Rubí (2020) – De volta à Cidade do México



A casa de Lucas…
FINALMENTE, RUBÍ ESTÁ LIVRE! Pelo menos até o psicopata do Hector chegar até o México atrás dela, porque acha que “ela o pertence”. Já se passou pouco mais de um ano desde que começamos a acompanhar a história de Rubí, e ela passou por uns maus bocados, principalmente recentemente, então torcemos para que ela conseguisse sua tão sonhada e merecida liberdade – com a ajuda de Lucas, Rubí consegue escapar de Hector, em Madrid, e viajar para a Espanha, para visitar a mãe no hospital. Eu gosto dessas cenas de Rubí com a mãe ou com a irmã, porque em alguns momentos nos esquecemos de coisas como os comentários maldosos dela contra o Cayetano. Quando está no quarto com a mãe, que fica tão feliz em vê-la, ou quando abraça Cristina e pede que ela lhe conte tudo o que aconteceu, vemos outra faceta da Rubí.
Ela realmente ama a sua família.
Mas daí logo em seguida ela faz um comentário maldoso sobre Cayetano, sobre como ama Fernandita e sobre como “não vai deixar que o seu pai seja um chofer”, e então nós nos lembramos que não podemos amá-la incondicionalmente… ela tem seus defeitos. O que não quer dizer que eu não esteja torcendo por ela na maior parte do tempo – por enquanto, a culpo pelo que está fazendo com Cristina, Cayetano e Fernandita, mais nada. E Rubí adora perceber que Arturo, o velho babão, está todo oferecido para cima de Cristina… ele vem ao hospital trazendo flores, e Rubí aprova. Uma das cenas mais fortes da história vem em forma de flashback – não é algo que Rubí está contando para Carla no futuro, mas algo que Carla, a Fernandita do futuro, está se lembrando: um momento em que Rubí e Cristina estavam discutindo a respeito de Cayetano…
…e a menina estava lá.
Ainda 19 anos depois, aquela cena é vívida em sua cabeça, ainda a afeta, e eu acho que é ali que nasceu um pouco da mágoa que a vemos guardar da tia tanto tempo depois… enquanto se lembra da cena, da maneira como a tia falou com ela ou como falou com sua mãe sobre Cayetano, Fernanda chora, e aquilo realmente me marcou. Mas Rubí não vai parar. Ela fala à irmã que Arturo “pagou toda a conta do hospital” e que “ela tem que ir agradecê-lo pessoalmente”. Cayetano, que há muito tempo quer que Cristina resolva isso, tem razão em querer que Cristina assuma o namoro deles… as coisas precisam ser esclarecidas. E se ela não for fazê-lo, ele mesmo vai contar a verdade a Arturo, para ver se ele deixa Cristina em paz. Mas Cristina acaba vindo conversar com Arturo, na presença de Cayetano, e conta que eles estão namorando.
E, sei lá, eu achei a cena TÃO FOFA.
Mas eu sei que as coisas vão dar errado logo… não me permiti ter muitas esperanças.
A volta da Rubí ao México poderia ser uma chance de recomeço e de “consertar alguns erros” – pelo menos é o que a mãe espera. Refugio conversa com Rubí sobre tudo o que ela fez e Rubí pede desculpas, e é uma cena forte a da mãe perguntando se ela é feliz (!), chegou a doer. Depois, Refugio pede que Rubí procure Maribel para conversar, porque ela precisa pedir desculpas – e Rubí vai. Por um momento, achei que ela não iria, mas ela faz o que a mãe pede. Maribel a atende, mas é debochada e fica na defensiva, e eu ri (mas mais de nervoso do que de qualquer outra coisa) de como ela contou sobre “a festa de casamento”, como colocou fogo no vestido, como destruiu tudo com a Juanita… enfim. E Rubí pede perdão, e eu quase acreditei nela, mesmo. Ela ainda diz que ela a salvou de um caro nefasto e que ela devia agradecê-la, mas Maribel nunca vai aceitar isso.
Embora seja verdade…
Outro reencontro esperado na volta ao México é com o Loreto, embora eu ache que tenha faltado um abraço apertado e sincero entre aqueles dois! Loreto é seu melhor amigo, seu confidente, e ele a ama de todo o coração! Então, Rubí conta para ele qual é “o seu novo plano”, Lucas, e mostra para ele as chaves da casa que ele lhe entregou – “Quando nos mudamos?” A CENA DE RUBÍ E LORETO NA CASA DE LUCAS É FENOMENAL. A casa é imensa e de causar inveja (!), e Rubí ainda “ganha” o Bóris, que continua até hoje ao seu lado (com que intenção, though?), o mordomo da casa que recebeu ordens de Lucas de transformar todos os seus desejos em realidade… inclusive, assim, Rubí até consegue para Loreto um quarto entre os 10 imensos quartos vazios da casa. Sinceramente, eu queria continuar por ali e acompanhar muitas mais cenas de Rubí e Loreto na casa!
Mas os problemas a seguem… em primeiro lugar, temos aqueles criminosos do bairro que já estão de olho no retorno de Rubí, e aqueles homens me causam calafrios! Rubí tem toda a razão ao dizer para a mãe que precisa que ela se mude dali, mas Refugio é teimosa – até a Fernandita já percebeu que elas não deviam continuar por ali. Com o dinheiro que Rubí conquistou e enviou para elas, elas já podiam (e já deviam) ter saído… além disso, agora ela tem uma casa imensa e vazia à sua disposição, e Refugio, Cristina e Fernandita podiam muito bem se mudar para a casa de Lucas com ela e Loreto! Além disso, ainda temos o maior problema de todos, que no momento é o Hector. Bebendo e enlouquecido em sua casa em Madrid, Hector atira em travesseiros enquanto grita, na cena que vemos diariamente na abertura, e depois embarca para o México.
O inferno a segue.


Para mais postagens de “Rubí (2020)”, clique aqui.


Comentários