MacGyver 1x08 – Corkscrew


“What do you say, MacGyver? Do you wanna come out and play?”
Os episódios de MacGyver ou estão ficando melhores a cada semana ou eu estou cada vez mais apaixonado pela série – apesar de que, por melhor que tenha sido Corkscrew, eu ainda adoro Can Opener como o meu favorito na temporada até agora, porque o Mac na prisão foi uma das melhores coisas possíveis! Esse episódio, no entanto, expande um pouco a trama principal da temporada, trazendo de volta Nikki e um homem contratado por ela para matar não apenas Mac, mas também toda sua equipe. Muita ação eletrizante, esse foi um episódio e tanto, e é engraçado como ainda ficamos apreensivos mesmo quando o alvo é o protagonista, que nós temos certeza de que não vai morrer… quer dizer, eles não podem tirar o MacGyver de “MacGyver”. Enfim. Apenas duas coisas me incomodaram um pouco no episódio, e primeiro foi o Bozer simplesmente pegando e fazendo um desenho perfeito do cara que o atacou (embora ele tenha talento para isso, expressado pelas máscaras como de George Washington que ele fez), e o Murdoc atirando errado quando ele tinha uma mira limpa contra MacGyver.
Não queria que MacGyver morresse, JAMAIS, mas convenhamos…
Então que Murdoc não tivesse uma mira tão clara!
O episódio começa em um encontro de Mac cujo propósito eu ainda não entendi, e então ele é retirado de lá pelo trabalho para uma operação a qual eles comparecem incrivelmente lindos, com seus ternos e roupas elegantes. E Mac tem o seu momento de trabalhar em seus planos incríveis para pegar a presa, como eletrocutando o corrimão das escadas que o cara usava para pular de um andar a outro… mas era apenas um teaser para chegar a isso: “Well, I just found out who the target is. You”. A foto de MacGyver, e uma foto cuja única cópia estava com Nikki. Ou seja, ela é a contratante e Mac é o alvo. Tendo em vista todo esse perigo, é claro que Patricia pensa que o melhor a se fazer é deixar o Mac preso, e sem nada que ele possa usar para escapar, em uma sala limpa. Mas não seria o MacGyver se ele não conseguisse, de um jeito ou de outro, sair daquela sala, e eu adorei a sequência toda, mesmo.
Por isso escolhemos te amar, Mac!
“Where seldom is heard a discouraging word”
Jack e Mac, assim, partem em busca de seu assassino contratado, que está justamente no apartamento de Mac, com Bozer. “You have no idea who MacGyver really is, do you?” É triste para Bozer descobrir que o que ele sabia sobre Angus MacGyver era muito pouco, mas a ação toda naquela casa? Oh wow! Tiros para lá e para cá, e quando as munições de Jack acabam, Mac improvisa uma espécie de bazuca com garrafas de vinho que até que funcionam muito bem. O desenvolvimento ali se pauta, então, nas reações de Bozer: “No. I’m not okay. Who the hell are you?” Achei muito triste, a maneira como ele se sentiu traído, como se não conhecesse seu MELHOR AMIGO, como se nunca mais pudesse confiar de fato nele porque não sabia mais o que era verdade e o que não era. Mas ele ajudou a reconhecer o Murdoc, e o Mac fez um discurso lindo começando com “You do know me” – no fim, ele pediu desculpas, então eu acho que tudo vai ficar bem.
Tem que ficar.
Na grande e eletrizante sequência final do episódio, o grande clímax, Mac acaba ficando para trás, mais por um pedido de Jack do que qualquer outra coisa, mas então tudo sai de controle. Murdoc ameaça matar Jack, Riley e Patti, mas oferece a Mac uma barganha: de ele se entregar no lugar dos amigos. E é claro que Mac aceita isso. Quer dizer, parcialmente. Porque ele não tem intenção nenhuma de morrer de fato, apenas de aparecer. E então improvisar da melhor maneira possível. Uma sequência de ação no ferro-velho, com tiro, com rádio amador, e uma finalização INCRÍVEL quando Murdoc acha que venceu, mas todos os pontos vermelhos estão apontados para ele – thank you, Riley! Mas entendemos que Murdoc foi apenas uma provocação, tem muita coisa a acontecer a partir daquela tensa conversa de Mac e Nikki naquele café.
Então que venham os próximos episódios!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários