MacGyver 5x05 – Jack + Kinematics + Safe Cracker + MgKNO3 + GTO

“The bastard who killed Jack is still alive”

Que episódio poderoso! Jack Dalton foi o companheiro de Angus MacGyver durante a primeira e segunda temporada da série, além de parte da terceira, quando o ator se afastou… lembro-me que, na época, muita gente anunciou que “esse seria o fim de ‘MacGyver’”, alegando que a série não seria a mesma sem o Jack, porque ele era um personagem muito querido dos fãs e estava na série desde a sua concepção – eu fui um daqueles que discordou e acredito que, independente do quanto o Jack era legal, a série ganhou uma nova cara, um novo fôlego e continuou muito bem, mesmo depois da sua saída… mas eu não era lá o maior fã do Jack de qualquer maneira. Dizer isso não quer dizer que eu não gostava do cara, porque eu gostava do Jack, só não o considerava tão insubstituível assim. “Jack + Kinematics + Safe Cracker + MgKNO3 + GTO”, o quinto episódio da quinta temporada, é um momento de despedida, e é bastante melancólico.

Não tinha visto nem o trailer do episódio, o que quer dizer que eu não estava preparado, e fiquei um pouco chocado quando o episódio começou e percebi que era sobre a morte do personagem. Achei que Jack faria uma participação ou que ao menos ele reapareceria, mas embora o episódio tenha sido sobre ele e sua missão, e tenha girado todo em torno de uma despedida digna para o personagem, não vemos Jack Dalton em nenhum momento. O episódio começa com a morte de Jack, e é um momento triste que compartilhamos com todas as pessoas para quem Jack era importante, como o Mac e a Riley. Foi sofrido ver como cada um estava “lidando”, ou tentando lidar, com a morte, quando Mac recebe um cartão postal que usa um dos codinomes antigos de Jack Dalton – um que ele sabia que Mac e Matty reconheceriam… então, eles ainda têm uma missão a cumprir.

Quase esperamos que o Jack esteja vivo quando aquele cartão postal chega, enviado dois dias depois de sua morte, mas é apenas algo que ele planejou para o caso de sua morte, enviando Mac e toda a Phoenix Foundation para completar a missão que ele começara: caçar Kovach. Assim, foi bem interessante vê-los assumindo esse legado e essa investigação, se envolvendo com novas figuras da história de Jack, pessoas que ele conheceu depois de deixar a Phoenix Foundation e que nunca conhecemos… pessoas como Tibor Babic e Anya Vitez. Então, eles finalmente descobrem algo importante graças ao que Jack Dalton começou, e isso os leva a uma informação que os coloca em perigo: Kovach, no fim das contas, não era uma pessoa, mas um nome, um disfarce, como o Mágico de Oz – quem é, então, que está por trás da cortina esse tempo todo?

Não há grandes novidades, na verdade, no “caso da semana” – uma história de traições que já esperávamos, e uma mulher que quer aproveitar a morte de Jack para acusá-lo de ser Kovach e, de quebra, ainda se livrar de algumas pessoas da Phoenix Foundation que descobriram a verdade… e Mac, Riley e os demais conseguem reverter toda a complicada situação. Acho que a grande força do episódio esteve na memória e despedida de Jack, e destaco dois momentos do fim do episódio que foram bastante intensos… o primeiro quando Mac se tranca no banheiro do avião para chorar sozinho, e aquilo me atingiu profundamente e, por alguns segundos, eu chorei com o Mac; o segundo quando Mac chama Riley para dar uma volta e a coloca para dirigir o carro que Jack adorava e nunca a deixou dirigir, dizendo que o testamento é claro: o carro é para ela.

Emocionante!

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários

  1. Eu e meu filho adoramos essa série até a 3x15, porém com saída de Jack e a entrada de Disie sinceramente perdemos a graça. Ficou um "saco", sem graça, sempre a mesma coisa! Uma pena! Adoravamos o Jack! Ele quebrava um pouco, afinal os outros personagens eram MUITO inteligentes, " incríveis "! A Disie se tornou apenas mais um personagem. Ele não era divertido, amoroso! Muito 10!!! Uma pena....

    ResponderExcluir

Postar um comentário