Amy, a Menina da Mochila Azul – A caçada de Minerva

A crueldade de Minerva…

Minerva está determinada a leva Amy para o Internado San Felipe… e nós custamos a entender o porquê. Talvez ela realmente acredite que está fazendo o melhor para a garota, ou talvez ela só seja birrenta, porque é evidente que Amy não precisa ir para o San Felipe – ela está tão bem morando com Matías, seu pai, no Bucanero. É verdade que o barco não sai do porto há anos, porque Matías tem medo do mar desde que perdeu Perla, quando Amy ainda era um bebê, e que às vezes ele luta com um salário baixo e tudo o mais, mas o amor que ele tem por aquela garota compensa qualquer coisa… eles não passam fome, Amy frequenta a escola, recebe atenção e amor, então tudo está perfeito. Mas Minerva busca brechas para dizer que “Amy vive em uma situação deplorável” e fará de tudo para tirá-la de Matías… e quando Matías acaba perdendo o emprego…

Deve ser apenas uma questão de tempo.

Na verdade, Matías foi injustamente demitido por Claudio porque ele chegou uns cinco minutos atrasado – isso depois de ter tido uma noite terrível durante a chuva forte que o fez reviver a noite da tempestade em que perdeu Perla. Imediatamente, o desespero toma conta de Matías: Minerva já tinha lhe avisado que se ele não conseguisse um emprego melhor ia perder a guarda de Amy, mas não ter emprego nenhum é ainda muito pior… e o pior é que Claudio é realmente cruel (um dos vilões da novela) e, portanto, ele vai manter o que disse, a não ser que Matías se uma a ele para alguns negócios suspeitos, como convencer os demais pescadores a venderem seus barcos para ele, mas Matías é um homem honrado e de caráter e ele diz que não vai fazer isso. Fico orgulhoso dele, de verdade, mas, ao mesmo tempo, eu fico morrendo de medo do que vem a seguir…

“Vamos ver quem contrata um pescador velho e fracassado como você”

Enquanto Matías lida com essa “novidade”, Amy e os amigos escapam da escola por baixo do portão de entrada para salvar o Gato, o amigo deles que está sendo caçado por Minerva… e realmente a bruxa chega à estação de trem onde ele mora pouco depois das crianças, mas eles têm tempo de preparar toda uma armadilha no melhor estilo “Esqueceram de Mim” contra ela, e embora seja divertido e as crianças riem do que conseguiram, Minerva olha séria para ela e diz que ela acabou de assinar a sua sentença: então é bom que comece a se despedir de todos. Gato garante a Amy que, assim como ela o ajudou, ele a ajudará e não deixará que ela seja levada por Minerva… mas a verdade é que, eventualmente, ele não poderá fazer nada. Minerva sai da estação de trem direto para a escola, para falar com o diretor – afinal de contas, Amy não devia estar em aula?

Tudo parece colaborar para o plano de Minerva dar certo… ela quer um documento sobre o mau comportamento de Amy, e bem enquanto Minerva está na escola, uma nova confusão se instala quando Amy retorna e é provocada pelas crianças nojentas que adoram tirar sarro dela por ela ser pobre e não ter uma mochila – e então eles acabam destruindo a barraquinha de doces da escola, e é mais uma coisa que Minerva pretende usar contra Amy no conselho tutelar… quando o diretor liga para Matías no trabalho, para falar com ele e pedir que venha à escola, eles ainda contam que ele foi demitido. A situação é cada vez mais grave! Minerva leva Amy arrastada da escola, e Alma, a professora, protesta com o diretor, dizendo que “enquanto está na escola, Amy é responsabilidade deles”, e embora o diretor não seja mau, ele não tem muitos argumentos para defender a garota.

Então, Minerva chega com Amy ao mercado de frutos do mar onde Matías trabalhava, e descobre que ele foi demitido – TUDO O QUE MINERVA QUERIA. Podemos ver a satisfação em seu olhar, enquanto Amy fica desesperada. Depois do trabalho, elas vão até o Bucanero, e Minerva coloca uma série de defeitos na casa de Amy: fala sobre manchas de óleo no chão, sobre goteiras, sobre a geladeira sem nenhum vestígio de comida, sobre a madeira podre do chão e sobre os móveis em mau estado… no seu relatório, ela diz que Amy é “maltratada”. Mas essa é apenas a primeira visita oficial de Minerva, e ela diz a Matías que ele tem 7 dias, até a próxima visita, para provar que é apto para criar Amy, ou então ela a levará consigo para o Internato São Felipe. Tudo é tão triste, e o desespero de Matías é tão sincero e doloroso… Amy é tudo o que ele tem.

Se a levam, ele morre.

Felizmente, Amy tem uma série de pessoas que a ajudam, mas a garota também sofre bastante… sofri com toda a história da joalheria, que só chegou àquele ponto também graças ao Claudio, e chorei quando Amy se escondeu embaixo da mesa da escola para chorar enquanto as crianças continuavam zoando o mau estado dos seus livros porque “o pai não tem dinheiro para lhe comprar uma mochila”. E, para completar, Minerva está constantemente na escola, pronta para atormentar… adoro como o Diretor Mauro acaba enrolando a bruxa na sua sala até ele receber um sinal que indica que Amy já está em sala de volta, e então parece que tudo pode ficar bem… mas, como sempre parece acontecer, quando Minerva vai ver Amy, ela está novamente brigando com as suas colegas… mas também pudera, aquela menininha chata mereceu por chamá-la de “mugrosa”.

Mas, dessa vez, Amy é expulsa da escola.

COMO FUGIR DISSO?!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários