Há 10 anos… LIVROS

 

A literatura em 2010…

Eu acho estranho falar sobre livros com enfoque em sua data de lançamento, porque eu nunca me ligo nisso quando estou lendo – já foi algo que me importava, no passado, mas que eu deixei de lado, inclusive nem chego a mencionar nos meus textos a data de lançamento… de qualquer maneira, eu queria fazer essa “Retrospectiva” (estamos mesmo chamando assim?) de forma completa, então dei uma pesquisada a respeito dos livros lançados em 2010, e descubro que existem muitos livros que eu gostaria de ter lido e não li… mas vamos lá! O PARADA TEMPORAL está celebrando os seus 10 anos (no ar desde Outubro de 2010), e os livros sempre fizeram parte dessas mais de 7.000 postagens que temos no blog até agora.

O texto vai ser bem focado em séries que acompanho/acompanhei, okay?

 

Vamos lá! Em agosto de 2010, o primeiro livro de “Os Legados de Lorien” foram lançados: eu me lembro de como li empolgadamente “Eu Sou o Número Quatro”, e embora eu tenha amado o livro, eu nunca passei do segundo ou do terceiro livro, mas foi descuido mesmo, nenhuma crítica negativa à série… inclusive, eu acho que, 10 anos depois, já está na hora de retornar a esses livros e “dar uma nova chance”. São sete livros na saga.

O ano de 2010 também foi importante para os fãs do Riordanverso – embora esse seja um termo que só tenha surgido muito depois. No ano anterior, Rick Riordan lançara “O Último Olimpiano”, que acreditávamos encerrar as aventuras de Percy Jackson, sem saber que o autor ainda tinha muitas surpresas para os fãs do personagem… em 2010, vimos “O Ladrão de Raios” ganhar uma adaptação em HQ, e eu me lembro de que a li na época (infelizmente, nem todas foram lançadas no Brasil ao longo dos anos), e as aventuras de Percy Jackson ganhava uma nova série, com o início de “Os Heróis do Olimpo”. Naquela época, não sabíamos ainda que Percy retornaria e qual seria sua participação na nova série, mas o lançamento de “O Herói Perdido” foi um alvoroço: E EU AMO O LIVRO! Infelizmente, atualmente muita gente implica com o livro, mas eu vou dizer: na minha opinião, é porque o pessoal idolatra demais o personagem do Percy e não soube superar o fato de que ele não estava nesse livro

Mas eu sou mais desapegado, e digo: ESSE LIVRO É EXCELENTE!

Lembro-me de ter amado a introdução à Mitologia Romana (veríamos o acampamento mais tarde), de ter amado o Jason e tantos outros personagens… mas enfim, não era a única novidade que Rick Riordan trazia naquele ano. Em maio, Rick Riordan iniciou “As Crônicas de Kane”, lançando “A Pirâmide Vermelha” – e é uma boa época para falar sobre esse livro, agora que a Netflix confirmou uma adaptação em filme da obra… espero que seja boa, porque EU AMO ESSE LIVRO! Lembro-me muito bem de lê-lo na época do lançamento, e de ter ficado encantado… amo a Mitologia Egípcia, amo que o livro parecia diferente do que estávamos acostumados a ler de Riordan em “Percy Jackson”, e as novidades foram bem-vindas, e Carter e Sadie são personagens excelentes. É um livro incrível e até hoje um dos meus favoritos do autor… com a eminente adaptação, provavelmente eu o lerei novamente nos próximos meses, então aguarde uma reviews!

 

Por fim, duas outras sagas que fizeram muito sucesso nos últimos anos tiveram lançamentos importantes nesse ano. Depois do sucesso do primeiro livro, James Dashner lançava o segundo livro de “Maze Runner”: “Provas de Fogo”, e é um livro EXCELENTE. A edição brasileira do livro só seria lançada no ano seguinte, mas o que vale é o livro já estava sendo lido pelo mundo! Por fim, guardei um dos meus livros favoritos (de uma das minhas sagas favoritas DA VIDA) para o final: “A Esperança”, de Suzanne Collins, que encerrava magistralmente a trilogia “Jogos Vorazes” chegava, trazendo o fim da história de Katniss, Peeta, e eu lembro-me de devorar o livro e ficar querendo mais… também é interessante falarmos sobre “A Esperança” agora, e pensar que ele foi lançado em 2010 – 10 anos depois, em 2020, Suzanne Collins lança a prequel “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, outro livro aclamadíssimo da autora, porque esse universo é demais, bem como a escrita dela!

 

Interessante pensar em 2010 e em como ele foi importante para tantas séries que fizeram parte das nossas vidas, não? Rick Riordan se reinventando iniciando “Os Heróis do Olimpo” e “As Crônicas de Kane” em um mesmo ano, enquanto Suzanne Collins terminava “Jogos Vorazes” e James Dashner dava sequência a “Maze Runner”. Certamente, um ano interessante para quem gosta desse tipo de leitura.

Como eu!

 

Para reviews de LIVROS, clique aqui.

 

Comentários

  1. Me senti a Glória Pires no Oscar enquanto lia este texto: "Não sou capaz de opinar", porque não li nenhum desses livros (hahahahahahahahahahahaha). Mas eu sei da importância deles, com seus enormes sucessos e alguns deles indo parar nas telonas. E confesso que o universo mitológico de Rick Riordan me deixou curioso. Quem sabe um dia eu não embarque nessa aventura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário