Sandman, Volume 2 – Casa de Bonecas (Parte 5)

Uma convenção sinistra.

“Os Colecionadores” é uma daquelas raras edições de “Sandman” que fogem ao número de páginas padronizado da revista e, ao invés das regulares 24 páginas, temos 38 nas quais Rose Walker e Gilbert estão presos a um hotel no qual uma sinistra convenção está acontecendo, e eles nem imaginam os tipos de riscos que correm… a edição é bastante macabra, com todo o horror que “Sandman” às vezes traz, e eu fiquei angustiado enquanto a lia… embora o Sonho tenha feito uma participação lindíssima no fim da edição, e tenha restaurado parte da esperança disso tudo. Nesse arco, enquanto observa de perto Rose Walker, um vórtice, Sandman também precisa buscar os arcanos que escaparam do Sonhar durante sua ausência, e lidar com as coisas que eles estão fazendo – coisas que afetam diretamente a vida dos mortais quando estão acordados.

Nesse caso, o Coríntio.

Rose Walker continua em busca de seu irmão, Jed, que ela não vê há 7 anos, mas ela acaba ficando “presa” em um hotel com Gilbert quando liga para a casa dos tios para avisar da sua chegada e, surpreendentemente, quem atende é a polícia – e a polícia pede que eles não saiam de onde estão. Os tios horríveis de Jed foram mortos (!), e não se sabe sobre o garoto. Enquanto isso, uma série de pessoas estranhas começam a chegar no hotel para uma “Convenção dos Cereais”, que é um trocadilho infame com o fato de todos ali serem serial killers. Os convidados atendem pelos nomes mais sinistros e mais misteriosos, como “Homem dos Doces”, “Colecionador de Lábios”, “Flagelo da Noite”, “Bicho-Papão”, e todos eles se autodenominam “colecionadores”. E rapidamente conseguimos entender o que isso tudo quer dizer.

É doloroso ler às páginas da convenção, sinceramente. É uma revista de horror explícito, e percebemos o quanto é perturbada a mente daquelas pessoas, que não se sentem vilões, no fim das contas. Eles conversam sobre o que fazem, fazem mesas-redondas, compartilham experiências, mortes… e ficamos o tempo todo apavorados, porque não sabemos o que mais pode estar à frente, e tememos pela vida de Rose Walker. E, como “convidado de honra”, temos o Coríntio, aquele mesmo que escapou do Sonhar durante a prisão de Sandman, e que Sonho agora quer encontrar… quando Gilbert o vê no elevador, ele se dá conta do que está acontecendo nesse hotel, então ele deixa Rose Walker sozinha por um tempo, mas lhe deixa um nome escrito em um papel, um nome que ela pode chamar caso precise de ajuda, mas só em último caso…

Morfeus.

Felizmente ele fez isso, na verdade, porque Rose Walker é atacada em uma sequência desesperadora, e é um alívio ouvi-la chamar por Morfeus, que vem para interferir na vida dos mortais mais uma vez, porque não pode permitir que seus arcanos estejam fazendo isso. Foi a fuga de Coríntio, um pesadelo defeituoso criado por Sonho, há tanto tempo, que instigou humanos a se tornarem serial killers, que os convenceu de que não havia nada de errado com eles, e que causou todos os horrores sobre os quais lemos ao longo da edição, e foi um alívio ver Rose ser salva por Morfeus, que, de quebra, ainda captura Coríntio e desmantela toda aquela convenção de serial killers, mandando as pessoas embora, agora conscientes de seus atos, dos horrores que cometeram, para terem que lidar com suas próprias consciências e/ou serem tragados pelas trevas.

Gilbert, enquanto isso, encontra Jed.

Que rumo a história de Rose Walker vai tomar agora?

 

Para mais postagens de Sandman, clique aqui.

 

Comentários