Chilling Adventures of Sabrina 4x01 – Chapter Twenty-Nine: The Eldritch Dark

“I’m dancing with myself”

AH, EU ESTAVA COM SAUDADES! Última temporada de “Chilling Adventures of Sabrina”, e eu estou animado… não acho que a série seja um marco da televisão nem nada, e acho que muitas das críticas que ela sofre são cabíveis, mas, ao mesmo tempo, ela consegue me divertir, e isso é o que me importa no momento: e o fato de ser da Netflix faz com que as temporadas tenham um tamanho bom, essa última com oito episódios – embora sejam oito episódios longuíssimos, essa estreia tendo uma hora inteira. A quarta temporada/parte de “Chilling Adventures of Sabrina” começa depois que Sabrina se dividiu em duas, uma para ficar na Terra e viver uma vida entre a escola dos humanos e a academia das bruxas, Sabrina Spellman, e outra para ficar no Inferno, como Rainha, Sabrina Morningstar. Talvez, no entanto, ambas precisem trabalhar juntas agora.

O episódio é longo e começa com Zelda lidera a Ordem de Hécate, enquanto Sabrina é procurada por dois possíveis pretendentes (Carl na escola humana e Melvin na academia das bruxas). Além disso, ela está se sentindo isolada e sozinha porque os amigos parecem bastante ocupados uns com os outros… ela convida o Ambrose para ir ao cinema, por exemplo, porque seus amigos já vão de qualquer maneira, mas “em um encontro duplo”: Roz com Harvey e Theo com o novo namorado que conseguiu na temporada passada. Até o Nick parece estar bem namorando a Prudence e tudo o mais. Por isso, parte de Sabrina quer “fazer uma visita ao Inferno”, conversar com a sua outra versão, descobrir o que está acontecendo por lá… ter um pouco de companhia, sabe? Há quem chame de Sabrina de mimada, e eu não posso discordar, de fato, mas meio que a entendi.

Então, seguindo uma sugestão da Tia Hilda, Sabrina inventa um perigo na escola para que possa ter uma desculpa para reunir o CLUBE DO TERROR. Assim, ela e o Salem se fazem passar pela Bloody Mary no banheiro da escola para assustar o Billy, e então Roz, Harvey e Theo vão imediatamente procurá-la para resolverem o “caso” juntos. A sequência não demora muitos minutos do episódio, porque não é a parte mais importante da trama, mas é bacana, toda uma sequência dos jovens enfrentando uma Bloody Mary fabricada… e Roz, com o seu próprio dom, consegue ver que foi tudo uma armação de Sabrina. A conversa de Roz e Sabrina sobre isso é interessante, também, porque Roz não está brava, nem nada, mas ela ajuda Sabrina a ver duas coisas: que quem mais mudou e abandonou os outros foi ela mesma; e que ela não precisa disso para que eles estejam juntos.

Mas a trama do episódio, que deve ser a trama de toda a temporada, tem a ver com os TERRORES DO SOBRENATURAL. O primeiro deles é liberado em Greendale ao longo desse episódio, a Escuridão – a Escuridão está saindo das minas da cidade, matando mendigos e atormentando as pessoas, como a própria Zelda, mirando em seus maiores medos… assim, depois de Sabrina ter “fabricado” um perigo para o Clube do Terror, eles ganham um real, que é o Primeiro Terror do Sobrenatural. A Escuridão Absoluta começa a tomar conta de Greendale fazendo exatamente o que promete: deixando todo mundo no escuro. A energia de toda a cidade acaba, e os amigos humanos de Sabrina se unem a Nick (!) para ajudar a atrair a Escuridão para o parque, enquanto Ambrose ajuda Sabrina a descer ao Inferno para encontrar com sua outra parte.

Foi bacana ver a interação das duas Sabrinas – a Morningstar estava lá no Inferno, dançando com Caliban, se divertindo à beça. Juntas, as duas precisam, então, enfrentar a Escuridão invocando a luz mais forte que puderem conseguir, e por um momento parece que elas não vão poder, porque a Escuridão ataca seus medos de solidão e as fazem duvidar, mas elas ganham toda a força que Ambrose convoca da Ordem de Hécate, liderada por Zelda, e as Sabrinas conseguem canalizá-la em luz que afugenta e, eventualmente, prende a Escuridão Absoluta, de uma forma razoavelmente rápida… e, ao que tudo indica, são oito Terrores do Sobrenatural que podem ser liberados, para oito episódios nessa temporada final – então já podemos ter uma boa ideia do que o restante da temporada vai abordar. Vamos ver como “Chilling Adventures of Sabrina” faz isso…

…mas acho que vai ser uma última jornada divertida.

 

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.

 

Comentários