MacGyver 1x09 – Chisel


“Call me crazy, but I never trusted this guy”
As coisas estão mesmo ficando cada vez melhores em MacGyver. Ainda sou o episódio de Mac na cadeia, no melhor estilo Prison Break, mas que episódio incrível! E além de termos um desenvolvimento inesperado (mas não sei porquê, eu devia ter previsto isso!) para a trama de Bozer, nós tivemos Riley em seu MELHOR! O episódio já começa de forma muito boa porque o Bozer está sendo mantido ali dentro quase que como um prisioneiro e o Mac se posiciona em relação a isso de maneira bem firme: “I’d rather quit the Phoenix today then see him treated like he did something wrong”. No entanto, logo em seguida a equipe é retirada para um caso especial e quando um terrorista é apreendido principalmente por Angus MacGyver (com aquele divertido e extremamente perigoso lance dos fogos de artifício, que ele nos avisa para não tentar em casa), ele envia uma mensagem de SOS para todos os seus contatos, o que significa que um grupo MUITO grande de terroristas estará na cola deles em questão de poucos minutos.
O que rapidamente acontece.
E eles correm para a Embaixada dos Estados Unidos em busca de proteção.
Temos um episódio eletrizante, repleto de ação e suspense, porque nós ficamos apreensivos com medo do que vai acontecer. E Riley, como eu disse, estava FENOMENAL. Primeiro quando ela conversa com Janis, o terrorista capturado, que inocentemente acredita que ela seja o elo mais fraco, mas ela solta um inteligente: “If I was one of your terrorist friends I’d be a little concerned about what you’ve given up”. E isso fez com que eu a amasse. Porque ele pode dizer para ela, com toda a razão, que ele não disse nada para eles, mas como ela disse: ele sabe disso, ela sabe disso, mas os seus “amigos” terroristas sabem disso? “They’re not attacking the embassy to save you, Janis. They’re attacking the embassy to kill you”. Eu já teria adorado a Riley profundamente por isso, mas quando Jack e MacGyver escolhem confiar nele como um meio de ajudá-los, e durante o telefonema Janis sai do roteiro, ele não estraga tudo porque ela o colocou em delay e interrompeu a ligação antes que ele pudesse estragar tudo.
Wow.
Com a Embaixada dos Estados Unidos sitiada nós temos cenas muito bonitas e cenas bem desesperadoras. Temos momentos rápidos como o Mac pegando aquela granada e jogando de volta para fora (tudo bem se eu achei aquilo sexy?), ou os cálculos dele para as janelas e portas sejam defendidas com folhas de papel, enquanto a Dieva Roca, o grupo terrorista, tenta invadir não para salvar Janis, mas para matá-lo. E Mac presencia um telefonema (da embaixadora) bastante comovente e triste – a conversa que ele tem com Jack logo em seguida é muito bonita e verdadeira, na qual o Jack conta sobre como fez um testamento quando começou a trabalhar desse modo, e sobre como ele assumiu, de certa forma, a escolha de arriscar a sua vida diariamente pelo seu país, mas não é a escolha que aquelas pessoas fizeram, então eles merecem e precisam ser salvos. Num plano LOUCO e maravilhoso final de Mac, eles prendem o grupo terrorista DENTRO da Embaixada enquanto fogem descendo pela janela do segundo andar e entrando em carros do exército.
E assim a promessa de Mac está cumprida.
Todos sãos e salvos de volta para suas famílias.
Por fim, nós retornamos para Bozer, e é um máximo. Durante o episódio, Mac e Jack têm mais uma conversa bastante significativa, na qual falam sobre o emprego, mas não em relação ao risco que correm diariamente. Mais sobre os segredos que guardam. É uma preocupação pertinente de MacGyver sobre as condições de seu trabalho, de mentir para seus amigos, família, futura namorada, esposa, filhos… ele sempre vai ter que mentir sobre ele mesmo para as pessoas com as quais se importa? Pelo menos o Bozer é um fofo e a amizade dele e de Mac é MUITO antiga para ser menosprezada, então tudo fica bem. Porque o Bozer diz que ainda está bravo com ele, mas estar bravo com ele não significa lá TANTA coisa assim… “Just to clarify: being mad at you is like being mad at a puppy for chewing your favorite kicks”. E o abraço dos dois foi FOFO. E bem, agora o Bozer também vai trabalhar para a Fundação Phoenix, o que faz sentido, e vai trazê-lo para dentro da série com mais intensidade, e acho que isso é uma boa aposta!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários