Há 10 anos… FILMES

 

O cinema em 2010…

Pensa numa “Retrospectiva”, mas um pouquinho mais cedo (até porque eu nem quero muito pensar na Retrospectiva que tenho que fazer lá em dezembro) e um pouco diferente. Celebrando os 10 ANOS DE PARADA TEMPORAL, resolvi voltar um pouco no tempo – e pensar no que a gente estava fazendo em 2010. O que estávamos vendo no cinema? Quais foram as surpresas do ano? As maiores bilheterias? Que filmes estávamos ansiosos para conferir? Com um pouco de pesquisa e um retorno ao próprio “Parada Temporal” em seus primórdios (tempos sombrios, ande por lá não), descobri que 2010 FOI UM ANO E TANTO NO CINEMA, HEIN? Uma franquia que amamos entrando em sua reta final cinematográfica; outra franquia amada ganhando sua primeira chance no cinema… e um dos meus filmes favoritos de todos os tempos também é desse ano!

Para começar, vamos a uma lista:

 

 

AS MAIORES BILHETERIAS DE 2010

1.       Toy Story 3

2.       Alice no País das Maravilhas

3.       Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

4.       A Origem

5.       Shrek Para Sempre

6.       A Saga Crepúsculo: Eclipse

7.       Homem de Ferro 2

8.       Enrolados

9.       Meu Malvado Favorito

10.   Como Treinar o Seu Dragão

 

Uma coisa que me chama a atenção já de cara é a quantidade de filmes de ANIMAÇÃO nessa lista, e é mais do que merecido que “Toy Story 3” esteja nessa lista. Um filme lindíssimo, emocionante e que ainda me faz chorar até hoje – inclusive, eu reassisti no ano passado e chorei como da primeira vez. Vale lembrar que “Toy Story 3” realmente fez história nesse ano, encerrando uma trilogia de sucesso (embora tenhamos, eventualmente, ganhado um quarto filme) que deu início à Pixar. O filme fez tanto sucesso que, além de levar a estatueta de Melhor Animação no Oscar do ano seguinte, também chegou a concorrer ao prêmio de Melhor Filme, o que é um grande feito! Além desse, outras quatro animações estão entre as maiores bilheterias de 2010, com as animações sendo, portanto, metade da lista. Temos “Enrolados”, que é lindo, “Meu Malvado Favorito”, que é fofo e divertido, “Como Treinar o Seu Dragão”, que é ótimo e “Shrek Para Sempre” que, particularmente, não é meu favorito do ogro… na verdade, gosto muito até o 2 e só.

Além das animações, lideradas por “Toy Story 3”, temos também “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”, e eu me lembro de como isso foi INCRÍVEL – o quanto nós, Potterheads, vivemos esse momento. Foi um grande acontecimento que o último livro da saga fosse dividido em duas partes para a sua adaptação cinematográfica, permitindo que o livro fosse melhor adaptado, e foi isso que iniciou uma tendência seguida adiante por outras franquias, como “Crepúsculo”, “Jogos Vorazes” e até “Divergente”, embora o último filme nunca tenha saído depois de um desastroso terceiro… e “Relíquias: Parte 1” é um filme maravilhoso, bem fiel ao livro e diferente de tudo o que tínhamos visto para a franquia no cinema! 2011, então, é que nos traria o encerramento da história do bruxinho no cinema, o que foi um imenso evento para os fãs.

Também tivemos “Alice no País das Maravilhas”, “Eclipse” (nunca comentei “Crepúsculo” no blog, eu acho, mas esse foi o último filme da franquia que eu assisti, lembro-me de não ter gostado, mas vi em 2010 mesmo, no cinema e só… mas também não gosto muito do livro, nem desse nem do último; mas gostei dos livros de “Crepúsculo” e “Lua Nova”), e “Homem de Ferro 2”. Mas tem um filme nessa lista que qualquer um que me conheça (ou que leia o blog há algum tempo) vai saber que é um dos filmes que eu mais amo no mundo: “A ORIGEM”. Esse ano estamos completando, também, 10 anos de “A Origem”, 10 anos de dúvida em relação ao pião do fim do filme… ele continua girando ou não. Existem muitas teorias, e eu já as fiz também no blog e, para mim, o Cobb está sonhando, sim, no fim do filme. Mas, enfim, o gostoso é mesmo que nunca saberemos. Filme complexo, inteligente, interessante… assisto mil vezes e me apaixono todas as mil!

 

OUTRAS MENÇÕES…

Saindo da lista de maiores bilheterias de 2010, também gostaria de comentar alguns outros filmes que foram lançados naquele ano… tivemos “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, o filme que acaba sendo tratado como um “desastre” pelos fãs dos livros – e eu sou um fã do livro! Mas eu não tenho todo o hate contra o filme que as pessoas têm, não. Me incomoda que seja tão diferente, que a obra não tenha sido respeitada, mas a verdade é que o Logan Lerman estava ótimo, e que o filme fez com que muita gente prestasse atenção nos livros, fazendo a saga de Rick Riordan ganhar força para se tornar, nesses últimos 10 anos, a saga que se tornou. Agora, os fãs conseguiram uma adaptação em série, pela Disney+, que promete ser fiel e resolver os erros que o filme cometeu. Estamos no aguardo da série para os próximos anos!

Também tivemos “O Livro de Eli”, “Querido John” e o fofo “Idas e Vindas do Amor”, que passou há pouco tempo na Sessão da Tarde e eu acabei assistindo uma parte de novo… tenho que revê-lo e comentar por aqui, vale a pena para todos amam uma gostosa comédia romântica! Também tivemos “Fúria de Titãs”, “A Última Música”, “As Viagens de Gulliver”, “Gente Grande”, “Comer, Rezar, Amar”, “Cartas para Julieta”, “O Aprendiz de Feiticeiro” – e, escrevendo isso agora, eu percebo quantos desses filmes fazem parte da programação da Sessão da Tarde atualmente, não? “Cartas para Julieta” e “O Aprendiz de Feiticeiro” passou há pouquinho tempo!

Continuando nossa lista… tivemos “Burlesque” que, acreditem ou não, eu só fui assistir recentemente, acho que no ano passado; e “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada”, que foi onde nossa querida Nárnia foi deixada para trás, infelizmente… ainda tenho a esperança de ver uma nova adaptação, em filme ou em série, porque o universo de C.S. Lewis é muito vasto e muito bonito, ele merece nova atenção! 

 

WOW! Foi um ano e tanto, não? Gostei de estar de volta nessa época, de “rever” os filmes que fizeram parte da minha vida lá atrás; perceber quais deles marcaram, quais deles eu reassisti várias vezes ao longo dos últimos 10 anos, quais deles se tornaram “favoritos da vida inteira”, e quais eu assisti na época e ficou lá atrás… estamos celebrando 10 anos no PARADA TEMPORAL, e revisitar os filmes dessa época é só o primeiro passo. Fique atento para as próximas postagens, é uma gostosa viagem pelo túnel do tempo!

 

Para reviews de FILMES, clique aqui.

 

Comentários

  1. Gente, em que mundo eu vivia nessa época? Não me lembro de ter visto nenhum desses filmes no ano de lançamento. kkkkkkk Onde será que eu estava? kkkkkk O desisformado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional KKKKKK
      Estranho pensar nos filmes de 2010, né? Tem uns que vi no cinema, parecem uma eternidade atrás... outros que parecem que não faz tanto tempo assim. E outros que eu vejo na Sessão da Tarde e parece que sempre existiram HAHA

      Excluir

Postar um comentário