Parada Temporal 10 ANOS – Cantinho de Luz

Com gostinho de nostalgia!

Qualquer pessoa que visita o Parada Temporal atualmente sabe que um dos meus maiores xodós é o “Cantinho de Luz” – essa página significa tanto para mim! Esse é o espaço em que eu (e qualquer um que queira se aventurar comigo) posso retornar a coisas que significaram muito para mim ao longo da minha vida, obras (sejam elas livros, filmes, séries…) que marcaram minha infância ou adolescência e que, com muito prazer, eu estou podendo reviver e, então, registrar no Parada Temporal através de vários textos separados por seções distintas… se você entrar na página do “Cantinho de Luz”, vai descobrir que existem 11 categorias, atualmente (mais algumas ainda arquivadas, para estrearem no futuro), nas quais postagens de diferentes temas são postados… sejam elas novelas infantis da Televisa que marcaram época, séries do Disney Channel que amávamos, livros da Coleção Vagalume, que eu adoro, ou programas de TV como o “Sítio do Picapau Amarelo”.

Tudo que fez parte das nossas infâncias e adolescências!

É tão gostoso poder reviver um pouquinho dessas coisas!

 


CANTINHO DE LUZ

O “Cantinho de Luz” surgiu em agosto de 2014 –e para as crianças dos anos 1990, como eu, que cresceram assistindo à versão de “Chiquititas” de 1997 (até 2001) no SBT, a referência é clara: o “Cantinho de Luz” era como as crianças chamavam o Orfanato Raio de Luz, e tinha uma música linda com esse título, no terceiro álbum da novela – minha ideia é de que essa página no blog é esse “Cantinho de Luz”, esse lugar mágico e acolhedor no qual podemos nos sentir crianças novamente, podemos reviver essas coisas que nos marcaram tanto. Assim, a primeira “categoria” estreada na página foi, claro, “Chiquititas”, mas não apenas para comentar a versão de 1997, como também a versão de 2013 (que é muito boa e tem o roteiro muito bem organizado!) e, em breve, pretendo comentar um pouco das “Chiquititas” da Argentina, especialmente “Chiquititas Sin Fin”, a temporada especial em comemoração aos 10 anos da novela… que é excelente!

Logo, novas categorias foram sendo adicionadas, e você pode conferi-las todas na página. Além de “Chiquititas”, a página também ganhou um lugarzinho especial para postar outras novelas infantis que fizeram parte de nossa infância, como “Carinha de Anjo” e “Cúmplices de um Resgate”, as primeiras postadas, e “O Diário de Daniela”, que eu comecei a postar em novembro de 2018, quando a novela fez 20 ANOS de sua exibição… os textos já estão todos disponíveis! Ainda existem várias outras novelas que eu amava que pretendo trazer para o blog em algum momento – atualmente, estou assistindo “Amy, a Menina da Mochila Azul” e estou escrevendo textos: vocês devem ver as postagens no início do próximo ano! Também trouxe, no “Cantinho de Luz”, um lugar dedicado exclusivamente para as novelas da Thalía, a maravilhosa “Trilogia das Marias” – cujas novelas eu postei fora de ordem. Primeiro, “Maria do Bairro”; depois, “Marimar”; e, a qualquer momento, começo a postar “Maria Mercedes”.

AH, COMO EU AMO ESSAS NOVELAS DA THALÍA!

<3

Outras novelas estão em outras categorias… recentemente, por exemplo, comecei a postar “Floribella” em comemoração aos 15 anos da novela – e isso antes de imaginar que uma reprise viria por aí! Também já encerrei os textos da versão mexicana de “Rebelde”, embora eu ainda tenha vontade de escrever uns textos sobre “Rebelde Way” e, claro, sobre “RBD: La Familia”.

Além das novelas, temos um lugarzinho dedicado a “Filmes”, filmes que me marcaram, como “Matilda”, “Jumanji”, “O Jardim Secreto”, “Edward Mãos de Tesoura”, “Lua de Cristal”, “Mary Poppins”, “Ninguém Segura Esse Bebê”, “Ponte para Terabítia”… postagem de “Olha Quem Está Falando” estará no blog nos próximos dias. Também temos, na página, um lugarzinho dedicado a “Livros” e, dentre os já postados, destaco “A Ilha Perdida”, que fez parte da infância de muita gente, e “O Mistério do Cinco Estrelas” que é o meu favorito na Coleção Vagalume.

Outras categorias que vocês podem conferir é do “Sítio do Picapau Amarelo”, e eu ainda tenho muitos projetos para essa parte! Terminei de comentar a temporada de 2003 e, nesse mês, vocês começaram a ver os primeiros comentários da versão de 1977 a 1986 do programa! Foi tão gostoso assistir algo que fez parte da vida e da infância dos meus pais e que, de certa maneira, eu sinto que fez parte da minha também… também estou comentando “Power Rangers” e o projeto é comentar todas as temporadas. Atualmente, estou postando “Power Rangers Lost Galaxy” enquanto termino de escrever “Lightspeed Rescue”, fora temporadas fora de ordem: já terminei os textos de “S.P.D.”, por ora arquivados até que seja o momento deles, e comecei a escrever “Ninja Storm”, que é uma das minhas temporadas favoritas… ansioso para poder rever “Time Force”.

Por fim, temos a “Turma da Mônica”, e o que eu mais comentei no blog, por ora, foram as versões Jovem da Turma da Mônica e Moço do Chico Bento, mas também tenho algumas postagens prontas do projeto Graphic MSP e “Clássicos do Cinema”: só preciso me organizar para trazê-los ao blog. E, claro, as “Séries”. Até o momento, aqui eu revivi e comentei algumas temporadas de séries como “As Visões da Raven”, “Os Feiticeiros de Waverly Place”, “Hannah Montana”, “Zack & Cody: Gêmeos em Ação”, além de “Austin & Ally” (que é mais recente) e “Zoação Teen”, que eu ADORAVA na adolescência, mas que poucas pessoas conhecem… e, infelizmente, é difícil encontrar as temporadas para assisti-las e tudo o mais. Algumas outras séries estão precisando de uns ajustes finais para que eu possa trazer os textos para o blog ainda…

 




ALÉM DO CANTINHO DE LUZ

Depois do “Cantinho de Luz”, eu acabei abrindo o que eu gosto de chamar de spin-off da página: o “Além do Cantinho de Luz” – a ideia do título é uma brincadeira; se “Cantinho de Luz” é uma referência a “Chiquititas”, a ideia de “Além do…” para contar algo que vem depois veio de “A Usurpadora”. A ideia dessa segunda página, que já está quase tão grande quanto a primeira, é comentar produções do gênero das que comento no “Cantinho de Luz” (na maioria dos casos), mas que não cabem mais ali no conceito de “coisas que assisti na minha infância ou adolescência”. A página começou com “Violetta” e “Soy Luna” (porque eu adoro essas produções adolescentes musicais), que eu achei que tinham tudo a ver com a proposta, mas que eram atuais ou quase, e não faziam parte do universo do “Cantinho de Luz”.

Assim, nasce o “Além do Cantinho de Luz”.

Além de “Violetta” e “Soy Luna”, comecei recentemente a comentar “GO! Vive a Tu Manera”, e estou muito ansioso para começar a postar os textos de “Kally’s Mashup”, que entram no blog ainda esse ano. Além delas, já está finalizada na página “Like”, que é uma novela que eu adorei – e vai ter um monte de gente que vai criticá-la, mas muitas dessas pessoas que a criticam ou não a assistiram ou a assistiram procurando por defeitos, já predestinados a não gostar da novela, mas a novela era ótima. As músicas eram boas, os assuntos tratados eram pertinentes e atuais, o visual era legal e eu lamento que a novela tenha sido fadada a ficar esquecida para sempre na primeira temporada porque pesou sobre ela uma comparação desnecessária com “Rebelde”. Não era a mesma novela, não era um remake e as pessoas se privaram de dar uma chance a “Like” por preconceito, na maior parte dos casos. É triste, porque eu amei a novela de verdade.

Também temos, já disponível no “Além do Cantinho de Luz”, a categoria de “Novelas”, e apenas duas foram postadas lá até o momento: “A Usurpadora” e “Meu Coração é Teu”, mas muitas outras estão prontas para entrar no blog em breve. E se você está se perguntando (não que alguém esteja, mas é uma desculpa para comentar), a foto em destaque na capa das novelas é de “¿Quién es Quién?”, uma novela protagonizada por Eugenio Siller no papel de gêmeos que é MA-RA-VI-LHO-AS! Não vejo a hora de poder compartilhar os textos com vocês no blog! Por fim, temos “Fábrica de Sonhos”, um projeto da Televisa de refazer novelas clássicas em formato de séries, de aproximadamente 25 capítulos… a primeira foi “La Usurpadora”, que é uma completa releitura bem distante da novela em que se baseia, e o resultado foi ótimo; depois, “Cuna de Lobos”; e, por fim, “Rubí”, que é a mais próxima da novela das três produções.

 

Caso tenha se interessado pelos textos, visite os links nessa postagem e as páginas: CANTINHO DE LUZ e ALÉM DO CANTINHO DE LUZ.

Lembrem-se de deixar seus comentários! E até mais!

 

Comentários

  1. O Cantinho de Luz é super especial pra mim, porque foi através dele que eu conheci o seu blog. Foi na época em que você estava fazendo postagens sobre Cúmplices de um Resgate mexicano, como aquecimento pra versão brasileira da novela. Depois disso, essa página ainda me trouxe mais alegrias quando você decidiu escrever sobre clássicos como Sítio do Picapau Amarelo 2001 (amo) e Floribella (acompanhei pouco na exibição original, mas você me inspirou a assistir de novo, dessa vez com minha irmãzinha que nunca tinha visto. Ela está adorando!).
    Mas minha maior felicidade foi quando você começou a escrever sobre Rebelde, uma das minhas maiores obsessões na adolescência!
    Enfim, esse blog é um dos meus favoritos, porque aqui é possível encontrar conteúdo sobre novelas. É super fácil encontrar reviews de filmes e séries, mas parece que quando se trata de novelas, precisamos cavar um pouco mais fundo. Até mesmo com clássicos que marcaram uma geração como chiquititas e rebelde.
    As suas reviews de séries da disney também são o máximo! As Visões da Raven, Hannah Montana e Feiticeiros de Waverly Place são TUDO pra mim. Mas também tive a sorte de acompanhar Zoação Teen quando foi exibida pelo Boomerang (ai que saudade de como o Boomerang era nos anos 2000) e é uma pena que ótimos programas originados em países como o Canadá e a Austrália não recebam tanta atenção quanto aqueles produzidos nos Estados Unidos e por isso é tão difícil encontrar as temporadas pra assistir.
    Curiosidade minha: você também assistia séries da Nickelodeon? Drake e Josh, Zoey 101 e Manual de Sobrevivência escolar do Ned eram minhas favoritas.
    Fico feliz que você tenha criado o Além do Cantinho de Luz pra exaltar produções mais recentes que também merecem nossa atenção. Como você mencionou no seu texto, é importante ter a mente aberta a novidades e não se privar de dar uma chance a algo novo apenas porque sentimos saudade do antigo.
    Enfim, desejo um feliz aniversário ao parada temporal e agradeço por todos os seus ótimos textos. E que o blog continue firme e forte nos anos vêm pela frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que DELÍCIA ler o seu comentário, Alice! MUITO OBRIGADO por tudo! Fiquei feliz, fiquei emocionado, contente em saber que o "Cantinho de Luz" cumpre, sim, seu papel e não só para mim haha

      Sabe que eu acho dificílimo encontrar quem tenha assistido "Zoação Teen"? Eu estava ouvindo (e cantando) a música de abertura ontem, quero comentar a segunda temporada... mas, como você comentou, não é a coisa mais fácil de se encontrar, né? Mas vou dar um jeito!

      Sobre sua curiosidade: sim, assistia Nickelodeon, sim. Na verdade, nuca vi "Zoey 101", mas eu adorava "Drake e Josh" e "Manuel de Sobrevivência Escolar do Ned" e, inclusive, eu tenho textos prontos das primeiras temporadas de ambas as séries... tenho que relê-los, corrigi-los e mexer com fotos, mas os textos estão prontos, ainda vou trazê-los pro blog!

      Novamente, agradeço pelo seu comentário, muito obrigado por tudo!!! Vou continuar por aqui, e acho que ainda trago muitos assuntos que você vai gostar, espero seus comentários :D

      Excluir

Postar um comentário