Sítio do Picapau Amarelo (1981) – A Chave do Tamanho: Parte 2

“Não fica bem, não! Uma heroína da humanidade fugindo de um passarinho!”

Emília só queria ver a Dona Benta bem… acontece que o jornal está cheio de notícias tristes de guerras, atentados e mortes, e a bonequinha de pano decidiu que ela mesma resolveria os problemas do mundo, tudo para que a Dona Benta não precisasse mais ficar triste – assim, ela acabou descobrindo sobre a lenda da Casa das Chaves, tudo porque o Visconde de Sabugosa estava ocupado demais tentando ler enquanto Emília tagarelava sem parar, e falou sem pensar. Para Emília, tudo é fácil, por isso ela acha que pode virar a “Chave da Guerra” para desligá-la, e então o mundo estará novamente em paz, mas ela acaba escolhendo a chave errada e vira a Chave de Tamanho, o que acaba deixando todo mundo pequenininho. As catástrofes tomam conta do mundo, muitas vidas são perdidas, mas Emília ainda se sente satisfeita, achando que “acabou com a guerra”.

De certo modo, sim… mas a que custo?

Alguns dos moradores de Tucanos estão vivendo escondidos em um buraco na parede (no melhor estilo “Tom & Jerry”), mas o número de mortos não para de crescer na cidade: “Ah, quando eu pegar o causador dessa monstruosidade!” Tio Barnabé e João Perfeito, por sua vez, estão vivendo isolados de todo o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, e ninguém sabe o que aconteceu com eles… na verdade, o Tio Barnabé caiu em uma ratoeira que ele mesmo armou, e agora está apavorado com cada rato que acaba aparecendo por ali, achando que eles podem confundi-lo com um pedaço de queijo e devorá-lo, ou temendo o que vai acontecer quando todo o queijo que ele tinha colocado acabar. João Perfeito, por sua vez, está livre e quer fazer de tudo para conseguir alguma ajuda para o Tio Barnabé, e toda essa parte é um pouquinho deprimente…

O Tio Barnabé pede que o João Perfeito “não arrisque a sua vida por ele”, o que é bem triste, na verdade, mas João quer encontrar ajuda para o amigo de qualquer maneira, embora seja detido por animais outrora inofensivos, como um pintassilgo e um gafanhoto. Quando o Tio Barnabé pede que ele prometa não arriscar a sua vida, no entanto, João Perfeito lhe pergunta sobre a AMIZADE, e é bonitinho… o pessoal do Sítio, por sua vez, também se preocupa com o Tio Barnabé e o João Perfeito! O Garnizé e o Zé Carneiro querem buscá-los, e o Pedrinho também, garoto corajoso, quer fazer de tudo para salvar o Tio Barnabé, e até se arrisca a descer da estante por uma teia de aranha, mas acaba tendo que voltar depressa, em um momento angustiante, antes de ser devorado pela aranha que teceu a teia… Narizinho, desesperada, e Dona Benta, o abraçam de volta afetuosamente.

A vida dos encolhidos não é das mais fáceis… eventualmente, todos ficam entediados, e Tia Nastácia deseja que eles tivessem algum tipo de distração dentro daquela caixa de fósforo, como um livro, e aqui temos um momento interessante no qual Dona Benta fala sobre os livros e como acredita que todo o conhecimento da humanidade foi perdido com essa história de eles ficarem pequenininhos – afinal de contas, seria praticamente impossível ler um livro. Em primeiro lugar, tirar o livro da estante, com todo o seu tamanho e o seu peso, seria extremamente difícil… e, mesmo se eles conseguissem fazer isso, abrir o livro seria outro esforço gigantesco e, por fim, eles teriam que ler juntando letra por letra enquanto caminhavam embaixo da linha – seria um esforço tremendo e “um trabalho digno de Hércules”, como ela diz, terminar a leitura de um livro.

Para amenizar a fome, os encolhidos do Sítio do Picapau Amarelo precisam contar com a ajuda do Rabicó, que cozinha um único fio de macarrão que é o suficiente para que os cinco encolhidos (Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Zé Carneiro e Garnizé) comam – Tia Nastácia se recusa veementemente a comer, dizendo que “não vai comer nada que foi preparado pelo Rabicó”. Depois que todo mundo está dormindo, Tia Nastácia até se esgueira para fora da caixinha de fósforo, na esperança de comer um pouquinho do macarrão, mas acaba sendo flagrada pelo Rabicó, que ri dela, e então ela desiste, e ainda diz que “não estava pensando em comer”. Assim, Tia Nastácia vai ter que continuar com fome, e não há nada que a Dona Benta ou a Narizinho possam dizer que a faça mudar de ideia… mesmo que o Rabicó esteja fazendo muito bem o seu trabalho de guardião.

Isso porque o Visconde continua fora, procurando por Emília!

Emília, por sua vez, está cuidando de Juquinha agora que Candoca foi capturada por um passarinho – ela conta toda a história das guerras, da tristeza de Dona Benta e da sua ideia de ir à Casa das Chaves, se vangloriando ainda por ter “acabado com as guerras”. No meio da conversa, no entanto, Juquinha acaba sendo capturado pelo mesmo passarinho que levou primeiro a sua irmã, e então ela decide que precisa fazer alguma coisa, e precisa enfrentar tanto o gato que comeu a família das crianças, seus “sobrinhos”, quanto o passarinho que agora os capturou – “Será que eu posso lutar contra esses monstros monstruosamente monstruosos?” Ela se diz toda corajosa, mas quando o passarinho retorna, Emília acaba se escondendo, mesmo que se repreenda por isso: “Não fica bem, não! Uma heroína da humanidade fugindo de um passarinho!”

Eventualmente, o passarinho acaba capturando também a Emília e a leva para o ninho, o mesmo para onde levou Juquinha e Candoca, e ali os três descobrem uma maneira de fugirem, além de poderem se vestir: o ninho está cheio de algodão. Eu me lembro de ter algo no livro “A Chave do Tamanho” sobre a Emília vestida de algodão! Ela prepara uma roupinha para ela, para Juquinha e para Candoca, e os três usam o algodão para flutuar até o chão, e então conseguem escapar do passarinho e retornar para um misterioso buraco no chão, um lugar onde eles podem se esconder, mesmo que as crianças estejam um pouco preocupadas e com medo de o bicho que mora naquele lugar, seja lá que bicho é, voltar, mas Emília os repreende em um momento divertido: “Quem pode garantir que tem um bicho morando nesse buraco? E se esse buraco tiver para alugar?”

AS COISAS QUE A EMÍLIA DIZ! <3

Emília manda Juquinha e Candoca ficarem escondidos no buraco de animal enquanto ela sai, porque, segundo ela, “tem muita gente precisando de sua ajuda” e “é seu destino andar por aí consertando as coisas que os outros fazem”, ou qualquer coisa assim. Ela chega a amarrar as crianças para que elas não a sigam, já que elas estão com medo de ficarem ali sozinhas, mas Emília acaba escorrendo de volta para dentro do buraco pouco depois de conseguir sair, e com uma informação importante: ela finalmente sabe quem mora naquele buraco, e são formigas – quantas poderiam ser e como os três podem se defender delas? Desesperados, Juquinha e Candoca se põem a chorar novamente, morrendo de medo, e eu adoro a rigidez da Emília, toda brava dando bronca neles e mandando eles pararem de chorar, porque ela pode ser bruta, mas a verdade é que se importa…

Fico até triste em pensar em sua reação quando descobrir o que causou no mundo!

Quando finalmente ela se der conta das consequências de virar a Chave do Tamanho…

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários