Hamilton – “Who lives, who dies, who tells your story?”

“I’m not throwing away my shot!”

“Hamilton” é um estrondoso sucesso na Broadway desde a sua estreia e, graças ao lançamento da versão filmada no Disney+ em 2020, a popularidade do musical ganhou o mundo recentemente. Com texto, música e letra por Lin-Manuel Miranda, o musical conta a história de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos Estados Unidos, de 1776 a 1804. Credito o imenso sucesso do musical à sua forma divertida, irônica e competente de contar a história; as escolhas criativas do musical são inteligentes, e Lin-Manuel Miranda o descreveu como “um musical sobre os Estados Unidos daquela época, contado pelos Estados Unidos de agora”, o que se reflete na escalação de atores negros e latinos nos papeis principais, além da linguagem e dos ritmos musicais utilizados… você escuta às músicas de “Hamilton” e percebe o quanto ele é moderno, caminhando tranquilamente por estilos como o pop, o hip-hop e conta até com batalhas de rap!

É genial!

O musical acumula prêmios de diferentes premiações. A versão Off-Broadway, por exemplo, 27 prêmios, entre eles Lucille Lortel Awards e Drama Desk Awards… sua estreia na Broadway em 2015 foi acompanhada de 16 INDICAÇÕES AO TONY AWARDS, o prêmio mais importante para o teatro nos Estados Unidos, e conquistou 11 desses prêmios em 2016, dentre eles “Melhor Musical”, “Melhor Libreto de Musical”, “Melhor Trilha Sonora Original”, “Melhor Ator em Musical” (Leslie Odom Jr. e Lin-Manuel Miranda foram ambos indicados, Leslie levou o prêmio). “Hamilton” também ganhou um Pulitzer, e o álbum ganhou um Grammy! É uma série de prêmios que apenas ajudam a entender a grandiosidade de “Hamilton” como musical, e ele continua conquistando novos fãs a cada ano. Ainda ouviremos falar muito de “Hamilton” no futuro!

A apresentação de “Hamilton” no 70th Tony Awards, de 2016, foi introduzida por ninguém menos que os próprios Barack e Michelle Obama: OLHA A HONRA, MEU DEUS! Eu sempre adoro as apresentações dos musicais nos Tony Awards, os interessantes medleys que eles fazem, e o de “Hamilton” começa com “History Has Its Eyes on You”, do George Washington, mas naquele verso que se torna o título da última música, interpretada por Eliza Hamilton: “Who lives, who dies, who tells your story”, e isso já me deixa totalmente emotivo – essa música é linda e emocionante, minha nossa! A apresentação de “Hamilton” no Tony Awards é intensa como o musical, diz muito sobre ele: veja esse cenário, ainda mais simples que o da Broadway (!), esse figurino e essa coreografia… “Hamilton” é um musical impressionante, de fato faz sentido todo o “barulho” em torno dele.

Eu amei! 


 

Para mais postagens de musicais, clique aqui.

Para mais postagens sobre “Hamilton”, clique aqui.

 

Comentários