Chilling Adventures of Sabrina 4x04 – Chapter Thirty-Two: The Imp of the Perverse

Sabrina in the Man in the High Castle.

NOSSA, EU ADOREI ESSE EPISÓDIO! Estou vendo uma galera reclamando da temporada na internet, e eu não estou concordando com quase nada… assisto “Chilling Adventures of Sabrina” para me divertir, e a temporada está conseguindo isso de mim, e “The Imp of the Perverse” é o melhor episódio da temporada até o momento – talvez porque eu sempre gostei desse tipo de história! O episódio começa com Sabrina e Roz se candidatando à presidência do Conselho Estudantil e com o Harvey tendo que lidar com a revelação de que a sua segunda namorada, Roz, também é uma bruxa, enquanto esperamos pela chegada do quarto “Terror do Sobrenatural”. E quando o Diabrete do Perverso aparece (e o Padre Blackwood o rouba para si), entramos numa vibe meio “O Homem do Castelo Alto”, e eu devo dizer que eu gostei demais de tudo!

O episódio tem vida, ritmo… pena que tudo é sempre resolvido em um único episódio extremamente longo.

Blackwood utiliza o Diabrete do Perverso para distorcer a realidade a seu favor, e então entramos em uma espécie de “universo paralelo” (e eu chamarei assim, embora entenda que não é, de fato, um universo paralelo, mas apenas uma distorção perversa do próprio universo em que eles vivem) que tem mesmo tudo a ver com “O Homem do Castelo Alto”, especialmente nos uniformes e nas bandeiras penduradas… aqui, Greendale é comandada pelo “Imperador Blackwood”, Sabrina é declarada “inimiga número um” e procurada por todos e se instalou uma caça às bruxas assustadora. Ah, e Baxter High, que agora se chama “Blackwood High”, se assemelha à versão de Hogwarts comandada por Dolores Umbridge… Sabrina, por sua vez, se fantasia assim que vê o seu cartaz nos corredores da escola e, de cabelo escuro e óculos, se torna “Samantha”.

Gostei da sua versão de “Samantha”.

Sabrina e Roz parecem ser as únicas que não foram afetadas e que sabem o que de fato está acontecendo, e eu gosto do que o episódio significa para as duas, especialmente vindo depois de Roz ter descoberto que também é uma bruxa, e do Harvey não estar lidando muito bem com isso – esse Harvey distorcido, então, odeia bruxas com todas as suas forças, e é ele quem recita o juramento bizarro ao Imperador Blackwood no início da aula… Roz e Sabrina assistem a tudo atônitas. As coisas pioram quando o próprio Blackwood aparece na escola e diz que “existe um bruxo entre eles”; Sabrina e Roz temem imediatamente, mas ele acusa Robin de ser um bruxo. Quando Theo o manda fugir e ele sai correndo com seus poderes de duende, Theo acaba sendo preso em seu lugar, ele acusado de ser um bruxo agora. Toda a situação é realmente perversa e macabra.

E ficamos nos perguntando o que elas podem fazer…

Ambrose, aparentemente, não pode ajudar; ele tampouco se lembra de ser um feiticeiro ou qualquer coisa assim, e está fugindo porque foi acusado de bruxaria. A Academia, outrora cheia de bruxas, agora foi convertida em uma escola comandada por “Madame Spellman”, a Tia Zelda, que tampouco reconhece Sabrina e diz que “ela não tem nenhuma sobrinha”. A cena é angustiante, e quase achamos que Sabrina está conseguindo chegar a Zelda, mas não está… quem talvez possa ajudar é Nick, o lindo e gostoso do Nick, que está absolutamente fofo, carinhoso, charmoso e sedutor ao ver “Samantha” chegar à Academia pela “primeira vez”, perguntando se ela é nova e se vai começar a estudar ali, dizendo que “ela podia alegrar um pouco as coisas” e tudo o mais. Gostando desse retorno ao casal proporcionado desde o episódio passado!

As coisas ficam ainda mais intensas para Sabrina e Nick durante a visita de Blackwood à escola, porque Zelda coloca os alunos para cantarem em homenagem ao Imperador, e Nick se recusa a cantar, o que pode ser imprudente, mas é gostoso de se ver – “Once a bad boy, always a bad boy”. Gostei, também, de como Sabrina tentou salvar a pele de Nick quando o Imperador se voltou contra ele o forçando a cantar… além de que o tesão que eu já sinto pelo Nick cresceu mil vezes ao ouvi-lo cantar, que delícia de voz. Eventualmente, Nick acaba sendo levado pelas forças do Imperador Blackwood de qualquer maneira, acusado de bruxaria, o que me deixou um pouco triste, porque eu não queria Sabrina tendo que salvar Nick… eu queria a Sabrina e o Nick trabalhando juntos para salvar Greendale. De todo modo, mais pessoas que podem ajudar acabam aparecendo.

Primeiro, Ambrose cruza a fronteira para fora de Greendale em sua fuga, e então ele parece se lembrar de tudo como realmente é… e é aí que ele encontra o “comerciante” do início do episódio, de quem Blackwood roubou o Diabrete do Perverso, e ele lhe oferece a Pedra de Ônfalo, uma espécie de “pedra da realidade” que pode restaurar a realidade e fazer as pessoas se lembrarem de quem são… agora, ele precisa entrar de volta em Greendale, entregar a pedra a SAbrina e explicar para ela como usá-la, antes que sua mente seja tomada novamente pela ilusão da realidade distorcida – e como ele terá tempo disso tudo? Com a ajuda de Robin! Enquanto isso, Zelda impulsiona Sabrina e Roz até a livraria, para falarem com Hilda e serem recebidas na Resistência. Ali, algumas bruxas se reúnem contra o Imperador Blackwood, e Agatha está lúcida o suficiente para trabalhar como agente dupla.

É durante essa reunião que Robin chega trazendo Ambrose, e embora ele não tenha tempo de dizer a Sabrina como usar a pedra, ele consegue entregá-la, dizer o que é e o que ela faz, então Hilda sugere que eles comam a pedra, como Cronos fez – e, para isso, ela prepara uma sopa de pedras interessante, que todos na resistência tomam e se lembram de quem são… depois, Sabrina leva a sopa até a Academia: quanto mais bruxas eles tiverem, melhor. Quando Sabrina sai da livraria, Harvey e Billy aparecem revistando o local, como dois agentes de ditadores mesmo, e Harvey tem a chance de mostrar quem ele é, sem entregar todas as bruxas, apenas Roz porque, afinal, se eles não levarem ninguém, Blackwood vai desconfiar. O grande problema é que Agatha também acaba sendo descoberta, então uma das melhores ajudas deles não vai mais poder ajudar.

No aniversário do Imperador Blackwood, ele comanda uma sessão na igreja, cheio de prisioneiros a serem executados… antes disso, ele quer fazer Nick confessar que é um bruxo (destaque para o Nick seminu nu e suado amarrado a uma mesa), e eu adorei ver a Sabrina se levantar do meio da multidão, revelando-se Sabrina Spellman, orgulhosamente uma bruxa… tudo para salvar Nick. Ali começa a guerra entre bruxas e Blackwood, mas destruir o Diabrete do Perverso não funciona, ele continua tendo o controle da realidade… então, Sabrina tenta outra alternativa e conta para todos que ele é um bruxo, enquanto joga a pedra da realidade em sua testa e o faz sangrar, mas isso também não acaba com a ilusão e com o mundo distorcido. Então, todas as bruxas se reúnem contra o Imperador Blackwood, e até Harvey faz a sua parte, mostrando quem verdadeiramente é.

Se esse Harvey distorcido consegue colocar o amor que sente por Roz acima de todo o resto, é porque ele ele a ama de verdade mesmo.

Mambo Marie e Roz falam com Prudence para ajudá-la a entender de que lado ela deve estar, e ela fala que o segredo é fazer um pedido ao Diabrete, não destruí-lo, e diz que aquele que eles destruíram era um falso, e o verdadeiro está escondido em um cofre. Enquanto Robin vai atrás do verdadeiro Diabrete, Sabrina salva Nick e os dois meio que flertam, o que é a coisa mais legal do mundo (“Brina, are you really flerting with your ex-boyfriend right now?” “He doesn’t know who I am, it doesn’t count”), até que Robin apareça com os dedos machucados depois de tentar oito milhões de combinações (“Now, can I go save my boyfriend?”), mas com o Diabrete em mãos… um segundo Diabrete que também é falso. O verdadeiro, então, está dentro de Anúbis, o cão que nunca sai do lado de Blackwood, como Lord Voldemort andando sempre com a sua Nagini.

Então, Sabrina deseja que tudo volte a ser como era antes da perversão, E O MUNDO VOLTA AO NORMAL. Fiquei quase triste com a resolução em um episódio, mas sabia que seria assim, porque é o estilo de “crônicas” que está guiando a quarta parte de “Chilling Adventures of Sabrina”. E o episódio acaba sendo bastante importante por vários motivos… além de passarmos por mais um Terror do Sobrenatural, um difícil dessa vez, ainda tivemos um aprofundamento na amizade de Roz e Sabrina, o que eu achei bem-vindo e muito bacana, e a Prudence dando um jeito em Blackwood que, infelizmente, não pode ser morto, mas ela faz o que pode, e talvez não o vejamos mais tão cedo… além disso, novamente ficou claro que Sabrina e Nick ainda não superaram um ao outro, e, no fim do episódio, Nick vai falar com Sabrina para dizer isso e soltar aquele “Sabrina Spellman… we’re endgame”.

ATÉ ARREPIOU.

 

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.

 

Comentários