Sítio do Picapau Amarelo (2004) – D.A.N.C.E.: Parte 3

O sequestro do Visconde…

A banda D.A.N.C.E. continua no Arraial dos Tucanos, e Elvira continua planejando roubar o lugar da Diana como vocalista da banda, mas, agora, Emília vai ter uma ajudinha especial: Elvis McCartney, o namorado de Diana. A chegada do rapaz movimentou a história de uma maneira bem legal, e é um personagem divertido e malucão no estilo do Supla, que deve ter se divertido gravando as cenas! Ele chega ao arraial de carona em um carro funerário, por exemplo, tirando uma soneca dentro do caixão, o que causa espanto de todo mundo quando ele se levanta, além de comentários divertidíssimos, como da Joaninha ao ver Diana beijá-lo: “Ela tá beijando o defunto!” Mas é uma chegada impactante como o personagem exigia, e ele já conduz uma sequência musical interessante que movimenta o arraial e diverte as crianças do Sítio e emociona Diana.

Com Elvis McCartney por perto, Diana e Geninho resolvem adiar o plano de dar um sumiço na Diana, o que não quer dizer que Elvira está aceitando isso lá muito bem – enquanto Diana, Elvis e o pessoal cantam “O Amor Não Deixa” (AH, EU AMO ESSAS MÚSICAS DA WANESSA CAMARGO!), Elvira surta da sacada e, naquele momento, eu me dei conta de como a Elvira é uma das melhores vilãs do “Sítio do Picapau Amarelo” em muito tempo. Acontece que os vilões do programa tendem para o lado cômico e muitas vezes eles ficam bobos demais, o que não é o caso de Elvira. Ela tem o nível certo de comicidade e crueldade, um equilíbrio perfeito. Gosto muito dela! Quando encurralada por Elvis sobre o motivo de Diana não poder contar para ele onde estava, ela e Geninho vêm com a mesma desculpa de sempre: que eles queriam que o clipe fosse uma surpresa.

Enquanto isso, Iara convence Cuca a não fazer nada contra a Diana no arraial, a pedido de Elvira, que decidiu adiar o plano, e é uma sequência HILÁRIA da Iara “atendendo” sua concha e dizendo que a caverna da Cuca está em chamas, mas é claro que a Cuca fica furiosa quando percebe que era tudo uma mentira – não que a Iara vá dizer que a enganou, porque ela sabe muito bem como ser dissimulada. “Era mentira, amiga?” Mas, para se vingar da mãe d’água, a jacaroa resolve roubar sua voz… já que ela não conseguiu a voz da Diana ainda, de qualquer maneira. A Iara fica hilária e inconformada falando com a voz da Cuca, e são uns capítulos até a Cuca se cansar de ter a voz da Iara e pegar a sua de volta… quando o faz, no entanto, Iara nos entrega uma das melhores cenas da história: UM CLIPE DE “O AMOR NÃO DEIXA” PROTAGONIZADO PELA IARA!

Sensacional!

Enquanto isso, as pestes do Angico e do Zequinha continuam atazanando a vida de todo mundo no arraial… primeiro, eles provocam o Pedrinho e o Visconde, mas, invejosos, eles resolvem que “querem um robô igual ao do Pedrinho”. Como eles não conseguem fazer um Visconde por conta própria, eles decidem roubar o do garoto… eles vão colocar uma placa nele e controlá-lo com controle remoto como se ele fosse um boneco qualquer, e isso tudo me deixou profundamente incomodado. O nível de maldade daquelas crianças não é normal, eles são simplesmente cruéis e irresponsáveis, mas acho que eles seriam mesmo, criados por alguém incompetente como o Coronel Teodorico! Mas que é assustador de ver, é. Visconde sente que eles estão armando alguma, e fica morrendo de medo, mas Dona Benta diz que, ali, “ele está totalmente seguro”.

Pouco antes de ele ser sequestrado.

Felizmente, o pessoal no Sítio não demora para dar pela falta do Visconde… mas é tempo o suficiente para as pestes dos netos do Coronel Teodorico cometerem umas atrocidades que só podem ser descritas como TORTURA – e eles saem impunes. Eu não sei, talvez eu esteja analisando demais uma produção feita para crianças no ano de 2004, mas sinceramente, me incomoda os personagens de Angico e Zequinha, a forma como eles foram escritos, e a maneira como eles não recebem punição… que tipo de mensagem os autores estavam tentando passar aqui? Sim, que eles eram insuportáveis, que eles não prestavam, que eles estavam errados… mas será que todas as crianças entenderam isso?! Ou será que algumas delas só acharam que podiam agir como eles… não sei, eu sei que, assistindo agora, é algo que ainda me incomoda profundamente.

Rabicó, comendo tudo o que vê pela frente, como sempre, acaba machucando o dente tentando comer um botão da roupa do Visconde, e então o Pedrinho fica todo preocupado – afinal de contas, seu melhor amigo sumiu. Emília é quem imediatamente diz que ele não sumiu, não, mas foi roubado, porque ela viu os netos do coronel por ali mais cedo… e embora a Emília aja daquela maneira insensível dizendo que “se o Visconde sumir, a Tia Nastácia faz outro e pronto”, na verdade ela também está preocupada… mas eu achei fofo ver o Pedrinho todo sentimental e triste por causa do Pedrinho: “Pois eu quero o meu Visconde do jeito que ele é, viu, Emília?” A maneira como ele fala sobre ele com o Elvis, e como ele decide ir imediatamente atrás do Angico e do Zequinha para recuperar seu amigo, e como o Elvis e todo mundo o acompanham…

Amizade!

Angico e Zequinha levam o Visconde para dentro de casa, desacordado e já todo estragado, e então eles tentam entender como o “robô” funciona, e eles simplesmente começam a desmontá-lo. Eles tiram braços, pernas, tudo é extremamente cruel… e quando o pessoal do Sítio aparece para buscar o amigo, o Coronel Teodorico não os deixa entrar no quarto dos meninos, dizendo que “eles estão estudando” e que “é um absurdo” essa história de que eles “roubaram” o Visconde. Sério, eu estou precisando ver uma versão do “Sítio” sem o Coronel… felizmente, depois que os meninos tentam escapar, Elvis e Pedrinho encontram o Visconde do lado de fora, desacordado, sem membros, queimado, cheio de pregos por todo o corpo, amarrado a uma árvore… é como o Elvis diz: aqueles garotos passaram dos limites dessa vez!

Todo mundo se junta, então, para trazer o Visconde de volta ao normal depois do horror que fizeram com ele… Tia Nastácia dá uma mãozinha, e o Pedrinho e o Elvis tiram os pregos que foram colocados no pobre cientista, enquanto o Elvis diz que “a molecado tem que entender que brincadeira tem limite”. O problema é que aquelas pestes nunca vão aprender… angustiada e horrorizada, Dona Benta vai conversar pessoalmente com o Coronel Teodorico, contar o que eles fizeram com o pobre Visconde, e o que ele faz? ELE RI. SÉRIO, O CORONEL TEM A CAPACIDADE DE RIR DE TAMANHA ATROCIDADE. Realmente, não tem mais jeito com um avô desses… mas é um alívio ver o Pedrinho cuidar do Visconde (“O mais importante é que ele é meu amigo”), e é linda a cena em que ele desperta e então, feliz, o Pedrinho o abraça. Até me emocionei!

A próxima trama de “D.A.N.C.E.” vai chegar com uma forcinha da Cuca… para se “vingar” da chatonilda da Joaninha, que quer porque quer uma “poção do amor”, a jacaroa resolve preparar para ela uma poção do envelhecimento… quando Elvira escuta a bruxa falar sobre isso, no entanto, ela acha que é uma boa ideia para tirar a Diana do caminho! Então, ela pega a carapuça do Saci e o obriga a entrar na caverna da Cuca para roubar a opção para ela… mais tarde, o Saci acaba contando tudo para a turminha do Sítio, que sabe que a “Ervilha” está indo para o arraial para tentar transformar a Diana em uma velha, mas, quando isso acontece, já é tarde para a Diana… nessa hora, Elvira já está bancando a bruxa da “Branca de Neve” e colocando a poção do envelhecimento em uma goiaba, para dar para a Diana… e, ao que tudo indica, a Diana vai mordê-la…

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Dá pra estabelecer um paralelo entre o Angico e o Zequinha sequestrando o Visconde nessa história e a Miloca tentando sequestrar o Quindim em "O Sumiço da Emília".

    Tal mãe, tal filhos...

    ResponderExcluir
  2. Você comenta sobre a criação péssima que o Angico e o Zequinha receberam, mas pô... eles são FILHOS DA MILOCA e SOBRINHOS DA CANDOCA! O que você esperava? Kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário