Snowpiercer 2x04 – A Single Trade

“With all due respect, it’s not your train”

Estou com a sensação de que a temporada está demorando para engrenar… como comentei em meu último texto, eu estou bem curioso com a possibilidade de aquecimento da Terra e colônias se formando do lado de fora do trem, mas eu ainda acho que falta alguma coisa. “A Single Trade”, o quarto episódio dessa segunda temporada, é bem construído em cima da tensão entre as locomotivas e os jogos de poderes macabros de Joseph Wilford, mas a verdade é que eu preferia ter acompanhado Melanie Cavill do lado de fora – é incrível que eu tenha tido tanta raiva da Mel ao longo de quase toda a primeira temporada, mas, no momento, ela é a única personagem que eu ainda tenho vontade de acompanhar. Será que ainda teremos um episódio dedicado inteiramente a ela e suas pesquisas, onde quer que ela esteja nesse momento? Quero ver como ela sobreviveu e como está se virando!

Faz apenas 3 dias que Melanie deixou Snowpiercer… nesse tempo, a interação entre os dois trens continua como antes, um sistema intenso de trocas que mantém certo equilíbrio estranho entre Snowpiercer e Big Alice, enquanto o Sr. Wilford espera pelo momento em que poderá tomar conta de tudo – ele acredita que Melanie não retornará de sua “aventura” do lado de fora, e é contando com isso que ele se prepara para uma “festa” a bordo do Snowpiercer… mas ele está prestes a ser derrotado por Mel mais uma vez. Com muita diplomacia, Andre Layton organiza um evento de gala no vagão-leito, e convida Wilford e mais algumas pessoas do Big Alice, para que juntos eles possam ver o lançamento de um balão meteorológico na atmosfera e aguardar a resposta de Melanie… mas é claro que ele não está interessado em ser “gentil” e só isso.

Tudo é um jogo, de ambos os lados, e é até interessante acompanhar essa tensão crescente entre as locomotivas, embora eu esteja muito com a sensação de “vem aí” e pouco de fato acontecendo. Vemos Wilford e seus convidados entrarem no Snowpiercer, se aventurar pela vida de razoável luxo e abundância dentro da locomotiva eterna, e talvez tenhamos conhecido personagens que aparecerão com mais frequência no futuro da série – e só posso imaginar o que eles trarão para a trama! Layton quer trazer alguns funcionários da Big Alice para o seu lado, os encantando com o que eles têm a oferecer no Snowpiercer, mas eles também podem jogar o mesmo jogo… até porque o Sr. Wilford já tem seguidores fieis, como a própria Ruth, que se diz “fiel ao trem”, mas, sinceramente, eu não sei se podemos confiar nela… na verdade, não sei nem se gostaria de confiar nela.

E o que vem aí com LJ e Alex?

Acho que esse foi o episódio que pela primeira vez mostrou uma vulnerabilidade do Sr. Wilford, porque ele tem um caso antigo com Audrey, uma pessoa que ele já tentou fazer se matar na banheira com ele, como o vimos fazer com Kevin mais cedo nessa temporada, e a cena dos dois no vagão-leito é emblemática, sem dúvida… naquele momento, Audrey conseguiu entrar na mente dele de uma forma aterradora, e foi bizarro vê-lo aos seus pés, mas isso não quer dizer que tudo não tenha sido traumatizante para ela também – as coisas que reviveu naquela noite! De todo modo, talvez o Snowpiercer tenha alguma chance, afinal… e, felizmente, eles têm Melanie ao seu lado. O momento do lançamento do balão é de pura tensão, ainda mais quando a resposta de Mel tarda a chegar, mas é um alívio imenso e uma celebração conjunta quando ela finalmente vem.

E a expressão de Wilford tentando esconder a derrota e frustração é impagável!

 

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.

 

Comentários