The Promised Neverland 2x02

Existe mesmo um mundo de humanos lá fora?

Esse segundo episódio foi completamente diferente do que eu aprendi a esperar de “The Promised Neverland”, porque não tivemos as crianças correndo risco diretamente, nem aquela ação desenfreada e angustiante que marcou a maior parte da primeira temporada – e é um episódio igualmente excelente! Aqui, as coisas se tornaram muito mais íntimas e reflexivas enquanto nos deparamos com uma possível verdade a respeito do mundo fora das fazendas, e as crianças ganham um novo propósito… para conseguirem o que querem, no entanto, quem elas precisam se tornar? “The Promised Neverland” continua trazendo uma série de questões e continua nos deixando pensativos de uma forma que pode ser até desconfortável… mas adoramos isso. A sequência final, na qual Emma sai para caçar com Sonju é uma das coisas mais inteligentes do anime.

E olha que ele é cheio de sacadas inteligentíssimas!

O episódio começa exatamente de onde o outro nos deixou, quando Emma e Ray perceberam que as pessoas que os salvaram eram demônios… nesse episódio, conhecemos Sonju e Mujika, a maneira como eles levam as vidas, suas crenças e o universo de “The Promised Neverland” se expande – o que é verdade e o que não é ainda é um mistério, no entanto. Emma e Ray precisam encontrar uma maneira de aceitar/entender que demônios os salvaram, e eles explicam que não comem carne humana por questões religiosas: eles juraram nunca comer carne humana. Por isso, pelo menos por enquanto, as crianças estão seguras em sua companhia… eu não sei bem o que pensar, e quero realmente acreditar neles, mas confesso que fico com um pé atrás, porque “The Promised Neverland” me ensinou a agir com cautela… de todo modo, estou amando a dinâmica.

Em uma conversa esclarecedora de Ray e Emma com Sonju, ele fala sobre o mundo lá fora. Eles realmente estão em 2046, ao que tudo indica, mas o mundo mudou há muito mais do que 30 anos, como eles acreditam… há muito tempo, humanos e demônios viviam em um mesmo mundo, um caçando o outro, ódios se acumulando, uma verdadeira bola de neve – até que, há 1.000 anos, eles fizeram um acordo, e então o mundo se dividiu em dois: de um lado, um mundo de humanos; de outro, um mundo de demônios. Nesse momento, eles estão no mundo dos demônios, que cultivam carne humana em inúmeras fazendas porque eles prometeram não caçar mais humanos e não o fazem desde o acordo: Ray, Emma, as crianças de Grace Field e qualquer outra são descendentes dos humanos que foram entregues lá no início como uma “oferta de paz”.

Se existem mesmo dois mundos ainda é uma incógnita – queremos acreditar que sim, mas será mesmo? E, se existe, como as crianças farão para chegar lá? E, se chegarem, como eles serão recebidos pelos demais humanos? De todo modo, Ray e Emma ficam animados com a ideia e começam a planejar para onde ir, e Sonju e Mujika dizem que vão ensiná-los sobre as coisas básicas que precisam conhecer para sobreviverem lá fora, o que é interessante, porque parece que estamos novamente na trama da primeira temporada: só estamos em um novo lugar, mais amplo e mais perigoso, com uma missão aparentemente ainda mais impossível… mas confiamos nessas crianças! Destaque para a cena em que Gilda e as crianças pequenas dão uma bronca em Emma e Ray pela maneira como eles agem, lembrando que eles precisam se cuidar e que eles são uma família.

Foi uma cena muito fofa!

Parte do episódio me causou um desconforto imenso! A “amizade” com os demônios que não comem carne humana, a trilha sonora calminha… sei lá, fiquei esperando por uma surpresa desagradável a todo momento, e não sei se deveria estar desconfiando tanto de tudo assim. Um dos momentos mais simbólicos desse episódio vem quando Emma pede a Sonju se pode acompanhá-lo à superfície, e não porque ela quer realmente ver o que tem lá fora: porque ela quer que ele a ensine a caçar. Eles estão comendo tão bem nesses dias que ela quer garantir que ela poderá continuar conseguindo comida quando estiverem sozinhos… e então ela se torna a caçadora, e é impossível não associar a humana em busca de comida ao demônio em busca da carne humana que, de todo modo, é a sua comida. É bizarro e de arrepiar ver Emma matando, enfiando a flor vampírica que suga o sangue da carne e floresce, e pensar que é o mesmo que os demônios fizeram com as crianças que levaram, e mais do que isso: pelo mesmo motivo.

Chega a dar calafrios!

Isso afeta Emma… mas ela faz do mesmo jeito. O que estamos vendo nascer, afinal?

 

Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.

 

Comentários