Justiça Jovem – Mundo das Joias: Parte Final

Para fora do Mundo das Joias!

A conclusão da primeira saga da nova “Justiça Jovem” – e eu adorei. “MUNDO DAS JOIAS” reapresenta e reúne a equipe, ao mesmo tempo em que traz três novas personagens para o time (Ametista, a Lanterna Nerd e Jinny Hex) e nos empolga de verdade com uma história bem contada, personagens carismáticos, possibilidades interessantes para o futuro (e mistérios) e uma arte belíssima de Patrick Gleason e John Timms, que sinto que precisarei elogiar em cada texto, porque precisa ser valorizada… isso ajuda a tornar a leitura de “Justiça Jovem” tão prazerosa! Estou ansioso para ver o que mais esses heróis têm a contar e como será vê-los perdidos no Multiverso (as possibilidades são um máximo!), mas vamos, antes, falar sobre a conclusão de “Mundo das Joias”, depois que o Superboy e Impulso tiraram os amigos das profundezas do castelo de Opala.

Depois de serem liberados da prisão que os atordoava, o grupo é “surpreendido” por um ataque direto de Opala Negra (“Uma rajada de magia demoníaca do mal de Vossa Escroteza o Lorde das Trevas Opala Negra? Foi sim”), e então eles são confrontados diretamente pelo vilão, que tem um visual poderoso e proporciona uma ótima sequência de ação… o problema é que ele tem kryptonita em seu poder (é incerto como ele conseguiu kryptonita da Terra se ele nem é daquele mundo!), então o Superboy não pode atacá-lo como faria em outra situação… por isso, ele tenta negociar. Enquanto isso, Impulso rouba a kryptonita do Opala Negra e a leva para muito longe… quando retorna, no entanto, o problema já é completamente outro: novamente o Mundo das Joias está mudando (amo o efeito nas páginas!) e nada mais é como costumava ser.

Dessa vez, no entanto, Ametista sabe o motivo: é o Opala Negra, afinal!

Em flashbacks, a edição nos leva para o lado de fora da Sala da Justiça, em Washington, há dois dias, em uma cena que Tim Drake divide apaixonado com Stephanie Brown, quando eles procuram a ajuda de Zatanna, uma poderosa feiticeira que pode ajudá-los a entender algumas coisas em relação a realidades e linhas do tempo alternativas… as coisas, no entanto, são mais estranhas do que Zatanna podia ter desconfiado e quando ela tenta entender a mente de Tim Drake, o Robin, alguma coisa acontece. Ali, Tim Drake vê imagens de quem fora seu melhor amigo, Conner Kent, e de um grupo chamado “Justiça Jovem” – coisas das quais ele não se lembra, por algum motivo que não pode entender… sugere-se que alguém andou adulterando a mente de Tim e de Stephanie, e o que mais essa pessoa pode ter feito. E, pior, com que propósito, afinal?

Então, Tim Drake parte para Metrópolis em busca de respostas!

A última edição desse arco, inclusive, é repleta de diálogos, explicações e, de certo modo, apresentações das personagens que serão parte dessa formação da equipe e são novas. Enquanto o Mundo das Joias se torna algo completamente diferente, por exemplo, Bart acaba soltando algo a respeito do “lance do bebê” de Conner Kent, e então ele conta toda a sua história, do laboratório da STAR no Deserto de Nevada à sua chegada no Mundo das Joias, onde conheceu Lophi (que já estava grávida) e salvou a sua vida… a história é bem legal, explica algumas coisas e nos ajuda a entender que Conner Kent não passou assim tanto tempo no Mundo das Joias quanto tinha ficado sugerido. Tim Drake, por sua vez, conta a Conner que “esqueceu-se dele”, porque alguém apagou ele e toda a Justiça Jovem de sua mente, por algum motivo.

Como isso é possível?

Achei fofo o Conner falando dos amigos:

 

“Eu não parava de pensar em como toda a minha jornada foi doida… e no quanto sentia saudade de vocês. Contei pra Lophi como me sentia uma pessoa completa quando estava com vocês, e como ia encontrar vocês e começar um novo capítulo na minha vida antes desse desvio”

 

Também conhecemos um pouquinho da história da Lanterna Nerd, que agora sabemos que tem apenas 11 anos e se chama Keli Quintela – ela estava em Metrópolis porque planejava pedir um “estágio” na Sala da Justiça, mesmo depois de ter hackeado os Lanternas Verdes e tudo o mais… e Jinny Hex fala de seu avô e do baú cujo conteúdo ainda precisamos explorar! Agora, no entanto, eles precisam deter a destruição que Opala Negra está causando e fugir do Mundo das Joias antes que seja tarde demais… Ametista fala sobre a opala negra que é a “joia primordial” nas profundezas do castelo do Opala Negra, o que lhe dá poder, e o Impulso, de um quadrinho ao outro, vai até lá e rouba a joia com certa facilidade – afinal de contas, supervelocidade. As coisas, no entanto, não serão tão simples, porque um monstro, que é o próprio castelo do Opala Negra, chega para conseguir a pedra de volta.

Lanterna Nerd: “Acho que isso é um pouco demais pra minha primeira vez como super-heroína”

Jinny Hex: “Eu me mijei”

A luta final contra Opala é breve, porque a edição já não tinha muitas páginas sobrando, mas é maravilhosa, com a arte sempre impecável dessa “Justiça Jovem” de 2019 – é uma sequência de ação interessante! Depois de vencerem Opala Negra e impedi-lo de continuar modificando as coisas no Mundo das Joias, Ametista diz que pode levar os amigos até alguém que os conduzirá de volta à Terra: Esmeralda. E, lá no Salão Real do Mundo das Joias, Ametista toma uma decisão: como muitas pessoas querem sua cabeça por lá e vão atacá-la por ela ter “roubado” a joia primordial do Opala Negra, é hora de ela partir ao lado dos novos amigos e passar um tempo na Terra… afinal de contas, é de lá que ela veio. Assim, ela se une oficialmente à equipe, e não apenas durante essa aventura! O problema, é claro, é que Esmeralda é traiçoeira e não cumpre sua promessa, não os envia para Terra…

Ela simplesmente os bane do Mundo das Joias…

Mas para onde? ONDE ELES FORAM PARAR?!

 

Para mais postagens de Justiça Jovem, clique aqui.

 

Comentários