CAZUZA – Pro dia nascer feliz, o Musical


No final eu precisava de um abraço da minha mãe.
PERFEITO. O musical é brilhante, envolvente, divertido e emocionante. Grandioso em vários e vários sentidos, Cazuza é um emocionante retrato da vida desse grande artista brasileiro, com sua ascensão e com todo o sofrimento de sua doença culminando em sua morte – as músicas são usadas de maneiras lindíssimas, e nos emocionamos do começo ao fim; no final eu estava soluçando (sim, é verdade) e mal aplaudir eu conseguia. Ainda estou encantado, fascinado.
O musical é bem uma biografia mesmo, e é narrado como uma – então os personagens que serviram de base a Aloisio de Abreu ao escrever seu texto fazem a parte da narração durante o musical; isso já fica muito claro na primeira cena, em que Lucinha se apresenta como a mãe de Cazuza, conta sobre sua morte e sobre como é não conseguir dizer adeus a ele; fica belíssima a maneira como os acontecimentos se mesclam com a narração dos personagens, e como isso faz com que todo o musical tenha um clima bastante melancólico e pesado.
Assim o tempo passa depressa – não o nosso como espectador (embora esse também, e não queremos que o musical acabe de maneira alguma), mas o tempo fictício. Uma mesma música pode contar com a amizade, a briga e a reconciliação de personagens sendo que isso durou 6 meses na vida real. E tudo fica representado de uma maneira muito bonita e completa. Os personagens são espetaculares, os atores estão de parabéns, e conseguem construir essa história de maneira muito bonita.
Há uma clara divisão entre primeiro e segundo ato. O primeiro muito mais “leve” e descontraído, estamos repletos de piadas e a ascensão do Barão Vermelho, Cazuza como cantor solo e a descoberta de sua doença, o que faz com que esse já seja permeado por momentos de pura tristeza e emoção. No entanto, no segundo ato é que isso se aprofunda de verdade, e nós nos comovemos a cada cena, a cada passo, a cada fala – e por sinal, elogiaremos novamente esse texto, tão bem escrito. Os diálogos são realistas e perfeitos!
Foi só no segundo ato que eu realmente me apaixonei pelo Cazuza representado no musical. Num primeiro ato muito irreverente e debochado, é no segundo ato que ele transmite todos seus medos, que ele expõe sua vulnerabilidade, e que deixa claro o que quer deixar como legado. O segundo ato, com menos músicas, é muito mais denso e concentrado, tornando cada cena única e inesquecível. É o exemplo de Malandragem, que chega realmente nos comovendo como nunca. Mas também me apaixonei pela interpretação de Emílio Dantas, capaz de mostrar o sofrimento e o pesar e ainda ser irreverente, sarcástico e debochado – incrível.
O musical segue uma linearidade, no entanto, especialmente no primeiro ato, são difíceis as conexões entre uma cena e outra, como o próprio Aloiso de Abreu explica no começo do Programa – uma série de acontecimentos diferentes contados pelas pessoas, o possibilitando escrever em tópicos, narrando eventos isolados da vida de Cazuza. Mas a base, oh a base de tudo, é a poesia. Eu senti isso claramente no segundo ato, especialmente também quando ele canta Malandragem, mas é tão bonita essa relação dele com a música, essa capacidade dele de dizer coisas grandiosas com palavras bonitas e bem escolhidas. Um poeta, um artista, um talento.
Aloisio de Abreu nos explica no Programa que conversou tanto com Lucinha Araújo, Roberto Frejat e Serginho Maciel para compor sua obra, mas como tinha que selecionar, escolheu momentos de “virada” na vida do poeta, como os espetáculos de teatro na juventude, a descoberta da música, o Barão Vermelho e a poesia, a separação da banda, a descoberta da doença, a carreira solo, os amigos fiéis, a morte. “Cazuza sabia ser muito doce e encantador, mas também era debochado e irreverente. Mesmo nos momentos mais barra pesada, dava um jeito de aliviar a onda – dele e de quem estivesse perto”.
E é assim que Emílio Dantas o interpreta, de maneira brilhante e genuína, incorporando o Cazuza e sendo exatamente aquele de quem nos lembramos, mas também conseguindo expor sua fraqueza, seus temores, sendo fofo e querido, sendo debochado e violento. Com relações belíssimas com muitas pessoas (amigos, namorados e familiares), eu me emocionei de verdade com gritos, com abraços e com lágrimas. O musical é isso: emoção pura, à flor da pele, do começo ao fim. Vá ao teatro preparado para tudo isso, mas certamente vá!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários