição de protagonismo na “Turma da Mônica Jovem”, dessa vez ao lado de Titi, e temos uma história até bem interessante, embora razoavelmente simplória… Titi e Jeremias, que são grandes amigos desde a infância, estão programando uma viagem para a praia em Jurerê, mas o Titi está muito obcecado com “treinar”, enquanto o Jeremias está pensando em outras coisas, e até descobrindo uma nova paixão além da guitarra, o que é bem bacana – a mensagem da edição é bastante válida, porque a verdade é que, embora o Titi tenha, sim, um corpo sarado que pode deixar as pessoas babando por ele, ele sabe ser um completo babaca… por isso ele levou um fora da Aninha, mas ele ainda precisa aprender que existe mais na vida que malhar.

Titi está obcecado. Seu plano é ir para Jurerê no fim de semana e fazer sucesso com as garotas… mas é bastante difícil suportá-lo. Ele é chato e insistente, não pensa e não fala de outra coisa a não ser em malhar, manter o corpo em forma, e aquela cena do Titi de sunga pequena na loja, com a barriga trincada, dizendo que “está achando a barriga flácida” foi bem preocupante… a edição não se aprofunda nisso, mas o Jeremias percebe o quanto ele está se tornando obcecado e o quanto, se Titi não mudar, isso é perigoso para ele. Ele está a ponto de desenvolver uma doença. O Jeremias, por outro lado, é muito mais “de boa”. Jeremias também já se destacou em outras edições pelo corpo definido e tudo o mais, mas essa não é uma obsessão… ele pensa em outras coisas, tem a paixão pela música, agora está descobrindo a paixão pelo teatro.

A possível paixão pelo teatro surge quando Isa entrega panfletos de uma oficina de teatro, e Jeremias acha interessante… mas o Titi nem dá bola para isso. Quando eles combinam de ir juntos a uma loja, no entanto, Titi deixa o Jeremias plantado porque “está pegando um bronzeado no peitoral”, e então Jeremias tem uma hora inteira, ou mais, até que o Titi se digne a aparecer para seu compromisso, e ele está pertinho da oficina de teatro… então, por que não dar uma conferida? O Jeremias, então, participa da primeira aula de Isa, que é divertida, e adora, assim como todos os colegas, embora eles inicialmente não entendam muito os exercícios bizarros que ela está fazendo… mas são os exercícios de teatro, para que eles se soltem, comecem a trabalhar na encenação e tudo o mais. E, diariamente, Jeremias volta para as demais aulas da Isa.

No fim da semana, então, Isa anuncia que conseguiu que eles apresentem a peça que ensaiaram, mas a apresentação vai ser naquele sábado, justamente o dia que Jeremias tinha combinado de ir à praia com o Titi. Como um bom amigo, ele resolve não desmarcar o seu compromisso, e entra no ônibus rumo a Jurerê com o Titi, mas ele acaba mudando de ideia quando o Titi age como um tremendo babaca, chamando o pessoal de “ridículo” quando eles postam nas redes sociais as fotos com os figurinos da peça… então, bravo com a atitude de Titi, Jeremias pede que o ônibus pare e volta ele mesmo para ser o protagonista da peça de que o Titi está rindo… afinal de contas, esse papel era dele, ele adorou interpretá-lo, e a Isa, que entende tanto de teatro, já percebeu (e já lhe falou) que ele tem talento. Então, por que não investir?

O Titi fica bravo… se acha no direito de ficar bravo mesmo tendo rido de algo que o outro gostava… mas, na praia de Jurerê, ele tem uma pequena lição, ouvindo a Aninha conversando com um garoto sobre “um namorado que tivera”, um cara que, além de ser mandão e querer decidir tudo o que ela fazia ou podia fazer, também se tornou tão obcecado com exercícios físicos e com a própria aparência, que se tornou um cara “sem conteúdo”, porque não sabia conversar sobre absolutamente mais nada. Então ele percebe que está errado e que a maneira como tratou o Jeremias foi errada. Então, ele volta a tempo de ver o fim da apresentação do amigo, que arrasa e ganha aplausos emocionados da plateia e, depois, os dois pedem desculpas um ao outro. É uma edição simples e parece rápida, tratando o assunto com superficialidade, mas é bacana.

Gostei.

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários