Cidade Invisível 1x04 – A Cuca Vai Pegar

“Então foi esse Corpo Seco que matou o Manaus… foi ele que matou a Gabriela também?”

Um episódio bem interessante e com revelações intrigantes – entendemos um pouco mais de quem está cometendo esses assassinatos, por exemplo… e que entre a lenda do Corpo Seco. Foi um episódio com pouco da Cuca, mas o título se justifica pelo fato de que Inês quer acabar com Eric Alves de qualquer jeito. Desde o episódio passado que ela está desconfiando que há algo especial nele, porque ele resistiu à maldição da Iara, por exemplo, e quando a Cuca pousou sobre seus olhos em forma de borboleta, Inês não conseguiu entrar na mente de Eric como gostaria, e ela acaba expulsa de sua mente, algo que provavelmente ninguém nunca conseguiu fazer antes com uma entidade tão poderosa quanto a Cuca! Assim, Cuca começa esse episódio desmaiada e confusa, enquanto Camila encontra uma maneira de ajudar o Eric, proporcionando sua fuga.

Agora, no entanto, Inês quer matar Eric mais do que nunca – entidades do folclore brasileiro estão sendo caçadas e mortas, como o Manaus, e ela está cada vez mais convencida de que é o Eric por trás disso. Mas ainda que fosse o Eric, talvez o fosse sem saber, porque ouvimos falar pela primeira vez sobre O CORPO SECO, e acompanhamos um túmulo aberto na floresta e um flashback da época em que Ciço ainda era jovem… naquela época, ele encontra o corpo de um homem que tentou matar o Curupira, então ele chama Inês, que isola o corpo e o prende à terra, já que ele é tão mau que nem o céu nem a terra querem sua alma. Assim, o seu espírito fica preso em um túmulo cercado de pedras, para que não faça mais mal a ninguém… agora, o túmulo foi aberto, o que quer dizer que o espírito do Corpo Seco está vagando livremente de novo.

Mas ele não pode estar sozinho… segundo ouvimos de Inês, o espírito precisa de um corpo, o que quer dizer que ele está usando alguém para cometer seus assassinatos, como o de Manaus – ela acredita que o Corpo Seco está usando o corpo de Eric, e é por isso que ele é tão “poderoso” e tão imune às entidades, mas, na verdade, pode ser qualquer um… minha desconfiança recai mais sobre Luna, porque aquela garota está agindo de uma maneira muito estranha, e é conveniente que seja ela, porque ninguém está prestando muita atenção em seu comportamento estranho devido à recente morte de sua mãe, mas talvez haja algo mais do que esse trauma a atormentando… é só lembrar daquela cena esquisita dela com o passarinho morto no episódio passado. E, nesse, talvez ela tivesse algum motivo além de ciúmes para expulsar Camila de casa.

A parte mais interessante do episódio foi ver Eric despertando e descobrindo cada vez mais coisas a seu respeito – com a Cuca tentando invadir sua mente, parece que alguns muros foram derrubados, ou começaram a cair, e ele tem flashes como da sua mãe atormentada no passado… por isso, ele vai em busca de informações da mãe, que foi internada em uma clínica psiquiátrica, foi diagnosticada com depressão severa e acabou se suicidando. Eric visita o lugar e pergunta a algumas pessoas sobre a mãe, sobre o que ela tinha de fato e se ela falava sobre o seu pai, e tudo o que ele consegue é a informação de que ela desenhava bastante um homem, e quando ele tem acesso às pastas com esses desenhos, ele faz uma descoberta incrível: ERIC ALVES É FILHO DO MANAUS, O BOTO COR-DE-ROSA. O que explica muita coisa sobre a sua relação com as entidades.

Não sei o que ele vai fazer com essa informação, mas estou bem curioso para o crescimento dessa mitologia baseada no folclore brasileiro que “Cidade Invisível” está construindo tão bem. Gostei de assistir aos flashbacks de Manaus com Luiza Alves, a mãe de Eric, sem contar que essa relação de Eric com o Boto explica o interesse da Cuca e, possivelmente, do Corpo Seco nele: afinal de contas, ele tem sangue de humano e de entidade, e pode ser uma ponte entre os dois mundos. Mas, de algum modo, Luna também tem um pouco desse sangue mesclado, não? Então eu continuo achando que o Corpo Seco está na garota e não no Eric. De todo modo, o episódio termina com o Tutu em sua forma original de Tutu Marambá tentando cumprir a missão que lhe foi passada por Inês, e ele ataca Eric na frente de casa… é um final tenso: Eric não tem um minuto de paz.

Quantos episódios ele terminou desacordado ou quase morrendo?

 

Para mais postagens de Cidade Invisível, clique aqui.

 

Comentários