Snowpiercer 2x03 – A Great Odyssey

A relação de mãe e filha.

Eu estou bem animado com o que vem a seguir… “A Great Odyssey” não é exatamente um episódio que tenha achado incrível, mas eu estou bem feliz com as possibilidades que “Snowpiercer” apresenta agora que Melanie fez uma descoberta importante: a Terra pode estar lentamente começando a esquentar. Várias coisas estão acontecendo ao mesmo tempo… a Big Alice e o Snowpiercer estão ainda aprendendo a conviver, uma locomotiva dependendo da outra, e a tensão entre os dois poderes é imensa, e é impossível deixar de ficar um pouco receoso quando pensamos que uma das pessoas mais poderosas e mais inteligentes do Snowpiercer está prestes a se ausentar por pelo menos um mês… na melhor das hipóteses. Se acompanhássemos Melanie durante um mês, por exemplo, como estaria o trem quando ela voltasse?

Gosto da tensão bem construída em “Snowpiercer”, e como o Fundo se converteu em uma Fronteira, repleta de tensões “internacionais”. De um lado, temos Andre Layton cada vez assumindo mais a liderança do Snowpiercer, enquanto, de outro, temos o Sr. Wilford, de volta e determinado a comandar isso tudo. É interessante como cada lado do trem tem uma coisa que interessa à outra parte, e como nenhum dos dois quer abrir mão desse resquício de poder, o que gera algumas negociações intensas, além do Sr. Wilford da forma mais nojenta possível se colocando como um rei ou qualquer coisa assim… mas, como comentei extensivamente no último texto e frente à realidade que infelizmente vivemos, o que mais me irrita, no momento, não é nem o Sr. Wilford propriamente dito, mas os seus seguidores cegos que o idolatram sem motivo.

É assustador.

Foi muito bonito acompanhar Melanie e a construção de uma relação com Alex – que, particularmente, eu achei que demoraria muito mais para se estabilizar de uma forma tão densa como aconteceu nesse episódio. Alex é toda durona, acusa a mãe de tê-la abandonado (e o Sr. Wilford envenenou a cabeça da garota por anos, e continua fazendo isso, dizendo que a mãe a está abandonando agora novamente por causa de toda essa teoria de aquecimento do planeta), mas no fundo ela anseia por esse carinho materno que ela não tem há tantos anos… e Melanie a ama de todo o coração, é impossível não acreditar nela. O episódio traz ótimos momentos da dupla construindo uma espécie de conexão bem-vinda, como no momento em que Melanie convence a filha a levá-la para mostrar onde ela dorme, elas conversam e Melanie fala sobre “sentir o trem”.

O que, por sua vez, é importantíssimo para quando Alex está numa posição assustadora de decidir o futuro de sua mãe e de todo o trem… durante uma curva bastante complicada (e que causa aflição), a Big Alice precisa dar uma força extra à Snowpiercer, para que eles consigam seguir em frente, e Alex está no comando, lembrando-se do que a mãe dissera sobre sentir o trem, e ela tem que tomar a decisão entre fazer o que a mãe quer ou egoisticamente segurá-la perto de si por mais tempo… e Alex faz a escolha certa. É uma cena bonita e um momento de orgulho para Melanie e maturidade para Alex, que percebe o quanto se importa com a mãe. Isso culmina em uma despedida lindíssima da dupla quando Mel está se preparando para descer do trem em direção ao laboratório, e Alex a chama de “mãe” pela segunda vez, dizendo que a verá em um mês.

Foi bonito!

Ansioso por mais descobertas de Melanie!

 

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.

 

Comentários