Cúmplices de um Resgate (2016) – Capítulos 341 a 345


“Ainda bem que você não quis ser nosso pai. Você é um homem desprezível!”
AI FINALMENTE! Trazer o Maurício, o pai das gêmeas, de volta foi um grande tiro no escuro. Poderia ter dado certo, poderia não dar. A trama não foi usada na versão original devido a um planejamento diferente da história da novela e a própria extensão não prevista dos capítulos que mexeu perigosamente com o elenco a ponto de mudar a protagonista e tirar Rosa da novela… enfim. Mas, a ideia de trazer o pai, é uma ideia pertinente. Particularmente, eu NÃO gostei. Sou de opinião que as cenas ficaram excessivamente irritantes, o nojo que senti dele era real demais e se prolongou demais, se tornou a parte que julgo mais chata da novela. Nessas palavras mesmo. Fora que a atuação do ator era PÉSSIMA! Perdi vontade de prestar atenção quando o que estava em tela envolvia o Maurício, chegou o momento de ignorar na review da semana. Também não gostei do que a trama fez com a Manuela, tornando-a desnecessariamente insuportável, forma pela qual eu não queria me lembrar da personagem.
Desabafo feito, pelo menos isso acabou.
A semana começou bem diferente do que acabou, com a Rebeca dando uma daquelas suas loucuras de “dar uma chance” ao Maurício, o que foi meio ridículo – e que direito ele achava que tinha de ir falar com o padre para não aceitar a Isabela mais na igreja? Foi um nojo de cena, certamente. Isa ficou muito brava e com razão! Maurício continuou fazendo de tudo para ser cada vez mais absurdo: mal acreditei (não sei porquê) que ele teve coragem de ir pedir dinheiro para o Luís! Mas foi bom. Foi bom porque isso tudo começa a colocar as pessoas no seu rastro. O Pastor Augusto achou isso excessivamente suspeito. Ainda seguiu ele e o viu deixar a cadeia. A Dóris achou que viu o totem na igreja… e assim as crianças começam a investigar por conta própria também. E Augusto pede ajuda do Otávio, falando que o viu no banco, tirando muito dinheiro, depois ele foi para a cadeia visitar alguém, enquanto Dóris, Mateus e Téo veem Maurício em um ataque de raiva na igreja do qual ele mal consegue se recompor…
Então forma-se quase uma força tarefa.
E EU VIBRANDO AQUI!
As botas do criminoso desaparecem e ele mente descaradamente, mas o que ele não sabe é que as crianças dessa novela não são tão bobas assim. Então eles ficam ressabiados, Mateus meio que já mata a charada. Téo concorda que é suspeito. As peças se juntam, como Maurício aparecendo no vilarejo logo depois do suspeito que tentou roubar o totem, “doou” justamente a única prova que eles tinham. E Otávio chega a algo. Uma longuíssima ficha criminal que ele relata para os Agnes. Roubo, assalto a mão armada, formação de quadrilha, para não citar o pior. É apavorante! Maurício não só abandonou a família, mas estava preso… o que eu achei mais apavorante, no entanto, é a tentativa dos Agnes de ACREDITAR no Maurício ainda. Como as pessoas são cegas quando querem, não? Foi uma delícia de cena o Otávio jogando isso tudo no ar, mas o Maurício deu um showzinho de quem está arrependido, se tornou uma pessoa melhor e conquistou o único perdão que lhe importava: o perdão de Deus.
AH, ME POUPE!
Não sei com quem me irritei mais. A dissimulação mal interpretada de Maurício ou então aquelas mulheres acreditando nele. Eu estava como o Otávio, que respondeu ao “Perdoar é preciso!” com o mais perfeito “E ser burra também, né?” Não se arrependa não! Nina e Manu “perdoaram” o Maurício, Rebeca ainda chamou a atenção do Otávio… ainda bem que ainda tínhamos as crianças, para superar aquela cena enojante. “Depois de todas as evidências, essa é a cereja do bolo: ele tem que ser o ladrão do totem!” Isabela sabe que é fachada, que ele está se aproveitando da fé e da boa vontade das pessoas, Mateus era o mais convicto depois da visão de Dóris e da ficha criminal, mas quando eles arrombaram o armário eles não descobriram nada, e então, infelizmente, toda a trama deu uma murchada decepcionante. Com direito a lamentações chatas da Manuela do tipo “Tá todo mundo contra o meu pai. Até meus amigos dizem que ele não é boa pessoa” – talvez ela devesse, então, escutar os seus amigos e deixar de ser tão tapada. Mas adorei a Nina falando que eles ainda iam descobrir quem era o Maurício de verdade…
…porque sabe, né, a vida é bem IRÔNICA mesmo.
E vamos passar para outra parte da trama… os vestidos da Flora começam a ser sucesso. Joaquim dá um para Manu, para fazerem as pazes (não que eles não briguem de novo logo em seguida). O Felipe dá um vestido para a Isa. E depois a Isa, por algum motivo, vai num encontro com o Joaquim se passando por Manu, e é um dos momentos mais BIZARROS e divertidos da trama. Eu ri muito. Romantismo zero. Muita comida (que até me surpreendeu!) e falando que se o romance ficar meloso demais ela acaba enjoando… foi realmente um máximo, e ela se recusando a beijar ele por causa do “bafo” dele. De todo modo, fiquei satisfeito, porque eu não gosto do Joaquim mesmo. Mais tarde isso vem à tona, até rápido, porque a Manu liga brava para brigar com o Joaquim (porque essa é a Manu agora), e então ela descobre do encontro. “Eu não acredito que a Isabela fez isso com você e comigo! Uma brincadeira de muito mau gosto!” Resultado? Briga, muita briga. Grito. Não acho que o que a Isabela fez estivesse certo, mas a Manu estava insuportável. Então… “Manuela, que que é, hein? Abaixa o tom!”
As verdades ditas ali foram tensas. Os nervos inflados.
“Você é uma péssima irmã, eu tô cansada de tudo isso”
Ambas enfáticas, cruéis, ambas com um pouco de razão, mas som #TeamIsa
Demais tramas se desenvolveram timidamente ao longo da semana. A Priscila ficou muito chateada com os comentários do vídeo do Show de Bandas que valorizavam a Chloé e nada dela, então caiu em um conto perigoso de um cara na internet, que podia ter sido extremamente grave, ainda bem que o Geraldo estava lá para salvá-la. Independente de tudo, e de ter fugido da cadeia, eu acho que ele gosta de verdade da filha, então por mim, fiquei feliz com ele salvando ela. Nova empresa está surgindo, do Tomáz, com assinatura da Thaisa, desenhos roubados de Fred. Alícia e Vicente estão com um problemaço, e eu acho que ele está bem errado em agir daquela maneira e privar a mulher de trabalhar, ainda mais nas circunstâncias em que eles se encontram financeiramente. Não dá para fazer isso. Edna agradecendo o Omar porque ele se mostrou um amigo de verdade da Chloé foi lindo, e os sorrisos dos dois me convenceram. Tão bom ver o Omar fofo e querido dessa maneira, uma regeneração que me alegrou.
Então voltemos à trama principal. Augusto revela para Otávio: “Aí é que está: ele não virou pastor, ele está se passando por um!”, o que é grave. Téo ouve Maurício conversando com Geraldo e como estava Jefferson? SURTANDO DE ALEGRIA AQUI! Téo chega apavorado na sorveteria, conta tudo para Dóris, Mateus e Isa e então caminhamos… eles encontram o totem no chão da igreja, enterrado, e o Maurício aparece, virando num Gollum, num demônio (mas em uma interpretação exagerada e ruim que me fez odiá-lo um pouquinho mais). Pelo menos ele coloca sua verdadeira cara para fora, e agora não tem mais como voltar atrás. Tem muito grito, muita lágrima, cadeira voando, e é desesperador. A Isabela contra ele foi intenso, e a ira de Maurício era desesperadora. Pelo menos a Larissa Manoela salvou a cena com a sua atuação, que convenceu, comoveu e desesperou. As lágrimas correndo, os gritos de pura raiva, ódio, ou sei lá o quê. E Otávio e Rebeca parecem demorar demais para chegar lá, mas enquanto isso estamos lá, com a tensão A MIL.
Foi uma cena tão forte que eu quase a classificaria como traumatizante. Não parecia pertencente a uma novela dita infantil. A trama da novela era bem séria, na verdade, e a cena estava condizente, mas eu não vou dizer que não fiquei um pouco chocado, arrepiado. Ver a Dóris chorando daquele jeito, inclusive, me doeu, porque é uma criança muito pequena para presenciar aquilo tudo, eu achei deveras traumatizante. Coisas ditas foram memoráveis. Gritos como “NÃO FALA ASSIM DA MINHA IRMÃ!” e falas como “Ainda bem que você não quis ser nosso pai. […] Você é um homem desprezível!” E depois de toda a iniciação, Otávio invade a igreja, o caos se instala, Maurício foge e, eu devo dizer, por mais que vocês me julguem: AH, COMO A MANUELA MERECEU! Posso parecer cruel, mas eu AMEI ver ele correndo, com muita raiva, mandando ela calar a boca e empurrando ela, machucando-a. Encontrei satisfação vendo aquilo, pra ver se ela aprende. Não me solidarizei de suas lágrimas, nem da sua expressão chocada, nem da decepção.
Eu estava há semanas esperando ansiosamente para VER exatamente ISSO.
Depois, Isabela ajuda a contar tudo para a família, e a reação não foi tanto quanto eu esperei. Eu queria mais sofrimento para Rebeca e, especialmente, para a burra e irritante da Dona Nina, que nos revoltou por semanas com as falas mais absurdas e atitude insuportável. Mas a Isa deve ser uma pessoa melhor do que eu. Eu insistiria num discurso mais “Não é que eu gostei de dizer ‘Eu avisei”… não. Espera… eu gosto: EU AVISEI!” e falaria muito mesmo. Mas… eu sofri com a Isa, porque independente de ela amar o Orlando e tudo, o que ela ouviu do Maurício ainda é uma grave rejeição, e tudo o que ela sofreu com a Regina foi culpa dele, que vendeu a criança quando bebê! Mas, ainda melhor que tudo isso, talvez, tenha sido a Manuela indo conversar com a Isabela, pedindo desculpas, dizendo que ela estava certa – fiquei muito satisfeito em ouvir tudo isso. “Criei uma fantasia e não deixei ninguém ir contra. Fiquei até contra você”. Por fim, foi um momento muito fofo entre irmãs, porque a Isa soube ser uma EXCELENTE pessoa que estava ali pela Manuela, e as coisas ditas foram lindas, o abraço entre elas foi lindo.
Eu me emocionei. Me arrepiei tudo.
Pra mim, os maiores problemas já foram resolvidos \o/
Maurício era muito pior do que a Regina, na minha cabeça…

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.


Comentários

  1. Quem respondeu ao “Perdoar é preciso!” com o mais perfeito “E ser burra também, né?”, foi a Isabela. O roteiro dela é muito melhor kkkkkk. Amo seus resumos e análises. Só corrigi pq a fala da isa foi perfeita e deve ser creditada a ela! Ansiosa pela análise do beijo Teobela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, eu fico fazendo anotações e me confundo às vezes haha Desculpa. Ansioso pela CENA Teobela, a análise no próximo fim de semana ;)

      Excluir
  2. O que fizeram com essa novela? Eu me divertia e vibrava tanto, mas hoje não aguento mais assistir. Regina e Manuela foram as personagens que mais se perderam pra mim. De que adiantou toda a construção que tínhamos acompanhado? A Manuela parece ter se descaracterizado completamente; a Regina parece não ter propósito algum como Paola - qual a motivação para correr tanto risco com aquele disfarce mal ajambrado, abrindo um gravadora e e ainda morando na mansão? Se foi vingar a Isabela (ou as gêmeas) até agora ela não fez nenhuma movimento mais concreto para isso. E pensar que a personagem havia acabado tão be - no sentido de ter uma boa história e uma boa construção. Esperava muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo de verdade contigo. Na verdade, na questão Manuela, eu acho que ela se perdeu muito mais agora. Sempre gostei mais da Isabela nessa versão, essa é a verdade, e a personagem da Manu sempre ficou em segundo plano... mas ela nunca foi tão irritante e absurda quanto ultimamente, e eu acho que a chegada do Maurício a descaracterizou de forma grotesca. Mal a reconheci em alguns momentos, infelizmente. Em relação à Regina, também concordo. Não sei qual exatamente é o plano dela, o que ela está fazendo como "Paola", e então parece vazio demais que ela esteja ali, "atormentando" eles e só.

      Excluir
  3. Jefferson concordo com tudo o que você escreveu sobre a trama, principalmente da cena em que a Isabela descobre toda a verdade sobre o Maurício. Estava com minha sobrinha na hora e ela começou a chorar e pediu que eu trocasse de canal.
    Parei de assistir a novela quando o Maurício apareceu na trama, voltei a assistir sexta para ver a máscara dele cair. E sinceramente espera mais da Rebeca e da dona Nina, interpretações péssimas, Larissa Manoela foi quem salvou a cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente eu acho que você fez bem haha Se eu tivesse parado no momento em que o Maurício apareceu, eu teria evitado de me incomodar bastante e de escrever textos de desabafo porque estava deveras irritado. Não é assim que quero me lembrar da novela, nem da Manuela. Mas temos uma semana para a novela se redimir agora, e eu espero que ela nos convença a sentir muitas saudades! Larissa Manoela foi um talento de verdade na cena, sem mais. Até mais! :D

      Excluir
  4. Odiei o que fizeram com a Manuela nessa fase da novela, e olha que antes ela era a minha personagem favorita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela ficou beeem difícil de suportar mesmo, nossa hahahaha

      Excluir

Postar um comentário