Vale o Piloto? – The Tomorrow People 1x01


A série já está lá pela sua quarta edição pelas minhas contas, mas dessa vez ela chega a território e produtores americanos – o que não é necessariamente uma vantagem, afinal eu amo o estilo de narrativa e construção ingleses, mas pelo menos temos efeitos especiais fantásticos que valem muito a pena! A maioria das minhas cenas preferidas está ligada a momentos de teletransporte (amei a maneira como isso é usado em batalha), por exemplo. Mas acho que o trailer entregou o episódio inteiro, não tivemos grandes novidades.
The Tomorrow People é uma série de ficção científica jovem que se utiliza de várias possibilidades e clichês. Começamos acompanhando Stephen Jameson (ainda olho pra ele e vejo o Fred, inevitável, mas é ótimo olhar para ele, fangirls everywhere começando a surtar), enquanto ele vai descobrindo seus poderes, mas sem entendê-los passa por uma série de tratamentos e psiquiatras, certo de que está ficando louco – embora ainda seja difícil entender como ele está acordando na casa do vizinho depois de um teletransporte noturno. Enfim, preocupado com sua situação, ele acaba ouvindo vozes em sua cabeça e guiado até o esconderijo dos Seres do Amanhã (“We’re called the Tomorrow People. We didn’t choose the name, I swear”), muito mais pessoas como ele.
Eu fiquei realmente bastante encantando com o estilo da série… é bastante adolescente pelos seus protagonistas, mas tem uma história fascinante e séria de uma batalha de sobrevivência, uma guerra encoberta, e interessantes discussões sobre a humanidade. Que não são novas, mas ainda são interessantes. Amei como as histórias acontecem, como os poderes são trabalhados e como os vemos, sem contar que a trama que liga os personagens promete ser bem interessante… parece que além da ação nerd também teremos umas interessantes reviravoltas de roteiro.
Stephen é depressa conduzido pelos Seres do Amanhã, através da voz de Cara em sua cabeça – “I can prove you’re not crazy. I can prove I’m real”. Eu acho que a parte de ouvir a voz na cabeça do Stephen foi minha favorita, e ligou a esses lances psiquiátricos de que eu tanto gosto (“Seu pai não era esquizofrênico?”), mas foi ótimo vê-lo sendo guiado até o metrô e depois teletransportado por John. Não muito sutil, mas perfeitamente interessante… as demonstrações de poder e o processo de convencimento foram ao mesmo tempo irreverentes e perfeitamente interessantes.
Ótimo.
E com essa outra espécie de seres superiores, é claro que a “humanidade” está preocupadíssima e está fazendo o que é possível para encobrir e mesmo destruí-los – comandados por Jedikiah Price (pasmem: MARK PELLEGRINO!), o grupo de cientistas sustentado pelo governo (típico) é chamado de Ultra; eu amo essas discussões típicas de ficção científica de como a humanidade tem dificuldade em aceitar tudo o que é diferente, e não é só alienígenas ou seres super poderosos, coisas muito mais simples do que essa. E essa batalha me parece absurdamente real, por isso gosto tanto de assistir.
MARK PELLEGRINO! Assim que eu soube que teríamos ele, eu já pensei: como não ver essa série? Pellegrino é um excelente ator, muito famoso pela sua interpretação intensa e precisa – vide suas interpretações de Jacob em Lost e de Lúcifer em Supernatural. Acho isso importante de ser mencionado: como o ator tende a fazer sempre personagens muito fortes e importantes. E sabemos que Jedikiah será um dos centros da nova série, e já podemos sentir a ameaça na sua voz, podemos nos sentir incomodados e desconfortáveis ao vê-lo falar, porque ele soa tão convincente, tão persuasivo, mesmo quando você não quer acreditar nele… é olhar para Mark Pellegrino e saber que ele é um cara perigoso.
Pronto, The Tomorrow People tem que ser perfeita.
O episódio foi bastante introdutório, não houve tanta explicação. Sabemos sim quem são os Tomorrow People e temos eles frente aos Ultras, mas não muito mais do que isso. Acho que é justamente por culpa do trailer. Vemos o pai de Stephen brevemente e sabemos da sua importância para a história, também vemos um seqüestro de Stephen, e a parte mais surpreendente que é ter Jedikiah em sua casa, falando com sua mãe, afirmando ser um irmão há muito esquecido de seu pai. Sim, eu acreditei na história, mas chega a ser assustador vê-lo tão próximo e tão ameaçador, com aquele seu poder de persuasão ao tentar convencer Stephen de que os Seres do Amanhã são os vilões e precisam ser detidos.
Surpreendente e forte final.
Mas há um plano oculto ali.
Devo comentar: se não foi essa a parte mais surpreendente, então o prêmio vai justamente para Stephen seqüestrado. O quartel-general dos Ultra é totalmente equipado contra os poderes dos Tomorrow People (telecinese, teletransporte e telepatia), mas de alguma maneira ele consegue escapar numa das melhores cenas do episódio! Também consegue salvar a vida de John (personagem fascinante!) de uma bala de Jedikiah meio que diminuindo a velocidade do tempo… que cena fantástica foi aquela! E mesmo sem nenhum tipo de treinamento, ele consegue teletransportar todo mundo dali… fazer o que né? Só para ter uma noção do seu poder.
Sim, tivemos a clássica cena da derrota do valentão da escola pelo Goku. Depois de sofrer por sei lá quanto tempo excluído e tratado como esquisito, fornecer uma vingança inteligente, ainda apanha e revida usando seus poderes. Clichê, mas sempre muito interessante. Um revoltante sentimento de justiça nos toma conta. Ah, também amei a cena da escova de dentes, que já estava no trailer. Acho que a série começou de maneira bem interessante, e eu estou curioso para saber quais são os rumos que vamos tomar daqui para a frente, porque não tenho tantas idéias assim… que nos surpreenda!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários