Álbum SOY LUNA: “Modo Amar”



Cambiemos a #ModoAmar
O ÚLTIMO ÁLBUM DE “SOY LUNA”. O número de álbuns (embora não o número de canções) diminuiu de “Violetta” para “Soy Luna” e, na época do lançamento, eu lembro que fiquei chateado ao ver 19 músicas em “Modo Amar” – acontece que, com tudo isso de músicas, eu sabia que seria o único álbum da temporada… e, para mim, quanto mais eu tivesse em casa, melhor. O álbum, lançado no dia 06 de Abril de 2018, é intenso e gostoso de ouvir, começando com “Modo Amar”, provavelmente a música mais contagiante de toda a novela, e terminando com “Todo Puede Cambiar”, a música segurada para o encerramento da trama, quando o Roller alça novos voos… das 19 canções, temos uma regravação, “Tu Cárcel”, um clássico mexicano de 1987, além de algumas poucas músicas que foram usadas ao longo da segunda temporada de “Soy Luna”, mas não entraram em “La Vida Es Un Sueño”.

SINGLES

Lançado no dia 30 de Março de 2018, “Modo Amar” é, provavelmente, A MINHA MÚSICA FAVORITA EM “SOY LUNA”. E eu sinto isso desde a primeira vez em que a escutei… acontece que, mais intensamente que em qualquer outra, aqui eu sinto a energia da novela e desse talentoso elenco. A música tem um ritmo carismático e envolvente, que nos faz querer cantar, é deliciosa. Amo como ela é moderna e dançante, como valoriza as várias vozes, como podemos quase ver os nossos personagens queridos cantando sua parte… a música é quase uma história, e a celebração de todo o espírito de “Soy Luna”. Amo as vozes unidas (e ainda identificáveis) no refrão, amo os instrumentos, AMO TUDO NESSA MÚSICA! O próximo single, lançado uma semana depois, é um solo de Karol Sevilla: “Soy Yo”, que tem tudo a ver com a sua descoberta…
Luna é Sol Benson.

“Dame tu mano que la lluvia no nos mojará
Somos el fuego y esta llama crece más y más
Vamos a buscar sonrisas
Cambiemos a modo amar

Y si dudas
Mira el cielo
Porque el cielo te podrá ayudar

Tú respira, quita el miedo
La respuesta pronto llegará”

SOLOS DOS PROTAGONISTAS

O álbum segue, então, apresentando os solos de seus personagens principais, na mesma ordem em que eles aparecem na abertura. Depois de “Soy Yo”, o solo de Karol Sevilla, ganhamos o solo de Ruggero Pasquarelli: “Quiero Verte Sonreír”. Essa música é bem diferente de tudo o que Ruggero fez em “Soy Luna” até então. Não tem a intensidade de “Siento” ou “Nada Ni Nadie”, ou a energia e animação de “Allá Voy”, por exemplo. É uma música mais calma e que explora uma outra vertente alcançada pela voz de Ruggero Pasquarelli: ela é, de modo geral, mais baixa, mais sensual, com um quê de sussurro que arrepia, e o que eu amo na voz dele: o vibrato, ou o puxado no “R” do seu espanhol, que é lindo… é uma canção belíssima que, eventualmente, também sobe alcançando notas mais altas, em um crescendo lindo que nos seduz.
Matteo, sempre com seu charme apaixonante.
<3

“Quiero verte sonreír
Quiero verte junto a mí
No puedo, ya no quiero
No es fácil ocultar mis miedos

Quiero verte sonreír
Quiero verte junto a mí
No puedo y ya no quiero
No es fácil aceptar que no te tengo
Que no te tengo”

Depois de Ruggero, o solo de Valentina Zenere, que representa toda essa fase roqueira e rebelde de Ámbar Smith. A personagem mudou em tudo da segunda para a terceira temporada, e isso se expressa em seu figurino escuro e eu ADORO como as músicas dela na terceira temporada (embora não sejam as minhas favoritas da personagem) representam essa mudança – porque não tem nada a ver com nada que Valentina fez em “Soy Luna” antes. A guitarra é predominante, a influência do rock, e combina muito com sua voz. “Claroscuro” é um ode ao seu orgulho de ser “má”. Em contrapartida, então, temos o solo de Michael Ronda, “Tiempo de Amor”, que é a expressão da fofura que Michael sempre deu a Simón… doce, romântica, animada, com a voz que nós adoramos… tem tudo a ver com o que nos acostumamos a ouvir do personagem!

“No digas nada
Solo tómate un tiempo
Un tiempo de amor

Ya no preguntes más
Y cierra los ojos
Sentir es mejor

Quizás sea el momento de tomar un tiempo
Un tiempo de amor”

Na sequência, então, o álbum deixa os solos de lado, mas retorna mais tarde, para mais um solo de Karol Sevilla, e mais um solo de Ruggero Pasquarelli. O próximo solo de Karol Sevilla é “Nada Me Podrá Parar” que, para mim, é uma música melhor que “Soy Yo”, e eu gosto muito da mudança do espanhol para o inglês, com as duas línguas se alternando durante o refrão – sem contar que o clipe que a apresentou na novela é uma das melhores performances da novela, e é o momento em que Karol pode BRILHAR! A música é envolvente, gostosa… o segundo solo de Ruggero Pasquarelli, por sua vez, é “Esta Noche No Paro”, que também ganhou um clipe na novela, algo que abriu portas para o personagem de Matteo, com a ajuda constante de Luna. E COMO NÃO AMAR COM TODO O CORAÇÃO TODA VEZ QUE O RUGGERO PASQUARELLI COMEÇA A CANTAR?! QUE DELÍCIA! *-*

“Esta noche no paro
Entre las nubes, yo bailo
Contigo no hay salida ni reparo
Necesitó un minuto
Quizás una eternidad
Para acercarme a lo que quiero de verdad
De verdad”

As coisas que Ruggero faz nessa música! <3
QUE INTENSIDADE!
(E aquele final mais lento, mais falado, mais baixo, aquele “[…] cielo” no final? Não arrepia tanto quanto o final de “Siento”, mas chega muito perto…)

REGRAVAÇÃO + MÚSICAS PREVIAMENTE APRESENTADAS

“Tu Cárcel” foi originalmente gravada por “Los Bukis”, em 1987, e a música ainda contou com outras regravações ao longo dos anos… E EU GOSTO TANTO! Eu gosto do fato de a música ser tão caracteristicamente mexicana, e é muito bonito colocar Michael Ronda e Karol Sevilla, mexicanos, para cantá-la, enquanto Luna e Simón relembram e sentem falta do México. Sem contar que eu sempre gosto de duetos de Luna e Simón, porque a amizade deles é FOFA DEMAIS. “Tu Cárcel” é a única regravação do álbum, mas algumas canções foram apresentadas já na segunda temporada e não chegaram a estar no CD lançado na época, e por isso foram adicionadas no álbum final de “Soy Luna”. “Borrar Tu Mirada” é um inusitado caso em que a letra foi divulgada anteriormente na página de “La Vida Es Un Sueño”, aparentemente, mas não a música… é uma música muito legal de Luna, Nina, Jim e Yam!

“En la noche trato de olvidar
Pero te recuerdo intento y no puedo
Cuando duermo te comienzo a soñar
Y no logro borrar tu mirada en todo el día

En la noche trato de olvidar
Pero te recuerdo intento y no puedo
Cuando duermo te comienzo a soñar
Y no logro borrar tu mirada en todo el día de mí”

Uma das minhas músicas FAVORITAS no álbum é “Nadie Como Tú”, a música em grupo interpretada pelos meninos (Ruggero Pasquarelli, Michael Ronda, Agustín Bernasconi, Jorge López, Gastón Vietto e Lionel Ferro) – EU ADORO COMO AS VOZES DELES SOAM JUNTAS. A música é dançante, envolvente, com um quê sexy (como pode?), e eu gosto muito da mescla do inglês e do espanhol! É tão boa quanto “I’d Be Crazy”, da primeira temporada, e segue a mesma linha… AMO MUITO! Eles poderiam ser um grupo, eu adoraria ouvir um álbum INTEIRO com músicas como essas, com as vozes deles desse jeito… perfeito. E é a música perfeita para a proposta de “Flash Open”, porque tem um quê de clássica, perfeita para os passinhos de boy band e tudo o mais. AH, COMO EU AMO ESSA MÚSICA! Curiosamente, acho que eles soam melhores em conjunto do que as meninas. Há mais unidade nos meninos; as meninas são mais talentosas individualmente, mas não há a mesma sintonia quando elas se reúnem, e isso reflete em “Mano a Mano”, que, embora boa, nunca foi das minhas favoritas.

“Tú
Me haces sentir
Que esto es el cielo
Y que en la tierra ya no hay como tú
Me tienes así
Rogándote please, oh baby
I need nobody but you”

DUETOS DOS CASAIS

VAMOS FALAR DE DUETOS DE CASAIS! Em primeiro lugar, como vocês sabem, EU ADORO DUETOS. Muito. Em “Violetta”, sempre adorei músicas como “Tienes Todo”, de Vilu e Tomás, ou “Podemos”, de Vilu e León, e Luna e Matteo ganham seu único (!) dueto da temporada em “Quédate”. As vozes de Karol Sevilla e Ruggero Pasquarelli juntas sempre soam perfeitas – e não preciso mais elogiar a voz do Ruggero, mas as coisas que ele me faz sentir quando o escuto cantar… AMO. A música é bonita, intensa, adoro como há sentimento sincero, como é um clamor… digna de um casal verdadeiramente apaixonado! Mas é uma música negligenciada na novela. Falta uma cena em que os dois a cantem juntos e se entreguem! Infelizmente… em contrapartida, “Solos”, o dueto de Ámbar e Simón, ganhou até clipe… sério, não entendo. Até porque essa música tem tudo a ver com a nova faceta de Ámbar, e NADA a ver com o Simón.
Ao menos o clipe foi uma sequência de sonho… daí é justificável.

“Quédate un momento más aquí
Porque al fin entendí
Que contigo detengo el tiempo

Quédate conmigo di que sí
Porque al fin entendí
Que si no ya te perdí”

DEMAIS CANÇÕES

Dentre as canções que ainda não comentei, temos mais dois solos importantes, e eu devo dizer que eu FIQUEI MUITO FELIZ com a atenção dada a Gastón Vietto, o Pedro, que pela primeira vez ganha um solo: “Decirte Lo Que Siento” – E A MÚSICA É LINDA. Muito melhor do que “Linda”, do Lionel Ferro, na temporada anterior. Gosto da voz do Gastón, ela é fofa e mais madura que da maioria do elenco; perfeita para o tom romântico e apaixonado da música. E é legal que ele também foi um dos compositores dessa música em questão. Ah, apaixonado por Gastón Vietto nesse momento, COISA FOFA. Falando em composições próprias, também foi o próprio Jandino quem compôs, para o seu personagem Eric, “Mi Corazón Hace Wow Wow”, uma das músicas mais ENVOLVENTES da temporada, porque ela tem uma cara catchy que nos deixa cantarolando desde a primeira vez que a ouvimos… e é dançante também, no mesmo estilo de “Arreglarlo Bailando”, que está em “BIA”. Por fim, o solo de Chiara Parravicini, “Creyendo en Mí”, que tem o tom calmo e de violão das músicas que ela gosta de cantar, e é apaixonante… como sempre, como “Yes, I Do” fora anteriormente. A VOZ DA CHIARA! <3

“¿Cómo decirte lo que siento?
Eres alguien especial
Tus palabras van con el viento
Dibujándose en el mar de tu voz
En una canción”

Depois de “Modo Amar” na abertura do álbum, “Despierta Mi Mundo” é a primeira canção em grupo, e eu GOSTO TANTO de ouvi-los unidos… sem contar que eu não sei se é por causa do clipe, apresentado razoavelmente cedo na temporada, mas eu acho a música tão MODERNA. Talvez seja a imagem do clipe involuntariamente vindo à minha memória, mas os próprios efeitos sonoros parecem ter um quê futurístico de ficção científica ou algo assim. É uma música diferente, e eu gosto muito. Também temos “Si Lo Sueñas Claro”, que é outra música apresentada em um momento importante para a equipe do Roller, enquanto está acontecendo o Red Sharks Festival e eles chamam a atenção de todos, patinando e cantando do lado de fora do Roller… eu gosto muito da mistura do espanhol e do inglês nessa canção (“Todo está en ti / Your Destiny”), que funciona perfeitamente.

“Y subiremos a las estrellas
Y cantaremos nuestra canción
Este es mi mundo que se despierta
Al ritmo del corazón

(El de todos, el de todos, el de todos, el de todos)”

“TODO PUEDE CAMBIAR”

A MÚSICA PERFEITA PARA ENCERRAR O ÁLBUM. Aqui, nos despedimos de “Soy Luna”, e a música foi usada uma vez na novela, no ÚLTIMO CAPÍTULO, na cena mais emocionante do final… em “Todo Puede Cambiar”, a equipe do Roller ganha uma oportunidade e tanto e parece que as portas começam a se abrir para o futuro deles como uma equipe de patinação… como resultado, a música é interpretada por grande parte do elenco (Karol Sevilla, Ruggero Pasquarelli, Valentina Zenere, Michael Ronda, Carolina Kopelioff, Jandino, Ana Jara, Jorge López, Chiara Parravicini, Gastón Vietto, Malena Ratner, Katja Martínez, Giovanna Reynaud e Pasquale Di Nuzzo), e tem VIDA, ENERGIA, ALEGRIA… saudade. Começa lenta, mais íntima (mais despedida?), cada um deles interpretando um verso, e então explode mesmo antes do refrão, e é envolvente, é linda, é dançante, é emocionante. Adoro o “Puedo moverme / Giro y vuelvo a girar” do Michael Ronda antes do primeiro refrão…
AH, E ESSE REFRÃO!

“Es la fuerza que golpea fuerte el corazón
Es la magia de mis alas a su alrededor
Es la confianza
Es el amor

Es la fuerza incalculable que hay en una canción
Un volcán de cosas buenas que ahora entró en erupción
Es la confianza
Es el amor”

SÓ AMOR! <3
A despedida perfeita.
“Pero se creo todo puede cambiar”

Para mais postagens de Soy Luna, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários