Supernatural 9x01 – I think I’m gonna like it here


PREPAREM-SE PARA A NONA TEMPORADA!
Porque promete ser épica… gente, Supernatural tem um histórico controverso, com quatro temporadas fantásticas, a quinta muito aceitável e legal, e dois anos seguidos de pura enrolação e terrores de episódios. A oitava temporada começou a se reerguer e teve um saldo final positivo, mas ao que tudo indica… A NONA TEMPORADA VEM PRA ARRASAR! Que episódio foi esse? Estou já, muito depressa, apaixonado pela história, pelos personagens e pela maneira como tudo aconteceu.
Não teve o típico clichê de novela mexicana – ok, um pouquinho, mas na medida que Supernatural não consegue mais evitar. No mais, o episódio se desenvolveu de maneira muito filosófica e bonita, com várias discussões importantíssimas, novos personagens e situações e muita emoção. Foi um episódio emocionante, com ótimas cenas de ação, e um desenvolvimento grandioso da história que nos deixou com a impressão de ser tudo uma grande introdução para o que pode ser o melhor ano de Supernatural até agora. As expectativas são altas, espero que sejam atendidas!
Posso dizer uma coisa? CASTIEL!
Shirtless Castiel… hehe, isso não vem ao caso.
Vocês se lembram de tudo o que o Castiel fez na última temporada, coitado apenas com boas intenções, crente de que estava fazendo a coisa certa… a queda dos anjos no fim da oitava temporada foi apenas o começo para o que veremos aqui: sim, todos os anjos estão agora na Terra, depois uma “Chuva de Meteoros” e eu não tinha parado para pensar no maior problema que isso acarretaria: a procura por receptáculos; e não qualquer receptáculo, mas receptáculos fortes o suficiente para agüentarem um anjo dentro deles, e sabemos que isso não é simples…
Eu sou e sempre fui um apaixonado pelos anjos de Supernatural. Então já devo comentar que o novo logo fez meus olhos brilharem – o episódio já começou perfeito! Mas é tão bom ver todos esses seres andando pela Terra, diferentes e únicos em sua própria maneira de andar, falar e se comportar… e mesmo na aparência! Vide Hael e Ezequiel… só eu que meio que já me apaixonei pelo Ezequiel? Quer dizer, que personagem! E vê-lo lutando com um “irmão” foi bem forte e interessante, provando que a temporada tem tudo para ser ÉPICA! Da mesma maneira foi a história de Castiel com Hael…
Na verdade, Hael é uma garota possuída por um anjo, a princípio perdida com toda essa história da queda, mas ela protagoniza cenas fortíssimas com Castiel, e expõe claramente o desejo da maioria dos anjos por vingança pelo o que o Castiel fez. A útlima cena dos dois foi extremamente forte, de partir o coração – a que ponto chegamos! Uma cena repleta de simbologia e que eu poderia discutir muito tempo, mas vamos seguir adiante… Castiel agora não é mais realmente um anjo, uma vez que sua Graça foi tirada dele, então é meio triste vê-lo tão vulnerável como está.
Mas ainda fofo como sempre. Assim que ele encontra um cara bem legal que até é muito bom com ele, oferecendo-lhe dinheiro (“I would fly, but I have no wings. Not anymore”). Mas com essa mudança drástica do personagem, é claro que sua aparência deveria seguir o mesmo rumo. Tirar Misha Collins eles nunca poderiam fazer, seria um ultraje, então o que fizeram? O colocaram todo sujo de sangue na lavanderia, e morrendo de fome e sede (sim, agora ele precisa comer e beber) ele gasta seu dinheiro com comida, e acaba escolhendo outras roupas aleatórias. É chocante e parece errado vê-lo trocar de roupa, mas ao mesmo tempo em que é muito estranho, também parece perfeito demais. Um sentimento muito confuso dentro de mim que não consigo expressar bem em palavras.
Temos um novo Castiel.
Enquanto o Sam morre.
Começamos em uma cena muito esquisita no carro, uma conversa “comum” entre Sam e Dean – percebemos o tom escuro, a névoa, a melancolia do momento, mas é só com “You’re dying, Sam” que entendemos tudo, e partimos para o Sam em coma no hospital. GENIAL. Achei um conceito interessantíssimo e que soube ser bem construído… o mundo dentro da cabeça de Sam, mesmo ao ar livre, tinha um tom embaçado e desconfortante, além de cores escuras e uma trilha sonora pesada que só contribuía para a atmosfera. Foi ali que tivemos algumas das melhores cenas…
Paralelamente, no hospital, Dean estava desesperado como sempre. Amei vê-lo rezando para todo e qualquer anjo, e vê-los todos recebendo o chamado. É ótimo ver Ezequiel se oferecendo para ajudá-lo, ver a batalha com os demais anjos no hospital, ver as barreiras erguidas por Dean, as fantásticas cenas de ação dali. E então a saída desesperada a qual Dean se entrega apenas para ter seu irmão de volta, com aquela sugestão um tanto quanto assustadora que Ezequiel lhes fornece… vai dizer se não é estranho ver o Jared andando por aí sem ser o Sam? Tão estranho vê-lo falar e saber que não é ele.
Seria um episódio normal de Supernatural, se não fosse…
Can you promise me that if I’m dead, I stay dead – não gosto do Bobby, mas o papel representado por ele nesse episódio é gigantesco e muito importante. E se a parte de Sam que quer morrer é mais forte do que o resto? Porque coloquem-se no lugar dele: podemos sentir pela maneira como ele conversa com a Morte naquela casa escura, tanto seu tom de voz quanto as próprias falas, que ele escolheu esse caminho… ele só está preocupado que isso lhe garante realmente um final, que não tenha mais volta, mas é tentadora a possibilidade de um final, de uma paz, de um momento para enfim descansar.
E até que ponto Dean tem o direito de interferir nisso? Eu entendo que “There ain’t no me if there ain’t no you” foi uma frase bonita, e que foi o que comoveu o Sam, mas olhe nos seus olhos… ele aceitou isso puramente por Dean, não foi sua escolha instintual, pura. Ele queria sim um fim, e ele falou sobre isso abertamente. Ele escolheu morrer. Então será que não era hora de ele finalmente conseguir isso que ele tanto queria, deixar a vida de caçador para trás? Abraçar o fato de que fez muito e tudo o que podia fazer? Me parece uma grande discussão a respeito do que é justo – não era isso que o Sam queria, e todos sabemos disso. Ele teve sua chance, “Hello Sam. I’ve been waiting for you”. E a desperdiçou.
“It’s time Sam. Shall we?”
O episódio me encheu de expectativas, de verdade. Como vocês podem ver. Dos últimos anos, realmente não me lembro de uma abertura de temporada que fosse assim tão boa e que me deixasse com expectativas tão altas para o ano – parece que para a Nona Temporada, os escritores têm uma grande idéia; espero que seja bem trabalhada essa história do Ezequiel, do novo Castiel que não é mais anjo, e a Queda dos Anjos, com todos perambulando pela Terra… sem contar a iminente morte de Sam, afinal tudo pode dar errado a qualquer momento em Supernatural. MUITO ANSIOSO, esperamos que os próximos episódios sigam esse padrão… INCRÍVEL!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários