Cidade Invisível 1x05 – Você Não Vai Acreditar em Mim

“Não, eu não matei o Tutu. Eu acho que não matei”

QUE EPISÓDIO INTENSO E MARAVILHOSO! Eu estou muito curioso pelos dois últimos episódios da temporada, mas tenho a sensação de que, em “Você Não Vai Acreditar em Mim”, “Cidade Invisível” chegou a algum tipo de ápice – efeitos bons, roteiro bem conduzido, minutos perfeitos para um episódio ágil, e revelações na medida certa, que chocam mesmo aqueles que já tinham teorizado a possibilidade de Luna estar possuída pelo Corpo Seco. É um episódio incrível, e Marco Pigossi estava perfeito nele, entendendo um pouco mais sobre o seu papel na matança das entidades do folclore brasileiro. Quando Tutu morre na sua presença, Eric é afastado da polícia e precisa ouvir as pessoas dizendo que “um homem morreu e ele era o único na cena do crime”, mas o mais angustiante é que ele começa com a certeza de que não foi ele que matou Tutu ou Manaus…

Mas logo ele percebe que tem muita coisa que ele não sabe, que ele não lembra… então pode ter sido.

As peças começam a se encaixar com as perguntas da Márcia, por exemplo, que fez suas próprias investigações, embora ela não esteja muito inclinada a acreditar em Eric quando ele diz que “as lendas sobre as quais eles ouviam quando eram crianças são reais” – pelo menos por enquanto. Porque, para confirmar o que está dizendo, Eric manda Márcia ao IML para ver o corpo do Tutu, dizendo que pode apostar que ele também estará com o olho branco, como foi com Manaus e com Gabriela (Gabriela também era uma entidade?). Márcia vai ao IML cheia de perguntas que não são respondidas, e então descobre que o corpo sumiu de lá, e sabe exatamente onde procurá-lo: com Inês no bar. A cena de Márcia no bar tem uma construção incrível: é de arrepiar, e também traz uma interação bacana, macabra e acolhedora (tudo ao mesmo tempo) entre Márcia e Inês.

Gostei bastante!

Eric não se lembra do que fez na noite de segunda, por exemplo… e se ele realmente matou Manaus, embora não se lembre? Interessante que o episódio mostra Eric com a filha (que está com febre novamente), e um momento muito estranho em que ela o abraça e pede que ele não saia, porque “está com medo”, mas Eric precisa entender tudo o que está acontecendo, e vai atrás de Camila, que inicialmente o acusa de matar o Tutu, e ele não pode nem mesmo negar isso com 100% de certeza: “Não, eu não matei o Tutu. Eu acho que não matei”. Na verdade, como ele diz a Camila, ele não se lembra de nada, e quando acordou, Tutu já estava morto… Camila não quer conversar com Eric, porque ficou contra Inês e contra Tutu para defendê-lo e agora Tutu também está morto, mas ela acaba abrindo a porta quando Eric conta que é filho do Manaus…

…ele pode ser um deles.

A reta final do episódio é SIMPLESMENTE PERFEITA. Uma cena melhor do que outra, eu fiquei extasiado, com os olhos vidrados, aplaudindo cada momento… amo quando Eric retorna ao local da morte de Manaus, tentando se lembrar de algo, e então ele encontra um mendigo que estava lá naquele dia, mas ele parece assustado, não quer conversar com Eric, finge que não se lembra dele… e Camila usa o seu poder de Iara para encantar o homem e fazê-lo falar, e aquela cena ficou perfeita! Os efeitos sonoros, a atuação de todo mundo, que cena de arrepiar! Então, o homem acaba falando sobre ter visto Eric ali, conversando com um cara alto e forte com um chapéu na cabeça, e ele também conta que os viu brigando… viu Eric pegá-lo pelo pescoço, mas ele não viu como a noite terminou, porque foi embora. Agora, Eric precisa do restante das respostas… precisa do ritual que Ciço sugeriu.

Enquanto isso, Luna passa mal e a avó chama o curandeiro.

As criaturas estão com medo… Isac vai atrás de Iberê para pedir que ele faça algo, porque é o mesmo caçador que o Curupira matou no passado que está matando novamente, mas Iberê o manda esquecer o Curupira e dar seu próprio jeito. Agora, pelo menos, entendemos mais do que está acontecendo, quem está por trás das matanças. Os dois rituais (de Eric e de Luna) acontecem em paralelo, para revelar a mesma coisa: a cena completa da noite da morte de Manaus. A transição de Eric de volta àquela noite é impecável, e então ele assiste o seu eu do passado atacar Manaus quando ele vem conversar com ele sobre Gabriela, e os flashbacks são perfeitos! Manaus sabe quem matou Gabriela: Luna. Vemos a garota com os olhos brancos na floresta, no dia do fogo, os mesmos olhos brancos que ela tem agora, quando Eric segura Manaus e ela o mata.

É uma cena angustiante e uma reviravolta incrível! No fim, Eric é inocente mesmo… quem está por trás de tudo é Luna, e ela está usando o pai como um dos seus instrumentos de morte. Ansioso pelo que vem a seguir!

 

Para mais postagens de Cidade Invisível, clique aqui.

 

P.S.: Agradecimentos pelo print de capa a Everton Bishop no Banco de Séries.

 

Comentários